19 junho 2012

SENTENÇA E RIO+20


Recentemente o Tribunal de Portimão e o Tribunal Administrativo de Loulé proferiram duas sentenças históricas em defesa do meio ambiente, as quais   constituirão um elemento a ter em conta pelos tribunais em futuros casos de destruição ambiental.
Só nos podemos regozijar por este travão colocado pela justiça à depredação ambiental.
A empresa condenada, a Butwell, sitiada no offshore da Madeira, proprietária dos 199 hectares da Quinta da Rocha, parte dos quais em zona húmida da Ria de Alvor, fica obrigada à reposição completa da zona protegida destruída, do seu habitat e espécies.
Este é mais um exemplo da ganância destruidora do betão que para ter lucros imediatos hipoteca o futuro de todos.
A batalha não teria sido vitoriosa sem o empenho das associações ambientalistas A Rocha, Almargem, GEOTA, LPN, Quercus e SPEA.
É mais um estímulo para a AMA que tem travado uma batalha desigual contra práticas lesivas do património no nosso concelho, mas que teve uma grande vitória ao ser anulada a escritura feita por usucapião que retirava quilómetros de praia ao património do Estado para a posse da CMVRSA, salvando assim a nossa costa de mais um crime do betão.
A crise que atravessamos ofusca tudo, mas o que se está a passar neste momento no Brasil é da máxima importância para a vida na terra agora e no futuro.
É necessário alterar os padrões insustentáveis da produção e do consumo, aumentar as energias limpas, garantir a água potável, defender os oceanos, promover a gestão sustentada da terra, impedir a redução da biodiversidade, proteger os ecossistemas, inverter o processo de desertificação etc.
Esperemos que a Conferência do Rio nos traga boas notícias para o planeta.

2 comentários:

  1. FORA COM O OPORTUNISMO MUNICIPAL!!
    FORA COM OS APROVEITAMENTOS A TROCO DE COMISSÕES!!!
    FORA COM LUIS GOMES!
    FORA A SACANAGEM MALANDROS E PILHAGEMS
    FORA COM O ENGANO Á POPULAÇÃO!
    FORA COM A VENDA DO PATRIMONIO MUNICIPAL IMOVEL E TAMBÉM MOVEL SEM QUE SE SAIBA!
    FORA COM AS ALIENAÇÕES EXAGERADAS AOS BENS DAS PESSOAS!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de felicitar a AMA pelo excelente trabalho! Se não fosse a vossa acção, a vossa resiliência, o vosso amor e dedicação a esta cidade em que nasci, o que seria de nós...Gostaria que o Sr. Reis, patrão do Jornal do Algarve tivesse conhecimento desta deliberação e publicasse em 1ª página esta notícia.E já agora, amanhã, gostaria que naquele programa que se chama ainda " Boca no Trombone", os dois locutores que realizam este programa, tivessem a coragem de trazer para a antena esta notícia.

    ResponderEliminar