30 junho 2014

PELA BOCA MORRE O PEIXE



NOTAS COMPLEMENTARES SOBRE O ESTACIONAMENTO TARIFADO (PAGO) EM VRSA E MG                                                                                                 Face à confusão intencional estabelecida sobre os parques de estacionamento e as zonas que irão ter estacionamentos tarifados (pagos), confusão não gerada ou provocada pela AMA, temos a esclarecer o seguinte:                                                                                                                                                1- os tarifários que foram divulgados neste blogue pela AMA em PRIVATIZAÇÃO DA VIA PÚBLICA referem-se aos que já estão a ser aplicados no dominado Parque de Estacionamento do Centro Comercial a Céu Aberto ou do Hospital Velho, em VRSA. Pelo documento que conhecemos parece que os moradores e comerciantes da zona não ficaram isentos, pelo que terão de pagar para estacionar no referido parque;                                                                                                                                                                                         2- o documento aprovado pela Câmara e Assembleia Municipal sobre o estacionamento pago em várias áreas do Concelho tem 56 páginas pelo que, tecnicamente, é demasiado extenso para o inserir no blogue. Colocamos aqui um "link" que permite aos interessados consultar e ler o texto desse documento, assim como visualizar os mapas com as zonas em VRSA e MG que irão ser tarifadas, os quais se encontram na parte final do documento. No mapa ANEXO I, comparado com o que foi posto em Privatização da Via Pública, constatamos que a área de estacionamento pago na via pública, em VRSA, foi muito aumentada;

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/36476187




3- dado a importância do assunto e a indignação e o protesto que nos tem chegado de cidadãos residentes nas áreas abrangidas pelos tarifários, permitimo-nos alguns comentários. O primeiro refere-se à justificação de que o pagamento do estacionamento nas ruas vai servir como "retorno financeiro para políticas de acção social" e de que se "encontra garantia de alternativa de estacionamento gratuíto". Já ouvimos esta conversa quando aumentaram as taxas do IMI, da água etc. Caso a dívida não atasse as mãos camarárias talvez não fosse necessário penalizar moradores e visitantes, pagando o justo pela incompetência e irresponsabilidade do pecador.                                                                                                            O segundo comentário é para advertir do óbvio, uma vez que as zonas de estacionamento pago foram aumentadas em VRSA resta pouco espaço gratuíto, o qual será sobrecarregado pelos que fugirão de estacionar nas zonas pagas, o que irá dificultar o estacionamento dos moradores das zonas gratuítas. Mas olhando a redacção do Artº 15, págª 16 da proposta que irá a concurso público,
podemos interpretar que todos os residentes, mas mesmo todos, dentro e fora das áreas tarifadas, estão isentos de pagar nas áreas tarifadas. Então ninguém paga!? Claro que não será essa a intenção camarária, mas a discriminação essa fica, qual a justificação para eu ter estacionamento pago na minha rua e a rua do lado não?;                                                                4- o terceiro comentário diz respeito aos horários e tarifas para a via pública em VRSA e MG, excessivos e pesadas. Na época alta ( 1de Junho a 15 de Setembro), em VRSA/MG das 9h às 22h, e na época baixa das 9h às 19h, sábados das 9h às 13h; 0,80 € hora na época alta, e na época baixa 0,60€ hora em VRSA e gratuito em MG; avença mensal 1ª habitação e comerciantes, 40€ mês. Perguntamos, não será demais pagar estacionamento até às 22 horas?, quando em geral e em todo lado as tarifas na via pública vão até às 19h? ;                                                                                                                                                      5- no Parque de Estacionamento de MG, 18€ de valor máximo diário e avença mensal de 150 €; avença mensal 1ª habitação e comerciantes, 75€. O valor máximo de 18 € não condiz com as tarifas divulgadas?;                                                                                             6- a concessão a fazer será por 360 meses, ou seja 30 anos. Não será demasiado tempo? Caso venha outra gestão camarária que resolva terminar com estacionamento pago, em quanto terá de indemnizar a empresa exploradora  por esta generosidade de 30 anos? A isto chama-se armadilhar o futuro. Poderíamos acrescentar mais comentários, mas deixamos os mesmos à leitura dos nossos visitantes que tiverem a curiosidade de ler o documento;                                                                                                   7- finalmente as votações sobre estes assuntos na AM foram as seguintes: a favor 15 do PSD, e contra 5 PS, 3 CDU e 1 BE sobre estacionamentos da praia em Monte Gordo; Centro Comercial a Céu Aberto (antigo hospital etc) : a favor 15 do PSD, abstenção 5 do PS, contra 2 da CDU e 1 do BE; outros parques de estacionamento de MG e da Manta Rota, a favor 15 do PSD, contra 5 PS, 2 CDU e 1 BE; Concurso público para concessão da exploração de estacionamentos tarifados dispersos na via pública do núcleo urbano de VRSA e MG, 15 a favor do PSD, contra 5 do PS, 2 da CDU e 1 do BE.




