06 junho 2014

OS OLHOS E CUBA

                                                                                                                                                                                                                                           

                                                                                                                                                                 O documento que abaixo publicamos tem 34 páginas. Tecnicamente não dominamos suficientemente a informática pelo que, por agora, só damos a conhecer 5 páginas. Desde que consigamos resolver o prob lema daremos a conhecer todo o documento pela importância que o mesmo tem. Resolvido o problema técnico, clicar no endereço : http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/36397716
O documento em referência foi aprovado em sessão de câmara com os votos do PSD, do PS e voto contra da CDU. O bizarro da coisa é o documento estar escrito em castelhano?, e aprovado numa câmara portuguesa ?
Sublinhamos a alínea g) dos considerandos, e fica a interrogação qual a situação excepcional e urgente que nem deu tempo para ser traduzido o documento para português?
O ponto 3.2 merece reflexão, quanto custará tudo isto, foi orçamentado?, os vereadores sabiam qual o valor que estas despesas representarão para a autarquia?
No ponto 4 mais despesas a depositar num banco cubano. Será que não ficaria mais barato contratar oftalmologistas portugueses?

 
 
 

24 comentários:

  1. Todo este negócio cheira a ilegalidade e de cobertura para outros actos mais graves.
    Apresenta-se em sessão de câmara um documento em espanhol para retificar;
    Este documento deveria ter sido aprovado pelo executivo, antes de ter sido assinado pelo Luís Gomes, não acredito que em Cuba não hajam faxes nem internet;
    O que fazia o Luís Gomes em Cuba?, pois este assunto não devia ser o motivo que o levou lá;
    Tanta viagem a Cuba e a outros países, sem que os restantes auarcas não saibam o que ele anda realmente a fazer por lá.
    Mais parece que anda a tratar de assuntos/negócios particulares do que assuntos de verdadeiro interesse sa autarquia e da sua população.
    Os tratametntos aos olho e outros, se fossem feitos cá, seriam mais baratos e com garantia de mais qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Luís Gomes não fala verdade, quado invoca a situação de excepção para forçar a ratificação do Acordo que fez com Cuba, a sua ida a Cuba teve que ser autorizada pelo executivo e para que essa autorização fose dada, teve que justificar o motivo da ida a um país estrangeiro, com as inerentes despesas que os munícipes têm que pagar.
    Um documento em castelhano é inaceitável e provavelmente é ilegal.

    ResponderEliminar
  3. Vamos lá comentar esta maravilha!

    Vou apenas comentar alguns pontos do presente contrato, os que dizem respeito à parte portuguesa.

    Ponto 3.2
    alínea b) Assumir os gasto de transporte aéreo internacional e no terrritório da República Portuguesa dos profissionais de saúde cubanos, no início, durante a execução y na conclusão dos serviços prestados - resumindo - NÓS VAMOS PAGAR TODOS E QUAISQUER KM'S QUE OS SRS. CUBANOS FAÇAM EM PORTUGAL.

    alínea c) garantir o alojamento ao profissionais de saúde cubanos e assumir as despesas derivadas com as comodidades e serviços necessários (móveis, electrodomésticos, utensílios de cozinha, lençóis, água, electricidade, gás, telefone, climatização e transporte em função do trabalho - NÓS VAMOS PAGAR TUDO - A CASA, O TRANSPORTE DE E PARA O TRABALHO, OS LENÇÓIS, O AR CONDICIONADO... IMAGINO QUANTO NOS CUSTARÁ AS CHAMADAS PARA CUBA.

    ...

    alínea e) garantir para os profissionais de saúde cubanos, assumindo em todos os casos os pagamentos que correspondam, a obtenção da formula migratoria correspondente e qualquer outro trâmite migratório que seja necessário, assim como a autorização de trabalho e outras autorizações, válidos para o trabalho dos profissionais de saúde cubanos no território da República Portuguesa para o exercício das actividades descritas neste Contrato só durante a vigência do mesmo - NÓS, VAMOS PAGAR TUDO E SOMOS OS RESPONSÁVEIS POR TRATAR DE TODA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA QUE ESTES PROFISSIONAIS AQUI TRABALHEM.

    ...

    alínea g) garantir a segurança e protecção dos profissionais de saúde cubanos desde a sua chegada à República Portuguesa e durante a execução deste Contrato, tanto no lugar de residência como no centro onde prestarão os serviços contratados e nas deslocações em função do trabalho - NÓS, VAMOS PAGAR TUDO - ATÉ A SEGURANÇA PESSOAL DOS PROFISSIONAIS CONTRATADOS.

