06 maio 2012

DEMISSÃO PROVISÓRIA

Segundo a imprensa regional o actual Presidente do PSD do Algarve, Luís Gomes, também presidente da câmara e da SGU, demitiu-se desse cargo para se voltar a candidatar ao dito para assim, segundo ele, o PSD poder de forma "atempada" preparar melhor as eleições autárquicas de Outubro de 2013.
Falta ano e meio mas os bastidores partidários, pelo visto, já mexem. A corrida aos lugares já começou.
Para LG "o processo deve ser preparado com tempo e, sobretudo, com legitimidade democrática".
Afirma mais LG que "as autarquias são um dos pilares da democracia portuguesa".
Deveriam ser, mas neste momento deixam muito a desejar, não basta fazer afirmações e tiradas com a boca cheia da palavra democracia. A democracia exige falar e agir em conformidade, respeitar os direitos dos cidadãos quando fazem perguntas à Câmara, e a essas perguntas, por mais incómodas que sejam, a democracia impõe o dever de serem respondidas e não ignoradas.
A democracia também é respeitar as assembleias municipais, por exemplo, e responder aos deputados municipais e não fingir que se é surdo e ignorar as perguntas.
A democracia espera que os eleitos pelo voto estejam lá para defender os interesses dos votantes e não negociatas, que tenham as contas camarárias transparentes e públicas e não as escondam dos cidadãos através de contabilidades "criativas". A democracia impõe que não se abuse do poder dado pelo povo, e que não sejam usados meios públicos em benefício de actividades privadas.
Não é democrata quem quer, pois a democracia tem de ter moral e ética e muitos eleitos não estão à altura dos cargos que ocupam.

5 comentários:

  1. Um ano é mais que suficiente para preparar eleições autárquicas, pelo que a justificação dada não colhe.
    Já 20 dias para preparar uma eleição para a presidência do PSD do Algarve, é manifestamente pouco tempo.
    Conclusão: Trata-se claramente de uma manobra do Eng.º Luis Gomes, que como é sabido começa a ser contestado.
    Ao demitir-se anunciando simultaneamente a sua candidatura, não só apanha de surpresa os seus potenciais adversários nessa eleição, como lhes dá apenas 20 dias para preparar uma eventual candidatura.
    A probabilidade do Eng.º Luis Gomes ganhar é assim muito maior.
    Daí eu considerar tratar-se de uma manobra deste.

    ResponderEliminar
  2. O Luís Gomes tem-se revelado um mestre na arte de fazer Demagogia, 1º conseguiu chegar à presidência da câmara de vrsa e passados seis anos de mandato e meio a câmara está falida, o concelho agonia, investiu nas festarolas, subsídios a torto e a direito, mas é na área do urbanismo que o desastre é total e o compadrio deu origem a que a autarquia esteja ao serviço de uns quantos "empresários/investidores" que têm sugado o concelho até ao tutano.
    Se o Luís Gomes não dá conta dos problemas do concelho, pois passa mais tempo fora do que por cá, com um nº excessivo de idas a CUBA (a do Fidel) e idas a Lisboa para actividades particulares/privadas, profissionais e/ou de lazer, como pretende continuara liderar o PSD do Algarve. Só se é para ver se arranja poleiro ou tacho nalguma grande empresa pública ou privada.
    Não vai ser possível continuar a enganar tanta gente, durante tanto tempo.

    ResponderEliminar
  3. A democracia exige falar e agir em conformidade, respeitar os direitos dos cidadãos quando fazem perguntas à Câmara, e a essas perguntas, por mais incómodas que sejam, a democracia impõe o dever de serem respondidas e não ignoradas.
    A democracia também é respeitar as assembleias municipais, por exemplo, e responder aos deputados municipais e não fingir que se é surdo e ignorar as perguntas.

    Estes dois parágrafos sintetizam de forma clara o conceito de democracia e responsabilidade do actual presidente da câmara.

    Era difícil dizer mais em tão poucas palavras

    ResponderEliminar
  4. A demissão devia ser definitiva mas era à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a desculpa da crise serve para tapar os gravíssimos erros da gestão financeira e de planeamento urbanístico, cometidos ao longo deste mandato e meio.
    Onde estão os 5 hotéis de 5 estrelas?
    Onde está o Provedor do cidadão?
    Onde está a página do Twitter, na qual era divulgada a agenda diária do presidente da câmara, seria difícil justificar tanta passeata e deslocações ao estrangeiro e a Lisboa, fazer o quê???
    A crise já chegou aos boletins municipais, agora é uma folha a preto e branco, mas não chegou aos gastos do presidente, com o BMW e motorista privativo, como qualquer presidentezeco da África central

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruzes, credo, diabo mau ... agenda no twitter????

      Salvem-me, avariem os computadores, ilegalizem o twitter, agenda pública é que não!!!!!!

      Como poderia justificar tão pouco tempo passado em VRSA e tanto no PSD regional, na Económico TV e noutros encontros sociais, em Cuba e noutros países da América do Sul à procura de soluções para os problemas locais.

      Povo ingrato!!!!! Então não andei à procura de casas de madeira para realojar os pobres e excluídos do concelho????

      Eliminar