02 setembro 2012

A DEMOCRACIA INCOMODA




18 comentários:

  1. É um tema importante, a discussão do ordenamento do território, não como discussão académica e de faz de conta como é usual em Vila Real de Santo António.
    Deveriam discutir como foram gastos mais de 100 milhões de euros, como se continuam a assumir compromissos financeiros, não havendo dinheiro para pagar os compromisso existentes.
    Os negócios da Câmara de Vila real santo antónio com CUBO, só por si justificariam uma investigação judicial.
    As escandalosas violações do PDM continuam.
    A gestão a favor dos 2 ou mais alguns, continua a ser uma prática da câmara. Os que costumam ir receber os subsídios para as campanhas, sabem bem quem são.
    Que faz a oposição local, o PS e o PCP, dão trunfos ao Luís Gomes para continuar a fazer demagogia na comunicação social.
    O cancro da câmara é o: falta de democracia, o favorecimento, a gestão danosa, o peculato e provavelmente a corrupção.
    Falem dos problemas reais.

    ResponderEliminar
  2. Segundo o artigo 16º da Lei 22/2012, " os municípios criados por fusão têm tratamento preferencial no acesso a linhas de crédito asseguradas pelo Estado e no apoio a projectos nos domínios do empreendedorismo, da inovação social e da promoção da coesão territorial".
    Percebe-se assim que o PS tenha interesse na fusão.
    De facto qual é o partido que está interessado em herdar o passivo da Câmara que, segundo dizem, é enorme.
    Nem o próprio PSD. É a conclusão que eu tiro do apoio que este partido deu à proposta do PS.
    Com a fusão a situação melhoraria em relação a VRSA. O mesmo não se pode dizer dos outros dois concelhos, e daí a reacção negativa dos seus presidentes.
    Quanto à clínica de medicina cubana a primeira reacção que tive foia fde que isto cheira a corrupção. Mas depois de ter ouvido ontem na TV , a procuradora-geral adjunta Cândida Almeida dizer que os nossos políticos não são corruptos, tenho de concluir que, em situações como a exposta, nos reata admitir a sua incompetência.

    ResponderEliminar
  3. Só mais uma achega ao comentário onde refiro ter ouvido na TV a procuradora-geral adjunta Cândida Almeida que os nossos políticos não são corruptos.
    Esta frase foi proferida ao intervir no jantar-conferência da Universidade de Verão do PSD.

    ResponderEliminar
  4. Para se perceber bem, só mais uma nota sobre a intervenção da procuradora-geral adjunta Cândida Almeida, no jantar-conferência da Universidade de Verão do PSD.
    O actual procurador-geral vai abandonar o cargo em breve!

    ResponderEliminar
  5. ACHO QUE SERÁ UMA BOA MEDIDA A FUSÃO DOS 3 CONCELHOS.
    o ACTUAL PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALCOUTIM SERIA A PESSOA IDEAL PARA OCUPAR A PRESIDÊNCIA DESTA AUTARQUIA, PESSOA SÉRIA E BOA GESTORA.
    O Luís Gomes é a pessoa menos recomendável para ocupar o lugar de qualquer a presidência de câmara de qualquer concelho.
    O Luís Gomes, além de despesista e irresponsável, utiliza a câmara para favorecimento de uns quantos e prejudicar todos aqueles que se lhe opõem.
    Os técnicos e funcionários são obrigados a ser cúmplices de actos à margem da legalidade, podendo vir a ser responsabilizados, por quem põe o rabinho de fora quando forem chamados a prestar contas, perante a justiça.
    EU TAMBÉM NÃO QUERO O LUÍS GOMES NA CÂMARA, CADA DIA QUE ELE LÁ ESTIVER, VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, RETROCEDE EM TODOS OS SENTIDOS.

    ResponderEliminar
  6. SIM OU NÃO Á FUSÃO DOS 3 CONCELHOS
    Os autarcas de Vila Real de santo António, para serem coerentes, deveriam propor aos autarcas de Castro Marim e de Alcoutim, a constituição de uma comissão com o objectivo único de estudar a viabilidade da sugestão/proposta aprovada pela Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António de fusão dos 3 concelhos num único concelho.
    Essa comissão teria um prazo, para apresentar as conclusões sobre o assunto em causa.