    RESUMINDO - NÓS, CIDADÃOS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, VAMOS PAGAR TUDO. DEIXO AQUI ALGUMAS QUESTÕES:

    SERÁ QUE O NOSSO CONCELHO OFERECE AS MESMAS CONDIÇÕES A PROFISSIONAIS DE SAÚDE, SEJAM PORTUGUESES OU DE OUTRAS NACIONALIDADES NÃO CUBANA? SERÁ QUE A ORDEM DOS MÉDICOS TEM CONHECIMENTO DESTE CONTRATO? SERÁ HONESTO PAGAR TUDO A ALGUÉM QUE ESTÁ AQUI A GANHAR UM ORDENADO PELO SEU TRABALHO? PORQUE RAZÃO TERÁ QUE SER A AUTARQUIA A ASSUMIR TODAS ESTAS DESPESAS COM PESSOAS QUE TÊM UM CONTRATO DE TRABALHO COM UMA EMPRESA PRIVADA?

    E PARA FINALIZAR - QUAL O VALOR TOTAL DESTE CONTRATO, INCLUINDO TODOS AS RESPONSABILIDADES DO MESMO?

    ResponderEliminar
  4. executivo municipal não devia nem podia ratificar este documento.
    Não está em português.
    É falso que seja uma situação prevista na lei, não se tratou de urgência nenhuma.
    Para que o Luís Gomes se desloque ao estrangeiro, o executivo municipal tem que ter conhecimento qual o motivo da viagem, pois as despesas são elevadas e tem que ter ser do conheciento do executivo.
    Luís Gomes utiliza a câmara para tratar de assuntos/negócios particulares em Cuba e noutros países, com a cumpliciidade activa e passiva dos autarcas locais.
    Os tratamentos dos olhos uns e os passeios de outros, são actos de diversão, que servem para esconder os reais motivos de tanta viagem a Cuba e a outris países sem o conhecimento da maioria dos autarcas.
    Situação antidemocrática e ilegal que deve ser combatida e denunciada.

    ResponderEliminar
  5. Nada me move contra Cuba, muito menos contra os Cubanos ou contra os médicos cubanos.

    Apenas acho que mais uma vez o sr. Luís vai continuar a auto-promover-se à custa do nosso dinheiro e da infelicidade de alguns.

    ResponderEliminar
  6. Onde andam os partidos da oposição desta terra?
    Grande vergonha .........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde Grande vergonha
      Uma grande vergonha é o sr (?) não saber diferenciar os partidos que apoiam e lutam pelos cidadãos vilarealenses e os que colaboram com a autarquia veja as actas e poderá constatar o que o PS local anda a fazer

      Eliminar
  7. Dou os meus parabéns e estou extremamente sensibilizado pelos esforços que as autoridades cubanas (Serviços Médicos Cubanos SA) defendem seus interesses e dos médicos que vem prestar serviço em Portugal.
    Poderemos estar ou não de acordo com os serviços que irão ser prestados e a quem.
    Como ficaria eu e penso a grande maioria dos portugueses se o governo fizesse metade pelos jovens e pelos menos jovens que neste momento foram e são convidados a sair do país sem qualquer apoio quer informativo ao sair do país ou de apoio das embaixadas ou dos consulados que por vezes ficam a centenas de quilómetros dos locais para onde os compatriotas tem uma esperança de encontrar o que o governo lhes negou.
    Quanto às intenções todos sabemos que este contracto não passa de pura propaganda demagógica dos responsáveis autárquicos e principalmente do presidente de Luís Gomes.

    ResponderEliminar
  8. Fidel, en su devido tiempo, a vosotros comunistas que se dicen como tal, os castigará devidamente por vuestra falta de postura revolucionaria

