20 setembro 2013

O QUE PARECE NÃO É!


A leitura descuidada desta noticia esconde mais do que revela. Olhando mais atentamente dá para pensar. Em primeiro lugar estes empréstimos a juros leoninos servem só para atenuar a situação mas agravam a dívida. Os 58,9 milhões de euros irão ser pagos em 20 anos, e no final o total paga vai ultrapassar os 100 milhões de euros. Portanto a dívida aumenta. Contas feitas sem muita precisão dão qualquer coisa como mais de 5 milhões de euros ano de juros, mais de 400.000 mil euros mês.
Em segundo lugar se a dívida real e total somada da Câmara e SGU são actualmente mais de 100 milhões (coloco 100 mas são mais) ficam por resolver dividas de mais de 40 milhões de euros que estes empréstimos, é bom não esquecer, não cobrem. Como serão pagos não se sabe.
Em terceiro temos que parte substancial será para pagar dívidas vencidas há mais de 90 dias. Que dívidas?, porque foram feitas?, porque não foram pagas? Eram necessárias? Foram feitas por má gestão e incompetência?
Finalmente, com tal situação e perspectiva nada animadora se pode falar em que os empréstimos conferiram "ainda (?) mais estabilidade à gestão municipal", cumprindo um dos "principais objectivos deste executivo que era regularizar e normalizar a situação económica-financeira".Mas não é este executivo que está lá há oito anos? Deram agora em poupadinhos? Quem afinal "destabilizou" a gestão municipal? foi a oposição!?!?

4 comentários:

  1. JORNAL DO ALGARVE

    Como habitualmente, o JA dá a noticia e esclarece devidamente os leitores. Isto chama-se "independência informativa".

    DIÓGENES

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que este empréstimo irá tão somente agravar a situação financeira do município. Efetivamente o município não gera receitas próprias - basta ver as contas de gerência dos últimos anos - que lhe permitam fazer face ao serviço da dívida pelo que irão ser geradas novas situações de incumprimento e consequentemente a dívida irá a aumentar. Trata-se para já de empurrar para a frente e quem depois vier que se desenrasque.
    A situação criada pelos executivos presididos por Luís Gomes - que havia herdado uma situação financeira invejavel (VRSA era o município cm menores prazos de pagamento a sul do Tejo e o 5º melhor a nível nacional)- só será suscetível de correção com medidas de fundo que passarão pelo julgamento dos atuais responsaveis por existirem fortes indícios de gestão danosa (e quiça fraudulenta)e por enfrentar a banca tendo em consideração que os empréstimos por aquela feitos não terão respeitado as normas legais nomeadamente por haver fortes indícios de que terão sido ultrapassados os limites legais de endividamento, ausência em pelo menos um caso de visto do Tribunal de Contas, eventual ocultação de informação que permitiu o visto noutras situações e hipoteca de bens públicos (o que é ilegal), nomeadamente do edifício sede da Câmara Municipal.
    Provavelmente haverá aqui matéria criminal suscetível de penas de prisão mas isso, por si, pouco contribuirá para retirar o município da catastrófica situação financeira a que foi conduzido.

    ResponderEliminar
  3. DITOSA PÁTRIA QUE TAIS FILHOS TEM…

    Texto retirado do blog “O Pombalino"

    DIÓGENES
    ______________________________________________________________________
    Quarta-feira, 25 de Setembro de 2013
    nojo, trampas e crápulas...

    QUE NOJO DÁ VER E LER CERTAS COISAS...
    HÁ PESSOAS QUE NÃO SE ENXERGAM, QUE NÃO REPARAM, NEM SE RETRATAM NO SEU PASSADO - mas deviam.
    PARECEM IMPOLUTOS, DIZEM E DEPOIS DIRÃO QUE FOI NO CALOR DA LUTA POLÍTICA, SÓ QUE TUDO TEM LIMITES... e eles nem na luta política entraram, porque não se candidatam.
    MUITOS FALAM EM NOME DE MOVIMENTOS CÍVICOS - NÃO TÊM A CORAGEM DE ASSUMIR A VERDADEIRA DISPUTA ELEITORAL, UTILIZAM E USAM MEIOS E FORMAS, QUE NINGUÉM LHAS DEU...
    NÃO SE ESQUEÇAM, POIS - DE VIR PEDIR DESCULPAS, CÁ POR MIM JÁ AS PODEM IR METENDO NO SAQUINHO (para não dizer outra coisa). EU PESSOALMENTE NÃO ACEITO DESCULPAS DE "TRAMPAS"......
    E FELIZMENTE O RIO GUADIANA, A PRAIA DE MONTE GORDO, A PRAIA DE STO. ANTÓNIO, A PRAIA DA LOTA, A PRAIA DA MANTA ROTA E MUITAS OUTRAS COISAS CONTINUARÃO A SER BEM DE NÓS TODOS - OS HABITANTES DESTE CONCELHO.
    FELIZMENTE NO PRÓXIMO DOMINGO - ESTES CRÁPULAS, TERÃO A RESPOSTA DO POVO DO CONCELHO DE VRSA E A VITÓRIA DE LUIS GOMES E DO PSD SERÁ UMA REALIDADE, isso é o que mais lhes dói.

    ac
    vrsa, 25/9/13

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário, o do sr. Cabrita, à sua imagem e semelhança. Afinal é ele o arauto do conhecimento e da razão. Já agora podia publicar quais os valores que recebe da autarquia (câmara + SGU).

      Eliminar