    ResponderEliminar
  7. Ainda mais uma nota sobre a intervenção da procuradora-geral adjunta Cândida Almeida no jantar-conferência da Universidade do Verão do PSD. O actual procurador-geral vai abandonar o cargo!

    ResponderEliminar
  8. Depois de ler os comunicados e análises à recomendação/proposta apresentada pelos deputados municipais do PS e apadrinhada pelos do PSD, que foi aprovada pelo PS e pelo PSD e enviada para o Governo, interrogo-me, por que razão é introduzido um tema fora do contexto da realidade autárquica, fora do tempo e dos problemas locais.
    PS e PSD parecem estar interessados em fazer discutir aquilo que sabem que não conduz a lado nenhum.
    Porquê então tal comportamento dos eleitos do PS? isto é que é oposição aos desmandos do Luís Gomes e do PSD?
    É assim que o PS pretende ser alternativa ao PSD?
    Não me parece que este seja o caminho mais correto na defesa dos interesses da população e do concelho.
    A população espera outro comportamento dos eleitos do PS.

    ResponderEliminar
  9. Luís Gomes e Democracia não combinam bem.
    Tão novo e com hábitos dos tempos velhos.
    Tanto estudo e bons modos para enganar meio mundo.
    Vem novamente com as inscrições para casas de habitação social, mais uma FRAUDE política.
    Toda a política dele assente em manter o concelho na maior miséria possível, para ir buscar os votos aos mais carenciados. É casas, tratamento dos dentes, tratamentos em Cuba, Unidade de Cuidados Continuados, (que foi inaugurada e não demos por isso), agora é a clínica de fisioterapia com modelo de gestão garantido com subsídio da Câmara e em compensação os coitadinhos terão tratamento grátis.
    Esta política não pode continuar.
    A política local é a continuidade da política nacional, engana-se a maioria, tira-se a muitos para dar a poucos.
    Vai-te embora Luís Gomes.

    ResponderEliminar
  10. Segundo li, num comunicado do PS, o que esse partido apresentou foi uma proposta para a discussão dessa possibilidade e não uma proposta para a fusão dos 3 concelhos... Mas como tu neste concelho, alguém se aproveitou desta macacada que é a Assembleia Municipal e lançou esta notícia da forma que lhe convém...

    Mas também com um PS tão fraco.... Que seria de esperar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo que leia bem o documento que o PS apresentou na Assembleia Municipal e que propôs ser enviado para Lisboa. O jornal do Algarve publicou o dito na integra. está lá tudo, não há engano.

      Eliminar
    2. Marco, deixo-lhe aqui um comunicado emitido pelo PS local logo a seguir a este aproveitamento que alguém fez.

      DIREITO DE RESPOSTA

      Informação “Fraudulenta”/Aproveitamento Político

      No âmbito das últimas notícias vindas a lume, a Concelhia do Partido Socialista de VRSA, sente-se na obrigação de esclarecer a tão polémica e “suposta” fusão dos 3 Concelhos do Baixo Guadiana.

      Em reunião de Assembleia Municipal realizada no dia 27/08/2012, um dos pontos da ordem de trabalhos dizia respeito à pronúncia por parte daquele órgão em relação à Reorganização Administrativa Territorial. Nesse sentido e após votar contra a extinção de qualquer das Freguesias do Concelho de Vila Real de Santo António, a bancada do PS apresentou um documento de reflexão sobre a fusão dos 3 Concelhos do Baixo Guadiana. O documento explica genericamente o porquê da possibilidade dessa fusão e a forma como a mesma deveria ser feita, sendo imperativo que passaria sempre por uma auscultação à população e que deveria merecer a concordância entre os três concelhos. O documento em causa foi votado favoravelmente e aceite pela Assembleia Municipal enquanto documento de reflexão e nunca como moção ou proposta. Neste sentido o PS VRSA não encontra explicação para tanto empolamento sobre esta situação, a não ser o aproveitamento político e “fraudulento” por parte de quem fez questão de enviar a notícia deturpada para a comunicação social.