    ResponderEliminar
  9. No comentário de 9 de Junho de 2014 às 12:55 pergunta o comentador: onde andam os partidos da oposição?
    Meu amigo, os partidos da oposição desta terra estão há muitos anos de férias políticas, que só interrompem para participar nas reuniões da câmara e da assembleia municipal, onde se limitam a dizer umas coisas e a exercer o seu direito de voto!
    No comentário de 11 de Junho de 2014 às 14:09, o comentador considera ser uma grande vergonha o comentador do comentário de 9 de Junho de 2014 às 12:55, não saber diferenciar os partidos que apoiam e lutam pelos cidadãos vilarealenses, e os que colaboram com a autarquia, e sugere que se vejam as actas onde se poderá constatar o que o PS local anda a fazer.
    Embora este comentador o não refira, subentende-se que é ao PC que se refere como sendo o partido que apoia e luta pelos cidadãos vilarealenses.
    Não sei o que este comentador entende por apoiar e lutar pelos cidadãos vilarealenses, mas não é, com certeza, o que é entendido pelos integrantes do movimento AMA, que não só denunciam as ilegalidades cometidas pelo poder autárquico, como as levam ao conhecimento do poder judicial, através da apresentação das respectivas queixas-crime, visando a reposição da legalidade.
    Fique sabendo senhor comentador, que tudo indica ser militante ou simpatizante do PC, que a única oposição que se faz nesta terra, é feita pela AMA.
    Admito que o seu partido e o PS gostassem de ser oposição, mas ou não têm jeito, ou outros valores mais altos se levantam.
    Não apreciei a bicada que dá ao PS, esquecendo-se que tanto este partido como o seu, têm telhados de vidro, que aliás o presidente da câmara, que sabe mais de política a dormir que os dirigentes do PS e do PC, acordados, sabe muito bem explorar.
    E já que sugere que se vejam as actas, permita-me que também lhe sugira que veja as duas actas seguintes:
    - Acta n.º 8/2008 da A.M., realizada em 18/12/2008, que na sua página 9 inicia a discussão do ponto da ordem de trabalhos intitulado: APRECIAÇÃO E APROVAÇÃO DO AUMENTO DE CAPITAL EM ESPÉCIE POR PARTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO A FAVOR DA SGU – SOCIEDADE DE GESTÃO URBANÍSTICA, EM.
    - Acta n.º 9/2011 da A.M., realizada em 30/11/2011, que na sua página 7 inicia a discussão do ponto 11 da ordem de trabalhos intitulado: APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE MONTE GORDO NASCENTE.
    Estas actas dizem respeito ao Parque de Campismo cuja posse por usucapião pela câmara, foi considerada pela AMA ilegal, tendo sido apresentada queixa-crime, devidamente fundamentada em documentos oficiais, e que foram dados a conhecer neste blogue.
    Este é um bom exemplo de como se deve fazer oposição: denunciar as ilegalidades e proceder em conformidade, apresentando queixa-crime às entidades jurídicas.
    E o que com relação à tomada de posse por usucapião do Parque de Campismo, que a AMA considera e prova, com documentos oficiais, ser ilegal, tem feito a oposição?
    O PC, que eu saiba, nunca se pronunciou publicamente ou tomou posição sobre a ilegalidade denunciada pela AMA, nem mesmo quando da discussão dos pontos que nas actas que acima refiro, dizem respeito ao Parque de Campismo, e onde as intervenções dos representantes do PC, sugerem que para este partido o Parque de Campismo é propriedade da câmara, ponto final parágrafo.
    O PS, justiça lhe seja feita já o tem feito, embora de uma forma cautelosa, dando a impressão de querer estar a bem com Deus e com o Diabo.
    Finalmente quero deixar aqui um agradecimento público aos cidadãos que integram a AMA, cuja acção permite que tenhamos conhecimento de muitas das ilegalidades cometidas pelo poder autárquico, e mostram à oposição como esta deve ser feita.

    ResponderEliminar
  10. Os meus parabéns pela prosa ao sr do P.S. e com tamanha admiração pela AMA proponho que solicite a sua entrada como membro, possivelmente o aceitarão

    ResponderEliminar
  11. Fidel dice:
    - no hay mal que por bien no venga.
    O sea hay que aguardar por algo bueno.

    ResponderEliminar
  12. Sou o autor do comentário de 12 de Junho de 2014 às 18:43.
    Agradeço ao autor do comentário de 13 de Junho de 2014 às 09:56, os parabéns pela minha prosa.
    Permita-me que, com toda a simpatia, o informe de que não sou PS, como não sou nem nunca fui militante de nenhum partido, pela simples razão de que no contexto político, sou um anarca convicto.
    Aliás é essa a razão pela qual, e embora tenha toda a admiração pela AMA, nunca solicitei a admissão neste Movimento.
    O que não me impede de manifestar o meu apreço e que é muito, pela sua acção.