24 comentários:

  1. Meus senhores o que seria de nós "povo mal informado" sem vocês - a AMA. Que bom tê-los sempre junto de nós. Como se comprova vocês sabem tudo e de tudo.
    Eu amo a AMA.

    Carlos Amado de Veras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se alguns de nós pudéssemos falar livremente, ficaria a saber mais algumas coisas, que não têm graça nenhuma.
      Parece-me ser uma pessoa bem informada e sabedora da gestão exemplar, dos autarcas desta bela cidade.
      Pessoas como o senhor dariam um bom contributo, se fizessem parte da AMA.

      Eliminar
  2. Luís Gomes/PSD e a gestão da câmara + SGU - empresa municipal.
    Agora são os estacionamentos pagos, antes foi a água, tratamento dos resíduos, para os bombeiros, IMI valor máximo.
    Já receberam dos munícipes o dinheiro da água, mas devem 16 milhões de euros à entidade que gere a distribuição da água no Algarve.
    Aos bancos devem muitas dezenas de milhões de euros.
    Até o edifício da câmara está penhorado.
    Onde levará a imaginação do consultor económico, para irem obter mais alguns euros, para que a festa continue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a festa continua.
      Alguém sabe onde o homem tem andado que não se deixa ver desde à quase uma mês?
      Segundo se ouve dizer os últimos passeios foram ao Brasil e outra visita a Cuba.



      Eliminar
  3. Um assunto aqui muito debatido anteriormente foi o da utilização das viaturas "oficiais" por algumas das figuras da autarquia. A esse respeito acrescento que o Citröen C5 entregue ao vereador "cigarrinho" continua a passear-se foras das horas normais. São 2:30 da manhã do dia 5 e há cerca de uma hora cruzei-me com ele na EN125. Mas esta palhaçada pode estar a acabar. Em breve poderemos deixar de ver estas viaturas a circular, é que, segundo fonte bastante fidedigna, todas as viaturas da autarquia foram penhoradas (mais uma vez) e desta feita nem o BMW JU escapou à penhora... E agora venham desmentir esta informação!

    ResponderEliminar
  4. Sou um defensor de longa data do nosso Presidente Luís Gomes, pese embora alguns pequenos revezes, o mesmo tem tido uma actividade extraordinária e merece o apoio de todos.
    Ele tem dado grande notoriedade a este concelho e muitas das criticas,são mais inveja que outra coisa.
    A sua acção na área social é fundamental para os mais desfavorecidos.
    A terra no seu todo parece outra, mais limpa, mais planificada e sempre com muita animação.
    A título de exemplo vou referir as entradas, as quais estão lindas, dando um dimensão importante à cidade.
    As actividades económicas já recomeçam a "mexer" e isso indicia melhorias para todo os habitantes.
    Podemos ser a terra da saúde, com resposta para todos e sendo mesmo uma mais valia quanto a oferta para quem nos visita, o centro médico é um paradigma desta nova realidade.
    Por estas e por outras coisas eu continuo acreditar em Luís Gomes.


    Ernesto de Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sr. Ernesto tem o direito a enaltecer as obras do Luís Gomes e manifestar admiração e apreço pelo trabalho que ele tem vindo a fazer.
      Os administradores do blogue denunciam e dão conhecimento à população e às entidades oficiais de eventuais irregularidades de gestão e actos de favorecimento e compadrio.
      As regras da Democracia permitem que coexistam diversas formas de avaliação e satisfação em relação ao Luís Gomes e a sua equipa.
      Algumas das denúncias feitas pela AMA, a serem verdade, mostram que o executivo presidido por Luís Gomes na autarquia de Vila Real de Santo António, tem cometido muitas irregularidades, constituindo graves violações das Leis, sujeitos a serem responsabilizados criminalmente.
      Se ninguém apresentar queixa às entidades competentes, aos tribunais, as ilegalidades ficariam impunes.
      Por isso acho muito bem, que alguém tenha a coragem de participar aos tribunais situações que levantem dúvidas acerca da legalidade das mesmas.
      Muita gente foi parar à cadeia, como o Isaltino de Morais e continua a ter amigos e admiradores.

