30 novembro 2013

COMENTÁRIOS

Nos últimos dias temos recebido vários comentários que não foram publicados. Não por qualquer censura ou discordância dos conteúdos, mas os termos utilizados não estão de acordo com o debate sério e construtivo que desejamos. Temos até sido um pouco permissivos. Podemos denunciar ou criticar, comentar e dar a nossa opinião sem utilizar termos que são ofensivos e desajustados à discussão em causa. Também não queremos pessoalizar o debate e o Blogue ser transformado numa caixa de correio de recados para certas pessoas.
Podemos compreender a indignação face a actos que são abusos do poder, antidemocráticos, ilegais, prepotentes. Percebemos que seja utilizada a forma do anónimo por precaução contra vinganças que podem ocorrer, como a perda de emprego por exemplo. Mas não podemos aceitar o vale tudo, a acusação não fundamentada, a insinuação maldosa, a calúnia etc. Tal comportamento não ajuda nada ao debate, não melhora a informação. Ao contrário descredibiliza o Blogue e sabota o trabalho que temos vindo a fazer.
Esperamos que compreendam esta nossa posição.

15 comentários:

  1. Compreendo as preocupações dos responsáveis pelo blogue.
    Quem quiser fazer ataques pessoais ou utilizar linguagem livre, utilize os facebook.
    Não vejo, no entanto, como é que os responsáveis se podem libertar de críticas, ao censurar (não tenhamos medo da palavra) comentários que os comentadores considerarem respeitar as regras estabelecidas.
    Como considero que o blogue deve manter-se, sugiro que passe a ser fechado a comentários, limitando-se a dar as notícias que sejam consideradas importantes.
    Estou certo que com este procedimento, desde que bem explicado, o blogue não só manterá a credibilidade actual, como a aumentará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui censurado várias vezes e concordo com os responsáveis do blogue.
      Discordo que o blogue seja fechado a comentários. Deve-se permitir que os cidadãos continuem a exprimir as suas opiniões, CIVILISADAMENTE!!!
      Blogues fechados, já basta o do POETA...

      DIÓGENES

      Eliminar
  2. Julgo que o formato e acessibilidade de publicação deste blog deve manter-se exactamente como tem funcionado até agora e sendo eu um utilizador que tem aqui muitos comentários que foram publicados e também alguns comentários que nunca foram publicados entendo que esse direito de selecção por parte do blog deve continuar e cada um envia para publicação aquilo que entender assumindo ao nome ou pseudônimo que entender e submete a sua opinião e o blog decide tal como tem funcionado até hoje e tem funcionado bem.

    ResponderEliminar
  3. NOTICIA DE HOJE QUE TALVEZ MEREÇA UM POST (PORQUE APENAS O MEU COMENTÁRIO É POUCO)


    Começa hoje o julgamento do antigo presidente da Câmara do Alandroal, João Nabais, que é acusado de ter desviado dinheiro do erário público “exclusivamente para satisfação dos [seus] interesses lúdicos”, segundo pode ler-se no despacho do processo ao qual o Diário de Notícias teve acesso.

    PUB
    Ora, o ex-autarca terá usado dinheiro do Município para financiar viagens de índole sexual a Cuba e a outros destinos, ou patrocinar a oferta de viagens à Madeira a 461 munícipes, bem como excursões à Eurodisney e à Isla Mágica.

    João Nabais declara-se inocente dos crimes de que é acusado, e, em resposta escrita a perguntas remetidas pelo Diário de Notícias, argumenta: “Com a cumplicidade do anterior presidente da Câmara Municipal do Alandroal e do Ministério Público, [as acusações de que é alvo] utilizam um juízo que é político, parcial e tendencioso sobre factos normais na vida autárquica (constáveis em todas as autarquias do País) e recorrem a inaceitáveis insinuações sobre a minha vida pessoal e intimidade privada para consubstanciar um processo persecutório eivado de ressentimento, inveja e preconceito, com objectivos inequivocamente políticos contra alguém que deixou uma marca indelével de desenvolvimento na vida do Município do Alandroal”.

    Saliente-se que uma denúncia anónima deu conta de que “em cerca de dois meses” João Nabais “viajou para cinco países diferentes pertencentes a três Continentes”. Contas feitas, traduz-se numa despesa superior a 640 mil euros.

