22 março 2012

O PAVÃO PERDEU AS PENAS

Segundo o Ministro Miguel Relvas a dívida total das autarquias, tudo somado, isto é câmaras e empresas municipais, ultrapassa os 12 mil milhões de euros.
Aquilo que já se suspeitava ou sabia veio a confirmar-se, que a maioria das autarquias eram um modelo irresponsável de gestão, sem fiscalização e sem controlo adequado, com contas debaixo do tapete, contabilidades "criativas", corrupção nas empreitadas, favorecimentos de amigos etc.
É evidente que também há muita coisa positiva no poder local saído do 25 de Abril, mas isso não impediu que actualmente o poder autárquico se tenha convertido numa fábrica de caciques e abandalhamento da democracia. 
Em relação a Vila Real de Santo António também os dados vindos a público confirmam o que se fala à boca pequena por aí, a dívida incompreensível da Câmara, de um concelho pequeno em área e parca população que atinge números astronómicos e que subiu em flecha, batendo todos os recordes, pois de 2006 a 2010 o endividamento aumentou 1.159 %. Recorde Nacional.
De 2009 para 2010 subiu, por exemplo, 371%, tendo ficado VRSA em 7º lugar nesta triste escala.
Por mais que se faça publicidade enganosa, enviando constantemente informações para a imprensa, a verdade é como o azeite, acaba por vir ao de cima e evidencia uma gestão incapaz e ruinosa. No futuro imediato e por vários anos VRSA não terá meios para uma gestão equilibrada e todos vamos sofrer com isso, e pagar os excessos.
Mais tarde ou mais cedo terá de haver leis que possam punir os responsáveis políticos pela gestão danosa do património, e pelos prejuízos causados aos cidadãos. Agora essa conversa que são punidos politicamente nas eleições é o mesmo que dizer força vilanagem!, pois ficam na verdade impunes e saem a assobiar para o lado quando não são de novo reeleitos.
Por estas e por outras temos a troika em cima, com o único "benefício" de ficarmos a conhecer melhor como fomos desgovernados a todos os níveis, e de como os que não puderem emigrar a tempo vão ser esmifrados para pagar o regabofe, a irresponsabilidade e a incompetência.



16 comentários:

  1. Aqueles que votaram nesta bela equipa que dirige a Camara de VRSA, ponham a mão na consciência e vejam bem onde estamos metidos! Promessas leva-as o vento... Casas nem vê-las, empregos então nem se fala, investimento no concelho nem vê-lo. Não tenho a certeza mas até o autocarro social já é pago, 1€ por viagem... Não sejam piegas!

    ResponderEliminar
  2. O tribula de contas condenou os vereadores e o presidente da câmara a pagarem uma multa pelo envio de forma ilegal de doentes a Cuba para tratarem dos olhos e de outras coisas.
    Cada doente custou aos cidadãos vilarealenses 2900 euros, em Portugal seria 1900 euros.
    Algumas das pessoas tratadas necessitavam de assistência após a operação que aqui não têm, pois se fosse Cuba no Alentejo era fácil lá ir, agora Cuba do outro lado do oceano Atlântico não é fácil para os cidadãos normais.
    O Luís Gomes desloca-se quase todos os meses a Cuba, mas não deve ser para tratar dos assuntos dos doentes.
    Dizem os autarcas que vão recorrer da sentença do tribunal de contas, devem fazê-lo com dinheiro do bolso deles e não com dinheiro do nosso bolso.

    ResponderEliminar
  3. Leva tempo mas a verdade aparece sempre , é como o azeite , vem sempre a cima . Eu, na parte que me toca estou de consciência tranquila , pois desde Abril de 2006 que venho alertando para quem era verdadeiramente esta equipa liderada pelo Luís Gomes. Muitas vezes falei na rádio Guadiana e muitas vezes fui criticado por dizer apenas a verdade . Agora que é impossível esconder a verdade penso ser o momento de julgar politica e criminalmente quem geriu mal os dinheiros públicos e arregaçar as mangas para colocar VRSA no caminho da honradez e da decência .

    ResponderEliminar
  4. O Luís Gomes ao obter a votação maciça de 71% pensou que agora era tudo dele, faz lembrar o Zé Maria que ganhou o Big Brother, assim como o outro depois de se apagarem as luzes ficou pior do que estava antes, vamos lá ver se o caminho de bom vivan e menino rico(à nossa custa), não lhe vai sair caro.
    O Luís Gomes e o PSD levaram a Câmara à falência e ele continua a passear-se com motorista à porta e cartão de crédito no bolso (pago por nós, é capaz de ir ao congresso do PSD armar-se em importante, mas o chefe Relvas já deve estar informado acerca do Presidente Cubano. Se não estiver também não vai demorar muito a saber o rapazola que por aqui tem andado.

    ResponderEliminar
  5. De 2009 para 2010 subiu, por exemplo, 371%, tendo ficado VRSA em 7º lugar nesta triste escala.
    Atenção ao que se escreve Marco porque este dado nada tem a ver com o brutal aumento do endividamento dos anos 2002 a 2010! Este dado o que nos indica é que a dívida em 2010 é 371% superior ao valor das receitas.
    O ano de 2010 foi aquele que menos contribuiu para o aumento de 1159% da dívida da Câmara herdada da gestão do A Murta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o reparo que ajuda a compreender melhor o texto que, na verdade, não estava lá muito claro neste aspecto.