    ResponderEliminar
  13. Luís Gomes e aqueles que fielmente o apoiam, não digo caninamente, porque seria desilegante. São responsáveis pel política ruinosa e fora dos eixos da Democracia, que Vila Ral de Santo António sofre desde há muito e agravada nestes últimos anos.
    Parece-me claro que este executivo é responsável por diveros actos ilegais, estando alguns deles a ser averiguados pelas instituições competentes.
    O tempo irá mostrar como esta bela terra tem sido vítima de monstruosas fraudes praticadas pela autarquia, mais grave aina quando esta devia ser o expoente máximo da ideneidade, da legalidade e de conduta democrática irrepreensível.

    ResponderEliminar
  14. Parec-me claro que a existencia do grupo de cidadãos que levanta, denuncia e participa de situações que na opinião deles estarão feridas de legalidade, poderá ser positivo para a democracia neste concelho.
    Algumas delas, qualquer um de nós vê que não estão corretas, outras serão mais dificieis de analisar e só os especialistas ou as entidades competentes poderão fazê-lo.
    Considero que no executivo municipal, haverão pessoas, que creio exercerem a sua actividade pública de forma séria e honesta, mas que poderão ser arrastadas para deliberações violadoras da Lei, como alguns técnicos foram no passado e hoj estão envolvidos/as em processos judiciais.

    ResponderEliminar
  15. 1º pergunta: o pagamento dos 21.000€ cobre quanto tempo de assistencia medica por parte dos medicos cubanos?

    2º pergunta Porquê a transferencia bancaria terá de ser feita para o banco cubano aparatir deum banco alemão?

    Agradeço o esclarecimento

    DER KLAVIERSTIMMER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respostas

      P1 - são 3 meses

      P2 - um verdadeiro mistério

      Eliminar
    2. Pois,depois se me responder por 3 meses 21.000€ não é dificil perceber para que algibeira irá a "parte leão" desta importancia.Quanto á do banco alemão também suscita duvidas já que não tem fundamento e claramente o sr presidente de camara deveria explicar o porque deste(despiste)
      Agradeço a resposta e publicações

      Der klavierstimmer

      Eliminar
  16. Gostaria de ver as restantes clausulas do contrato

    ResponderEliminar
  17. Luís Gomes e os seus acompanhantes imaginam-se numa terra de cegos, por isso a grande preocupação do negócio dos olhos, para tapar ainda mais a vista aqueles que vêm pouco e aos que não querem ver.
    As transferências de dinheiro da câmara deviam ser analisadas pela judiciária, para ver onde vai parar o dinheiro dos contribuintes portugueses.

    ResponderEliminar
  18. Dicia Karl Marx:
    "el dinero (capital), es el opium del pueblo".
    O sea estais todos "colocados" (drogados), solo hablais de dinero...
    Viva Cuba; Viva Fidel
    que ingratos sois

    ResponderEliminar
  19. Em português.
    Disse Karl Marx: O CAPITAL NÃO TEM PÁTRIA!
    E disse um anónimo: NÃO HÁ DINHEIRO (capital) NÃO HÁ PALHAÇOS!

    ResponderEliminar
  20. Com relação ao comentário de 14 de Junho de 2014 às 11:21, venho solicitar ao comentador que traduza para português o seu comentário.
    É que há portugueses, e eu sou um deles, que não dominam as minudências da língua espanhola.
    Percebi que o senhor é um admirador de Fidel. Eu também sou.
    Não percebi se a referência que faz ao dinheiro, tem a ver com o facto dos atuais governantes de Cuba se estejam a render ao capital, promovendo, inclusive, a "camarada", o atual presidente desta câmara, que é militante de um dos partidos da coligação que governa, ou melhor dizendo, desgoverna Portugal, governo que é um lídimo representante do sistema capitalista.

    ResponderEliminar
  21. Ao ler o contrato entre um pais "democratico" e um pais comunista para a venda de medicos em regime de prestação de serviços, verifico quem assina o contrato é a vice presidente Conceição Cabrita e não o presidente da camara logo está questão levanta-me algo preocupação porque se este negocio é ilicito, quem se senta no banco dos reus a Cabrita ou o Gomes? Se pondo que estas questões de justiça levam 10 anos, será que o sr. Gomes terá alguma coisa a ver com isto e vai cair tudo nas costas da sra. Cabrita.
    Uma coisa é certa tudo é muito bonito quando estamos no poleiro e é tudo mordomias, agora quando passa o tempo e saimos do poleiro já ninguem conhece ninguem e sabe deus a onde param as pessoas que hoje assinam estas coisas em nome de outras.
    Então vamos dar tempo ao tempo e ver o que está loucura de 12 anos vai dar...........

    ResponderEliminar