    Não obstante, o ex-autarca foi eleito nas últimas eleições vereador, tendo-se candidatado como independente, sendo que, na sua maioria, a população não recrimina a conduta de Nabais. “Não posso dizer mal dele, tratou-me sempre bem”, realçou uma idosa que beneficiou de uma operação às cataratas pelos Serviços Médicos Cubanos, no âmbito do projecto ‘Operação Milagro’, com a qual o ex-presidente da Câmara terá despendido mais 205 mil euros.

    Nabais deixou a autarquia endividada em 30 milhões de euros.


    O FUTURO TE SORRI ! Aiiiiiiii ! bruto !

    ResponderEliminar
  4. Sou o autor do comentário de 30/11.
    A minha única preocupação é que este blogue não feche e que mantenha a credibilidade que todos lhe reconhecem.
    E se os 2 comentadores (e eventualmente outros) aceitam que comentários seus não tenham sido publicados por não respeitarem as regras, outros haverá que terão reacção diferente, considerando que os comentários excluídos respeitavam as regras.
    Uma palavra para o Sr. Diógenes para lhe dizer que aprecio os seus comentários, o que não significa que esteja sempre de acordo com os mesmos, como acontece, por exemplo, com a comparação que faz de um blogue que publique notícias de interesse, não consentindo ataques pessoais, mesmo que para tal tenha que ser fechado a comentários, com o blogue do “poeta” onde este, para além da publicação das suas versalhadas, insulta os adversários políticos (para ele inimigos), sem lhes permitir a possibilidade de defesa e ainda tem o descaramento, como o fez neste blogue, de censurar os comentadores deste que não se identificam, pois como membro de um órgão autárquico e assessor do presidente, sabe muito bem o tratamento que este dá aos que criticam publicamente a sua gestão, por esta se ter revelado altamente prejudicial para o concelho. Uma gestão do tipo “quem vier atrás que feche a porta”.
    Mais uma nota: Para quem não sabe o que é uma versalhada, aqui vai a definição dada no 6.º volume dicionário de José Pedro Machado:
    Versalhada, s. f. Deprec. Conjunto de versos.//Versos maus, mal feitos ou insípidos.
    Nota: Na Tábua de Abreviaturas contida no 1.º volume deste dicionário, encontramos os seguintes significados para as abreviaturas utilizadas: s. – substantivo – f. – feminino – Deprec. – depreciativo.

    ResponderEliminar
  5. Resposta ao texto inserido no blogue “O POMBALINO” que é por mim entendido como resposta ao meu comentário de 2 de Dez. de 2013, no texto “COMENTÁRIOS”, incluído no blogue em 30 de Nov. de 2013

    Como não posso dar a resposta ao “poeta” no seu blogue, fechado a comentários, utilizo este onde qualquer utilizador, como é o seu caso, pode ver os seus comentários publicados, bastando para tal que respeitem as regras, isto é, que não seja utilizada a linguagem ordinária que é utilizada pelo “poeta” no seu blogue.
    Mesmo se fosse permitida linguagem livre neste blogue, não lhe responderia utilizando a mesma linguagem, pois aprendi que ela não é própria de gente civilizada.
    Ainda sobre a linguagem ordinária do “poeta” e já que este não se respeita como homem, ao menos que respeite a escola altamente prestigiada onde se formou (Instituto Superior de Economia), e que eu conheço muito bem, retirando do seu blogue a referência à sua formação neste Instituto.
    Com relação à versalhada apenas referirei que contactei muito cedo com a poesia dos grandes poetas portugueses, e aprendi, também muito cedo, a distinguir o que é poesia do que não é.
    Como também, e com muita pena minha, descobri que não é poeta quem quer.
    Eu queria e ainda tentei, mas não consegui passar de versalhadas!
    Desisti.
    Passo a referir a parte do meu comentário que o “poeta” ignorou e que tem a ver com o facto de ter, neste blogue, censurado os comentadores por não se identificarem.
    Digo eu no referido comentário que o “poeta” “como membro de um órgão autárquico e assessor do presidente, sabe muito bem o tratamento que este dá aos que criticam publicamente a sua gestão, por esta se ter revelado altamente prejudicial para o concelho. Uma gestão do tipo “quem vier atrás que feche a porta””.
    E ignorou porque sabe que é verdade.
    Mais algumas notas:
    1 – Não sou dos que se auto-denominam detentores da verdade suprema, pois esta segundo os crentes, é um exclusivo de Deus, e devem ter razão, pois o homem é demasiado frágil para poder ser detentor da verdade suprema.
    2 – Como também não me julgo ilustríssimo agente de cultura em VRSA, pela simples razão de que embora a cultura faça parte da minha formação, reconheço não ter as qualificações que considero serem exigíveis aos seus agentes.
    O que é de surpreender nesta referência à cultura em VRSA, é ela vir de um indivíduo que tem um blogue fechado a comentários, e onde insulta todos aqueles de que não gosta, praticando uma autêntica cultura do insulto, que acaba por transportar para o que designa por cultura em VRSA, com evidentes reflexos negativos nesta.
    3 – Como também é surpreendente um indivíduo que tem um blogue fechado a comentários, falar de debate democrático!

