02 abril 2014

REAFIRMAR A NOSSA FORMA DE ESTAR



O blogue cidadão vr é um meio de informação do Movimento dos Amigos da Mata e do Ambiente sobre a situação do Património Ambiental, Histórico e Cultural do nosso Concelho. Este blogue está ao dispor dos cidadãos de Vila Real de Santo António para o comentarem e darem as suas opiniões, de forma correcta e construtiva. É a nossa contribuição cívica para a vida do nosso concelho
Este é o cabeçalho do nosso blogue, a ele permanecemos  fiéis e queremos continuar assim, de forma correcta e construtiva.
Compreendemos que numa sociedade que regrediu, na qual a Democracia com D grande é diariamente violada e impera a ganância dos negócios e do lucro imoral  em detrimento da vida das pessoas, em que o desemprego aumentou de forma explosiva ao mesmo tempo que se diminuíram salários e apoios sociais, se empobreceu propositadamente a população para pagar a irresponsabilidade de banqueiros,  governos, e autarquias, percebe-se que isso é a causa do medo que voltou a instalar-se  e que corrói e enfraquece a democracia.
Quem está empregado não quer perder o seu posto de trabalho pois caso contrário terá provavelmente de emigrar, cala-se perante os desmandos do poder, e com isso, infelizmente,  dá mais força ao que deseja mudar.
Entendemos perfeitamente os desabafos, a ira, a raiva e o desespero dos anónimos que nos enviam comentários, mas nem todos podemos publicar por três razões: a primeira porque não têm nada a ver com os objectivos expressos no cabeçalho; a segunda por não podermos nem devermos entrar pelo caminho da acusação individual, sem provas, colocando nomes de pessoas na praça pública quando por vezes essas pessoas também são vítimas do sistema de compadrio e corrupção; a terceira é de que vários dos comentários serem acompanhados de linguagem agressiva e imprópria, por vezes sem isso o comentário até poderia ser publicado, mas os impropérios são de tal ordem que impedem a publicação do comentário.
Não queremos que nos suceda o mesmo que ao coronel de Viseu, não por medo pois assumimos o que dizemos e damos a cara, e temos denunciado às autoridades competentes tudo o que consideramos abusos e ilegalidades camarárias, mas por querermos continuar com este blogue, que já tem alguns anos e tanto incomoda certas pessoas, de forma correcta e construtiva. O seu desaparecimento é que seria negativo.


10 comentários:

  1. Há quase 2 anos que oiço falar que a câmara via começar a pagar dívidas, já vamos em Abril de 2014 e o dinheiro nunca mais vem.
    Tanta viagem ao estrangeiro, do presidente da câmara, o eng. Luís Gomes, tantos investimentos prometidos, tantos empregos prometidos, tantas casas prometidas, qual é a realidade?
    Além de promessas, mentiras e viagens, infelizmente, parece-me que nada mais há.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Marco parece-me que se enganou nesta frase na sua crónica ""Quem está desempregado não quer perder o seu posto de trabalho""
    ""colocando nomes de pessoas na praça pública quando por vezes essas pessoas também são vítimas do sistema de compadrio e corrupção;""
    Quanto a esta frase por vezes não é assim, pois alguns nomes são mesmo a corrupção e a repressão contra os colegas de trabalho e contra os que os criticam

    ResponderEliminar
  3. O nível e a gravidade da actual crise e de toda a conjuntura envolvente que muitos se questionam como é possivel ainda não termos entrado numa espiral de violência em que gente revoltada e sem esperança actua como sempre actuava (assassinando) .

    Tenho reflectido muito sobre este assunto e conclui que a actual crise só não descambou ainda no caos e na criminalidade devido às redes sociais e blogues , mais do que a função de dar a voz às pessoas denunciando , discutindo e fazendo-se ouvir , as redes sociais e blogues tem uma outra função que esta a passar despercebida que é a de válvula de escape da raiva e da fúria.

    Sempre que algum juiz pronunciar-se em sentido contrario à liberdade de opinião esta a prejudicar e a perigar o queixoso , já que esta a contribuir para que o queixoso não volte a ser ofendido verbalmente e pelo contrário leve uma bala na cabeça.