      É ainda de salientar que, este assunto não está em cima da mesa, uma vez que o mesmo terá sempre de passar pela realização de um estudo aprofundado e por um amplo debate entre a sociedade civil dos três concelhos.

      Mais é de relembrar, que nos tempos que correm e com tantos problemas que o Município/ Autarquia de Vila Real de Santo António apresenta, julga-se que seria mais útil á população que se discutissem assuntos de maior gravidade e que afetam diariamente e de forma severa a população do nosso concelho, tais com o desemprego e as dificuldades das empresas em sobreviverem, fruto das políticas praticadas não só nível local como Nacional.

      O progresso é fundamental, a reorganização administrativa é necessária, no entanto ambos implicam o respeito pelos valores identitários e históricos das populações.

      A Concelhia do PS de VRSA

      VRSA, 30 de Agosto de 2012

      Eliminar
    3. Quem colocou "em cima da mesa" o problema foi o PS. Até agora nunca tal questão tinha sido levantada, sinal de que não era sentida.
      Mais, precisamente no momento em que há questões de "maior gravidade". O PS veio dar, voluntáriamente ou involutáriamente, uma ajudinha ao LG numa altura em que está atrapalhado, distraindo assim o pessoal do que interessa.
      É estranho que todos tenham percebido o que o PS de VRSA quer menos o próprio PS. A "suposta" proposta afinal foi aprovada com os votos do PS para ser envida para Lisboa, para o organismo encarregado por este desgraçado governo para "estudar" a reorganização territorial. São factos, o resto são filosofias no mau sentido.
      A Cãmara de Alcoutim acaba de aprovar por unanimidade o repúdio da tal "reflexão" do PS de VRSA. Não seria mais honesto o PS reconhecer que errou e encerrar o assunto do que andar a fabricar desculpas culpando os outros pela sua burrice.

      Eliminar
    4. É verdade Marco. Mas essa é a cara do PS Local. Um PS virado para uns quantos se mostrarem nas reuniões regionais e nacionais do PS. Veja-se o exemplo maior da JS VRSA. A Susana só aparece em Faro. Em VRSA ninguém a vê!!!

      Com um PS tão fraco....

      Eliminar
  11. Falando em Democracia, que sabem os autarcas e os eleitores do concelho acerca da inúmeras deslocações do Luís Gomes a CUBA, a do Fidel.
    Comenta-se por todo o lado que os acordos sobre tratamentos em Cuba e que criação da empresa de fisioterapia é só par servir de cortina de fumo para outras actividades e negócios, nada transparentes.
    Que fizeram os autarcas locais para apurar a VERDADE?

    ResponderEliminar
  12. Falando de Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
    Filho da terra de famílias que vivem e sempre viveram do fruto do seu trabalho.
    Onde foi buscar os hábitos que exibe desde que está na câmara a ser pago por nós.
    VIVE NO LUXO, GASTA À GRANDE E À FRANCESA E O CONCELHO AFUNDA-SE NA CRISE, ARRASTANDO CENTENAS E CENTENAS DE FAMÍLIAS PARA A MISÉRIA (Muita dela escondida.
    Está interessado e fomentar a miséria, pois assim é mais barato comprar votos e em simultâneo vai tratando dos negócios dos amigalhaços.
    Quando irá a população abrir os olhos?
    os partidos da oposição (?) estão à espera que caia de podre.
    Vejam o que se passou por todo o País.
    Não podem continuar a ser cúmplices desta sem vergonhice e abuso que se vè no dia a dia.

    ResponderEliminar
  13. A Democracia em Vila Real de Santo António deixa muito a desejar.
    Os autarcas não respeitam as leis a que são obrigados.
    A dívida atingiu valores elevadíssimos, sendo duvidoso que as obras feitas, possam ter atingido aqueles valores.
    A política do compadrio e do favorecimento é feita à descarada.
    A autarquia é gerida como se fosse propriedade do Luís Gomes.
    Os munícipes pagam a água todos os meses e a Câmara/SGU não paga à entidade gestora da água ao Algarve, a dívida já vai em mais de 5 milhhões de euros. Mas se nós pagamos todos os meses, PARA ONDE VAI O DINHEIRO?

    ResponderEliminar