    ResponderEliminar
  6. Hoje foi uma equipa de senhoras do concelho de Vrsa,a um programa de televisão ou um joguinho,"alabar" e louvar o Sr Presidente,ademais as palavras foram: UM GRANDE HOMEM!!!,esta é a prova da adoração que lhe têm especialmente aquele que se aproveita da crise para matar a fome COM PEDACINHOS DE PÃO,e o povo diz...alguma coisa é alguma coisa....e muitos continuarão fiados nos presentes envenenados e pensam que são para sempre enquanto muitos são forçados a emigrar deixando as suas familias e tudo o que têm,É verdadeiramente uma festa,mas a culpa também não a têm só ele,se não quem em ele votou.

    Der klavierstimmer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "poeta" Pombalino

      Se todos nós tivermos juízo, não dedicamos nem mais um um momento do nosso precioso tempo ao Poeta.
      Ele o que busca é protagonismo e nós comentando os seus “poemas”, fazemos-lhe a vontade.

      Eliminar
    2. Estou totalmente de acordo!...

      DIÓGENES

      Eliminar
    3. Sr. Diógenes.
      Agradeço-lhe o ter-me feito compreender que isto dos blogues é areia demais para a minha carroça!

      Eliminar
  7. Admiro o vosso fino recorte critico, que é de um bom gosto imenso, os temas que abordam são interessantíssimos e de uma profundidade grande, estais de parabéns. Quanto ao poeta, por favor parem, ele adora uma boa discussão, só o publicitais.

    Angélica Falcão

    ResponderEliminar
  8. É interessante a forma como arremetem contra o Dr. António Cabrita, ele não vos falta ao respeito, os senhores deveriam ser mais condescendentes.

    João Carlos Rolo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não falta ao respeito?... Qual é o teu conceito de "falta de respeito"?

      DIÓGENES

      Eliminar
  9. eSTAMOS A FALAR DE UMA PESSOA COM OBRA PUBLICADA ATENÇÃO

    ResponderEliminar
  10. Resposta aos comentários ao texto correspondente ao meu comentário neste blogue de 9 de Dezembro, inserido no blogue “O POMBALINO.

    Sr. “poeta”

    Agradeço o ter incluído o meu comentário no seu blogue.
    Assim os leitores perceberão, entre outras coisas, o que o “poeta” não quis perceber, isto é, que a inclusão num blogue que prima pelo insulto, a referência a que se é licenciado por um Instituto altamente prestigiado como é o Instituto Superior de Economia, equivale a um insulto a este.
    Concluo deixando claro que nunca coloquei em causa que o “poeta” é licenciado.
    E está no seu legítimo direito em o divulgar.
    Como eu estou no meu direito de só dar conhecimento das licenciaturas que possuo, às empresas que pretendam a minha colaboração.
    Nota final: o “poeta” mais uma vez recorreu ao insulto, não compreendendo que este não é próprio de gente civilizada.
    Naturalmente que não vou responder ao insulto, recorrendo a um grande poeta português (José Régio) para o justificar, dizendo que não sei por onde vou, não sei para onde vou, sei que não vou por aí.

    ResponderEliminar