    São as redes sociais e os blogues que estão a alimentar uma falsa ideia de que estamos em democracia , quanto mais rapidamente o aperto censório chegar à blogosfera mais rapidamente este impasse colectivo será ultrapassado . . . seja para que lado for.


    Bufo & Maricas Lda

    ResponderEliminar
  4. BOM DIA...GOSTARIA QUE ALGUNS DOS ADMINISTRADORES,COMENTADORES DO BLOG PUDESSEM DIZER ME, NO CASO DO PADEL SER APROVADO QUANTOS VAO PARA A RUA DA SGU UMA VEZ QUE ESTE TIPO DE ACORDO OBRIGA A REDUZIR O NUMERO DE FUNCIONARIOS PARA PODER BENEFICIAR DO MESMO.OBRIGADO PELA ATENCAO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é PADEL é PAEL, o Padel é um clube local.
      Não sou administrador do blogue, mas posso dar-lhe a minha modesta opinião.
      Os 2 empréstimos num total de quase 60 milhões de euros, são para pagar dívidas antiga, além do pagamento aos bancos e quase 5 milhões de euros/ano, durante 20 anos, deve haver mais 100 milhões de euros de dívidas, entre a câmara e a SGU, que também irão ter que ser pagos.
      É provável que tenha que haver redução de pessoal da câmara e SGU, oxalá tal não aconteça. Para resolver o nosso problema, talvez fosse possível fazer um referendo, para obtermos a independência e depois pedíamos a agregação com a Suiça ou o Luxemburgo, temos as praias como riqueza natural.

      Eliminar
    2. Ok, foi erro de escrita, o(padel) e um desporto,sei,sei...falta saber outras coisas no campo financeiro ...para onde foi uma parte do$ e de onde continua a vir uma parte$ para sustentar os chorudos ordenados as avencas e todas os inventos bizarros.Aqui ha uma parte que sustenta e que mantem aos amigos e enteados dos 53,61% e outra que desaparece em gas,fumo,e mais diversas formas

      Eliminar
  5. Diz o comentador do comentário de 8 de Abril de 2014 às 22:08, que para resolver o nosso problema talvez fosse possível fazer um referendo para obtermos a independência.
    Trata-se de uma solução que eu classifico de genial, mas que apresenta uma dificuldade e que é a de eles serem mestres a comprar votos!
    Em tempos sugeri uma outra solução e que resumo: as dívidas velhas não se pagam e as novas deixam-se envelhecer!
    Agora a sério. Com os dinheiros do PAEL as dívidas apenas mudam de credor, com a agravante de que os novos credores exigem o pagamento de juros.
    E quem vier atrás que feche a porta!

    ResponderEliminar
  6. O David Murta se tiver a sorte de ir para a camara nas proximas eleções ao entrar lá para dentro perde a vontade de lá estar porque vai encontrar o cofre vazio e tudo completamente podre.

    ResponderEliminar
  7. Não conheço o Sr. Dr. David Murta mas dizem-me ser inteligente.
    E sendo inteligente não vai candidatar-se à presidência de uma Câmara falida!
    A não ser que o seu partido, que as sondagens apontam como sendo o responsável pelo próximo governo do país, lhe prometa resolver o passivo da Câmara.
    Mas sendo inteligente não vai acreditar em tais promessas, pois como político sabe muito bem que as promessas de políticos não são para levar a sério!

    ResponderEliminar
  8. A revolução de Abril comemora os seus 40 anos.
    Envelheceu demasiado depressa.
    O País e o nosso concelho têm sido geridos a favor de uns quantos, contra os a esmagadora maioria.
    As negociatas, o favorecimento económico e os indícios de corrupção, levaram o País e o concelho à falência "mais que técnica".
    Os políticos nacionais e locais frequentaram a escola de servir-se e servir os amigos e os mandantes, em vez de servirem a causa pública.
    Muita gente tem medo de falar e agir contra o sistema, não estou a falar de futebol, o que permite que se acumulem os actos de legalidade duvidosa e a gestão prepotente e arbitrária.
    O exemplo deste grupo de cidadãos, deveria ter mais seguidores.
    VIVA O 25 DE ABRIL

    ResponderEliminar