      Eliminar
  5. Amigo Ernesto,

    E que lhe parece a dívida descomunal à Águas do Algarve, valor que o senhor paga e a autarquia não paga ao fornecedor? E que comentário lhe merece o facto de estar agarrados às taxas máximas no IRS e IMI por causa da gestão de Luis Gomes? Gosta da entrada na cidade? São lindas, não haja dúvidas... o problema são as saídas... as saídas de dinheiro, não se sabe muito bem para onde.

    Cumprimentos,

    (desculpe não assinar mas trabalho para a autarquia e não quero acabar no barracão)

    ResponderEliminar
  6. Amigo trabalhador da Câmara que não assina, ao que parece informa-se mal e tem o problema dos maldizentes, fala de cor...

    Ernesto de Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Ernesto, quem está enganado é o senhor, eu sei muito bem do que falo... Mas não tenho que lhe provar nada. O tempo encarregar-se-á se o fazer.

      Que superiores interesses tem a autarquia em Cuba, Cabo Verde e Marrocos? Pergunte ao senhor presidente e pode ser que, a si, ele lhe responda... E fico por aqui

      Eliminar
  7. A notoriedade não dá comida. Tem permitido ao LG promover-se à conta dos municipes. Há dez anos que estamos à eapera do retorno dos investimentos para a notoriedade. E lamento que o sr. Ernesto tenha esquecido que apenas devemos promover depois de ter um bom produto ou serviço para vender. Explique como se acumula uma divida de cem milhões de euros em dez anos? Ou prefere tal como o LG (life good) dizer que os outros são burros e vocês os iluminados...

    ResponderEliminar
  8. Caro senhor tento ser cordial e assertivo e o senhor é agressivo e grosso e como tal prescindo de dizer o que seja,no fundo as suas respostas enquadram-se dentro daquilo que é o habitual na AMA, vá coçar os tintin's, se é que os tem.

    Ernesto de Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande codrialidade a sua, sr. Ernesto... "vá coçar os tintin's, se é que os tem". Com cordialidade deste calibre, já sabemos qual é a arma que a dispara.

      Não se esqueça de passar na câmara a buscar o valor da sua prestação de serviços...

      Eliminar
  9. Referência: Comentário de 6 de Julho às 18:42.
    Sr. Ernesto de Castro
    Possuo um apartamento nesta bela terra que elegi para, sempre que posso, utilizar para descansar.
    Esta ligação a VRSA leva-me a interessar pelo que nela se vai passando, tendo encontrado neste blogue muita informação que considero fidedigna.
    Foi pois para mim uma surpresa o seu comentário, pois a interpretação que faço do mesmo é a de que a gestão do actual presidente é a adequada ao desenvolvimento do concelho, o que me levou a rever a informação fornecida por este blogue.
    E a conclusão a que cheguei é diferente da do Sr. Ernesto de Castro.
    De facto e considerando apenas informação oficial, a dívida da Câmara em 31 de Dezembro de 2012 era de cerca de 58 milhões de euros. Para o seu pagamento foi contraído um empréstimo através do PAEL e de um grupo de bancos. Isto é, houve apenas uma mudança de credores, pelo que a dívida se mantém.
    A SGU, totalmente pertencente à Câmara, informa na página 17 das Demonstrações Financeiras de 31 de Dezembro de 2013, que tem hipotecados ao BCP os prédios urbanos denominados Parque de Campismo de Monte Gordo, no montante de 24,4 milhões de euros, e “Casa da Câmara”, no montante de 2 milhões e 161 mil e trezentos euros.
    Temos, portanto, oficialmente reconhecida uma dívida de mais de 85 milhões de euros.
    Não esquecer que a SGU pertence totalmente à Câmara, e portanto as dívidas da SGU são também dívidas da Câmara.
    E a situação complicar-se-á se a queixa apresentada pela AMA no Tribunal de VRSA, considerando ilegal a tomada de posse por usucapião do terreno do Parque de Campismo de Monte Gordo, tiver vencimento.
    Para quem conheça a prova documental apresentada pela AMA para provar a ilegalidade, mesmo não tendo formação jurídica, e eu tenho, não terá dúvidas em concluir que a tomada de posse por usucapião, é ilegal.
    Como referi, considerei apenas as dívidas reconhecidas oficialmente, datadas de 31 de Julho de 2012.
    Mas não é de surpreender que o total da dívida actual seja bastante superior.
    Uma nota final.
    O Sr. Dr. Passos Coelho atribui a situação que herdou ao Sr. Eng. Sócrates, o que sendo verdade, não é a verdade toda. Todos sabemos que ela se deve à actuação dos sucessivos governos, incluindo os chefiados pelo seu partido.
    Já o Sr. Eng. Luís Gomes não pode dizer o mesmo, pois herdou um passivo de cerca de 7,5 milhões de euros, e que hoje é, pelo menos, superior a 85 milhões de euros.
    Uma palavra final de agradecimento à AMA. É graças a esta associação e à internet, que eu, memo longe, vou sabendo notícias desta bela terra.

