09 janeiro 2013

2013, QUE FUTURO?

Fazemos votos de que os nossos visitantes e leitores habituais tenham passado a quadra natalícia com saúde, e que este ano de 2013 acabado de entrar vos poupe às desgraças anunciadas.
Não começa bem em relação ao ambiente, nem ao património. Acaba de ser entregue no Ministério do Ambiente uma petição com mais de 20.000 assinaturas exigindo a protecção da Lagoa dos Salgados, a qual está ameaçada de destruição pelo apetite especulativo de mais um empreendimento turístico de 4.000 camas quando se encontram, segundo dados oficiais, 50.000 casas e apartamentos por vender no Algarve. Lucros no presente hipotecando o futuro. Em Loulé o mesmo, luz verde para mais um PIN que ameaça o principal aquífero da região. As alterações legislativas feitas à Reserva Ecológica Nacional anuncia o fim da mesma, e é de tal maneira grave que até sofre oposição de ex-secretários de Estado do Ambiente de partidos do governo.
Em relação ao património os agravamentos de taxas e impostos quer do governo quer municipais, entre eles o IMI,  vão acelerar a degradação dos prédios por falta de meios para a sua manutenção, sofrendo com isso o impacto visual das cidades e a qualidade de vida.
A nível mundial andam a adiar a resolução dos graves problemas que afectam o planeta, agora será em 2015 que tentarão chegar a um acordo climático mundial, o que duvidamos.
Finalmente vamos ter eleições autárquicas este ano, já se sabe que o Luís Gomes concorre de novo, é o prémio pela sua extraordinária boa gestão de dezenas e dezenas de milhões de euros de dívidas. Dos outros partidos, de concreto, ainda nada consta, mas tudo isto tem a ver connosco pois terá consequências que podem ser positivas ou a continuação da catástrofe.

Sem comentários:

Enviar um comentário