08 dezembro 2011

Re/Plantação de Pinheiros na MATA DAS DUNAS

A AMA tem voluntariamente plantado e replantado nos últimos anos centenas de pinheiros na Mata Nacional das Dunas.
Constatamos, infelizmente, que muitos não sobrevivem tendo em conta as condições climatéricas (meses seguidos de calor e pouca pluviosidade), assim como as características do terreno, pobre e arenoso, não ajudam a que as plantas medrem como gostaríamos.
Há muitas clareiras e zonas degradadas na mata que deveriam ser preenchidas com novas plantações, de pinheiros mansos de preferência.
Os organismos que deveriam zelar pela limpeza e manutenção da Mata não o fazem na nossa opinião, e a falta de meios não pode ser usada como desculpa, será fácil mobilizar várias vezes durante o ano centenas de pessoas para cuidarem deste precioso património e, ao mesmo tempo, transformar essas jornadas numa grande aula de educação cívica e ambiental.
Aproveitando agora a época das chuvas, mais favorável ao nosso objectivo, replantamos até este momento 142 pinheiros e 2 casuarinas, e retiramos grande quantidade de material lenhoso e de lixo.
Lamentavelmente as pessoas continuam a fazer da natureza caixote de lixo, insensíveis à beleza e ao valor da Mata Nacional das Dunas, sem a qual o nosso concelho seria turisticamente mais pobre com consequências económicas negativas para o emprego e o comércio

1 comentário:

  1. Foz do guadiana grande terra de progresso quando a barra estava navegavel para navios,hoje terra pobre para barcos de pequeno porte,como todo o sotavento algarvio despressado pelo algarve do centro e barlavento,que manda no algarve de hoje e despressa todo o que é do sotavento.
    Vila real têm mais condiçoes que portimaõ para ter um porto de cruzeiros mas para lá é que vão os navios, mas porquê?
    Será que os vilarealenses não têm peso nas desizoes regionais e os interresses economicos e financeiros dos barlaventinos são mais espertos que os sotaventinos?
    Visto isto eu sou contra a regionolisaçao porque as pessoas do centro e barlavento do algarve são egoistas e só olham para eles.

    ResponderEliminar