    ResponderEliminar
  10. Inglês que dá manteiga é bom inglês.
    Porque motivo os autarcas e outros, utilizam os carros da câmara em benefício privado, o João Rodrigues anda a altas horas da noite com o carro que a câmara disponibilizou para utilizar em serviço, o Luís Gomes faz o mesmo, passeia-se por todo o lado com o BMW e respectivo motorista.
    O sr. Ernesto não sabe disto?? Sabe que cada utilização indevida, constitui um crime.
    Isto não é poesia, isto é a realidade e os que fazem isto não são pessoas honestas.

    ResponderEliminar
  11. Amigos, há coisas que nem a melhor das operações aos olhos resolva - a vontade de não ver. O sr. Ernesto é dos que não querem ver e depois ainda se dá ao luxo de acusar os outros de sofrerem: "o problema dos maldizentes".

    Enfim, é neste caso que se aplica esta diferença entre ignorante e estúpido:

    Ignorância: Falta de conhecimento

    Estupidez: Falta de inteligência

    ResponderEliminar
  12. Afinal não estou a ver onde está a propalada democracia que tanto invocam os autores e mediadores deste blog. Será que não é permitido apoiar o actual Presidente da Câmara Municipal de VRSA. Diabolizam o homem, tal como o fazem em relação a tudo o que não é da vossa área e opção política.
    Será normal que deixem passar tanto insulto em relação à minha pessoa, só porque apoiei Luís Gomes.
    Tal como o senhor que diz ter em VRSA um apartamento e que sempre que pode cá vem,porque é que eu não posso fazer o mesmo, só que eu apoio a obra do Presidente e como eu muitos outros, por isso é que ele ganhou eleições por 3 vezes. Concluo que a AMA, na sua génese é uma entidade stalinista, composta por 3 ou 4"coça tin-tin's" (quando os têm).

    Ernesto de Castro

    nota: esta é a minha ultima nota, convosco não debato nada, vocês são anti-democratas, não respeitam o contraditório

    ResponderEliminar
  13. Sr. Ernesto de Castro
    Algumas notas com relação ao seu comentário de 13 de Julho de 2014 às 10:50, na parte que me diz respeito.
    1 – Não encontro no meu comentário qualquer referência ao facto do Sr. Ernesto de Castro possuir como eu, um apartamento em VRSA, para descansar sempre que quiser, mas já que assim é, permita-me que o felicite pelo bom gosto.
    2 – Com relação à gestão do município efectuada pelo Sr. Eng. Luís Gomes, temos de facto, opinião diferente, o que é normal. E essa diferença encontra-se justificada em termos que qualquer pessoa entende.
    3 - Com relação à referência ao facto do Sr. Eng. Luís Gomes ter ganho as últimas 3 eleições, limitar-me-ei a lembrar o que um comentador deste blogue disse, e eu concordo, num dos seus comentários: O Eng. Luís Gomes sabe mais de política a dormir, do que os responsáveis pelos partidos da oposição, acordados.
    Sem por em causa as vitórias eleitorais, sendo que as 2 últimas o foram por maioria absoluta, sugiro-lhe que analise a evolução da votação no Sr. Eng. Luís Gomes, e constatará que das penúltimas para as últimas eleições perdeu mais do que 35% da sua votação, isto é, cerca de 2750 votos, enquanto a oposição subiu.
    E esta perda tão significativa de votos tem causas que seria interessante analisar.
    Eu não o faço porque há muito que deixei de acreditar na classe política que temos, não perdendo sequer tempo a votar.
    4 – Finalmente mais uma discordância e que diz respeito à opinião que temos sobre a AMA. A sua negativa e a minha positiva.
    É certo que há comentários que não primam pela correcção e que os responsáveis pelo blogue, embora recomendem com alguma frequência que não serão incluídos comentários feitos em linguagem imprópria, por vezes se esquecem da recomendação, o que aconteceu com os seus comentários de 10 e 13 de Julho, nos quais o Sr. Ernesto de Castro emprega linguagem imprópria de gente civilizada.
    5 – Como digo no início deste comentário, este tem apenas a ver no que no seu me diz respeito.
    Daí e embora discorde das afirmações que faz sobre a AMA e os seus responsáveis, não me pronunciar sobre as mesmas.