      Eliminar
  6. Parece que o nosso presidente já não tem tempo para a nossa cidade.
    A nossa cidade carece de uma requalificação de imagem, não Sr. presidente não estou a falar de imagem para as televisões, estou a falar de imagem par nós povo.
    Baldes do lixo partidos
    Sinais tortos
    Jardins relaxados
    Jardins infantis abandonados e inúteis
    Etc. Etc.
    Também se compreende, o Sr. Tem tantos afazeres que só se fosse o super-homem.
    Ora é cuba
    Ora é a distrital do Algarve
    E ainda tem de receber pescadores e conquilheiros ou outros que querem benefícios por terem famílias grandes (votos).
    Mas há uma solução, despeça alguns incompetentes que nomeou e vá buscar gente capaz, o povo agradece,

    ResponderEliminar
  7. Diz um comentador anterior e transcrevo: Parece que o nosso presidente já não tem tempo para a nossa cidade" e depois de justificar apresenta como solução e transcrevo: Mas há uma solução. Despeça alguns incompetentes que nomeou e vá buscar gente capaz, o povo agradece".
    Com todo o respeito discordo da solução. É que a incompetência está no próprio presidente que é provadamente incompetente para o desempenho das funções de presidente de uma câmara.
    O que não impede que seja competente noutras funções.

    ResponderEliminar
  8. Pois o conto do vigário, fez acreditar-nos que o quadro que foi pintado a óleo era aquele que vinha mais tarde a ser realidade,a quem chega de fora,anos e anos sem saber do andar da carruagem o barrete é facilmente enfiado,mas agora a quase um ano das autarquicas podemos chegar á conclusão que quem não serviu para gerir por exemplo um negócio familiar como por exemplo uma drogaria,muito menos serve para gerir uma câmara municipal e as provas estão á vista ademais,o patrimonio municipal a arder em mãos de particulares as tentativas que foram feitas para alienar o que nunca antes nenhum presidente de câmara tentou fazer porque ultrapassava todos os limites tentando alienar a praia do concelho,as dunas o mato para entregar a particulares,tudo isto é uma charlatada;bem como o esbajamento de verbas e o favorecimento a senhoras da televisão que vêm buscar dinheiro ao concelho como se nesta terra não houvesse pessoas para apresentar espetaculos e agenciar artistas;tudo em troca da populismo eleitoral e abertura de portas em LISBOA.Tudo isto se resume por exemplo até nas viaturas municipais que já não têm para combustivel e manutenção,os motores já gripam por falta de mudança de óleo,enquanto o bmw continua a passear e as viagens de lazer a cuba também, as quais ainda há lugar para convidar amigos e bufos e quem paga????? voçês e eu!!!

    Osvaldo Rocha F Azul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem não serviu para gerir por exemplo um negócio familiar como por exemplo uma drogaria,muito menos serve para gerir uma câmara municipal

      Caro Osvaldo, o seu comentário até é justo mas a parte acima é perfeitamente dispensável porque uma coisa nada tem a ver com a outra. A gestão dum negócio pode até ser boa, mas condições externas e dívidas de clientes são suficientes para o tornar inviável. Não sei o que se passou mas misturar questões particulares com questões politicas é que não.

      Já agora, sempre lhe digo, que se o problema fossem apenas os passeios até eu ajudava a pagar para o manter afastado da n/ terra o verdadeiro problema é a herança que vai deixar para quem vier e para os vilarealenses.

      Se ao menos a dívida fosse como resultado de obras e não de foguetes, consultorias (Santanas Lopes e outros), compra de favores e notícias (José Mendes e Cª), Mayas, cabeleireiros, etc. etc. etc. etc.

      Eliminar
    2. quem diz uma drogaria tambem pode dizer outro negócio qualquer,o sehnor presidente também falava nas suas campanhas das margens do gilão,jajajajaja

      Eliminar
  9. Falando sobre divida , o relatório e contas de 2005 da Câmara Municipal de VRSA indica uma dívida total, ou seja, curto , médio e longo prazo de 5,5 milhões . O relatório de 2009 indica 48 milhões da Câmara, mais 27 milhões da SGU, total de 75 milhões . Em 2010 é de 63 milhões da Câmara e 50 milhões da SGU ... total de 113 milhões. Sem comentários ... Falta agora ver na Assembleia Municipal de Abril os valores de 2011 .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E PARA ONDE FOI TODO ESSE DINHEIRO , ESTAMOS A FALAR DE MILHOES NUMA TERRA PEQUENA , . . . PARA A MINHA ALGIBEIRA NAO CHEGOU NADA

      Eliminar
    2. A transparencia parece então que é coisa fora de moda no municipio,agora resta a saber se os valores mencionados pelo executivo correspondem á verdade não só estou a referir dividas também entradas e SAIDAS....????

      Osvaldo Fernandes Azul

      Eliminar
  10. No verão de 2009, a Câmara de VRSA gastou 720.000 euros com a abertura da Manta Beach, que funcionou durante 30 dias.
    Foi um regabofe de cartões de entrada para tudo quanto era amigo ou amigo do amigo.O dinheiro da caixa amontoava-se e voava sabe-se lá para onde.
    A conjugação do voto espelhava-se aqui, despesas socializadas, lucros no bolso dos amigos.
    E foi com esta gestão irresponsável e ilegal que chegamos ao buracão de mais de 100 milhões de euros,
    E agora sr. Luís Gomes que vai fazer???

    ResponderEliminar
  11. E o carro (oficial) do sr. Presidente, continua a ser utilizado para levar os filhos a passear....

    Sr. Presidente, também posso passear no carro que pago com os meus impostos?

    ResponderEliminar