    ResponderEliminar
  14. Meus senhores, que me desculpem, mas V.Exas. são tremendamente tendenciosos, agradeço toda a informação que transmitem, mas não sejam tão tendenciosos pois não vos fica bem.
    Ai daquele que diz algo de bom sobre a CM VRSA, caiem-lhe logo em cima.
    O Sr. Ernesto é desajustado e pouco formal (isso dos "coça tin-tin's", é forte), deveria ter outro comportamento. Mas a AMA, que se anuncia como uma moderadora de atitudes e comportamentos tinha que ser mesmo isso, ou então não moderam nada.
    Vamos com calma e apliquemos as regras democratas.

    Carlos Amado de Veras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sr deveras que é amado? Poderia ter inventado um nome mais rebuscado...( embora presunção e água benta, cada um toma a que quer, né?)

      Eliminar
  15. Referência: Comentário de 15 de Julho de 2014 às 09:54.
    Sr. Carlos Amado de Veras
    Sou o autor dos comentários do dia 11 de Julho de 2014 às 11:50 e do dia 14 de Julho de 2014 às 00:03, e que se referem a comentários do Sr. Ernesto de Castro, de 8 e 13 de Julho.
    Manifestei no primeiro a minha discordância com o Sr. Ernesto de Castro, quanto à gestão do actual presidente ser a adequada ao desenvolvimento do concelho, discordância que justifiquei com valores oficiais de uma parte do passivo da Câmara.
    No segundo limitei-me a responder ao comentário do Sr. Ernesto de Castro, de 13 de Julho, na parte que me diz respeito.
    Ao dirigir-me ao Sr. Carlos Amado de Veras, faço-o para lhe dizer que compreendo que o Senhor, provavelmente amigo do Sr. Ernesto, reconheça que este é desajustado e pouco formal e deveria ter outro comportamento.
    E concordo também com o apelo que faz no último parágrafo: Vamos com calma e apliquemos as regras democráticas, a que eu acrescentaria, da boa educação.
    Não concordo com o conteúdo do restante comentário.
    Permita-me a franqueza: o Sr. Carlos Amado de Veras, ao fazer este comentário, esqueceu-se de aplicar as regras democráticas!
    Uma nota final.
    Sempre que apoiantes do actual executivo autárquico, respondem a comentários onde se faça referência ao passivo da Câmara, ou a ilegalidades como a da tomada de posse por usucapião dos terrenos do Parque de Campismo de Monte Gordo, esses apoiantes fogem destes assuntos, como o diabo da cruz.

    ResponderEliminar
  16. Acho bem que o Ernesto vá botar opinião noutros locais onde ele se sente em família.
    Os elementos da AMA, certamente não terão não terão o dom de tudo fazerem bem feito.
    Assim como o Luís Gomes/PSD não fará tudo errado, algumas coisa até serão bem feitas, especialmente a campanha sistemática a favor dos carenciados e coitadinhos, mas isso serve para manter a bolsa dos votos e distrair de outros actos menos nobres e até legais.
    É difícil saber o que faz o executivo municipal, pois tudo é delegado na SGU-Empresa Municipal, onde o controle por parte dos partidos da oposição e da assembleia municipal, deve ser impossível.
    O Ernesto sabe por onde os automóveis da câmara que o Luís Gomes, o João Rodrigues e outros utilizam fora das horas de serviço, essas pessoas, autarcas e outros têm uma conduta desonesta, ao utilizarem abusivamente e ilegalmente bens públicos em benefício privado.

    ResponderEliminar
  17. Os parques de estacionamento estão às moscas, o parque de campismo está longe dos tempos áureos, havendo vagas para muitos campistas,
    Os passeios propriedade dos peões, estão ocupados pelos carros ali estacionados, o espaço dos peões na estrada da mata está ocupada com os carros dos campistas, que assim evitam pagar a taxa do carro no interior do parque de campismo.
    É uma pouca vergonha a gestão deste executivo do Luís Gomes.

    ResponderEliminar
  18. A gestão do(s) parque(s) de estacionamento deve ser um trabalho muito exigente, complexo e difícil.
    A responsável por este trabalho vai receber 30.000 euros /ano, o que corresponde a 2.500,00 euros /mês (dois e quinhentos euros por mês.
    A autarquia e a SGU - empresa municipal, têm um desafogo e capacidades económicas, que os munícipes desconhecem.

    ResponderEliminar