10 abril 2015

ALFÂNDEGAS E REABILITAÇÕES




Sul-africanos compram Hotel Guadiana e americanos Vilamoura e a Litográfica do Sul ...? Nestes novos negócios do tempo capitalista da austeridade em que o trabalho é uma mercadoria desvalorizada que se compra sem direitos e a preços de saldo, os dinheiros públicos só servem para financiar actividades capitalistas privadas e descapitalizar a educação,  a saúde e a segurança social.

Notícia de hoje no JA informa que a Câmara terá de expropriar primeiro o Hotel Guadiana, entrando com a massa, e depois é que os sul-africanos assinarão o contracto por 20 anos. Isto é, a autarquia compra e reabilita os imóveis, e depois outros irão fazer a exploração comercial dos mesmos.

Imóveis no plural dado estarem incluídos no lote o edifício histórico da Alfândega e o ex-Dom Jota na Ponta da Areia.

A Alfândega reabilitada recentemente com apoio do Programa Europeu Jessica, segundo Luís Gomes, mas segundo a empreitada de obras públicas de Fevº de 2013, entre a SGU e a Telhabel, custou 147.740, 36 €. Ainda bem que foi feita a reabilitação, só é de lamentar que o edifício tenha ficado dezenas de anos ao abandono. Na altura foi afirmado publicamente que o edifício seria destinado a Casa da Assembleia Municipal. Promessas que se esquecem depressa, como tantas outras desde que haja negócio no horizonte. A  "nova reabilitação" no valor de 149.898,00 euros, pela SGU, será feita para dar a tão histórica casa "charme", coisa fina que se quer também dar ao Hotel Guadiana e a futuros "charmes" na Praça Marquês de Pombal. Parece que o nome Guadiana não tem charme e será rebaptizado à sul-africana, tipo "Grand Hotel & Suites Algarve" ou algo semelhante. O contracto de  Prestação de Serviços entre a SGU e a Atelier de Arquitectura e Engenharia, LDA, no valor de 73.500 €, será para a "implementação do porjecto denominado como Grande Hotel Algarve, conforme caderno de encargos".

O que gostaríamos de conhecer é, por um lado quanto irão custar no total aos cofres autárquicos/SGU tais reabilitações, por outro lado como tenciona a autarquia/SGU ou será SGU/autarquia?, reaver essas despesas ou serão a fundo perdido?

 

15 comentários:

  1. Suponho que a resposta às vossas perguntas pertinentes deveriam ser procuradas pela Oposição (se é que Ela existe)...

    ResponderEliminar
  2. Como sabe o principal partido da oposição foi trespassado pelo seu atual presidente ao atual presidente da câmara.O valor é que já não sei do trespasse porque como sabe alma do negócio é o segredo.
    E assim vai está terra a beira rio plantada.

    ResponderEliminar
  3. As obras no espaço interior do edifício da alfândega já começaram

    ResponderEliminar
  4. Por muito adversa que seja a situação, os activistas não devem desistir de denunciar/participar e continuar a lutar em defesa dos interesses do património público e em defesa dos interesses do concelho e da sua população.

    ResponderEliminar
  5. O monumento que está a ser erigido na rotunda do LIDLE é dedicado ao "bombeiro" Sérgio Bilião. Gostaria de ler os vosso comentários ao respeito!

    ResponderEliminar
  6. Mais um administrador do grupo Lena foi detido.Será que com está detenção a operação Marques chega a Vila Real.
    Está empresa também fez um negócio duvidoso na nossa terra com as casas a custos controlados em que terrenos que valiam muito mais do que foi dado em troca e mesmo o pavilhão que ainda não foi acabado.
    Está operação Marquês terá haver com o Marquês de Pombal.

    ResponderEliminar
  7. A AMA não tem de comentar tal homenagem. É uma questão do foro da Associação de Bombeiros, da Autarquia e da Assª Municipal. Respeitamos as associações de bombeiros e as mulheres e homens que delas fazem parte pelo seu trabalho altruísta em benefício da sociedade, a qual que nem sempre retribui às associações em meios adequados aos benefícios que recebe.
    Outra coisa é se a localização do trabalho que está a ser construído é a mais indicada. Sobre isso naturalmente poderá haver opiniões diversas. Esperamos que se tenha em conta que é uma rotunda movimentada para peões e automobilistas e se considere bem a sinalização das passadeiras e a visibilidade, para evitar acidentes

    ResponderEliminar
  8. A AMA "não tem que comentar tal homenagem", ou neste caso "não se quer molhar"?
    Parece-me uma homenagem exagerada, mas é sempre preferível a ter lá o Che, o Hugo Chaves ou um dos irmãos Castro.

    ResponderEliminar
  9. Tenho acompanhado esta atitude cívica da AMA de há vários anos persistir em denunciar o que considera errado ou ilegal. É de louvar a sua determinação e coragem. Quem dera que os partidos vila-realenses tivessem idêntica determinação, melhor estaríamos. É lamentável que apareçam indivíduos acusando a AMA de "não se quer molhar" depois dos anos em que ela tem andado à chuva sozinha. Talvez o senhor que fala do Chavez não saiba que elementos da AMA são sócios dos Bombeiros. Apetece dizer como o Rei de Espanha, por que no te calas!

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o autor do comentário de 25 de Abril.
    De facto é preferível ter lá a estátua dum bombeiro, do que ter lá a estátua dum "camarada" do "camarada" presidente.

    ResponderEliminar
  11. As obras em curso no edifício "Alfandega" levam o mesmo rumo que as obras feitas no complexo desportivo para instalar uma delegação do hospital privado, onde a câmara gastou centenas de milhares de euros, que serão pagos por todos nós e depois fez um arrendamento, que não permitirá o reembolso das despesas efectuadas.
    O anunciado contrato de aluguer do hotel Guadiana, o edifício da Alfandega e mais qualquer coisa, deve levar o mesmo caminho, o valor do aluguer, não deverá pagar as obras efectuadas e muito menos os investimentos feitos com a aquisição dos imóveis.
    Estranhos negócios do Luís Gomes, que cada vez endividam mais a câmara e empobrecem os cidadãos e proporcionam aos privados lucros garantidos.

    ResponderEliminar
  12. QUEM NÃO SABE DE NEGÓCIOS FECHA A LOJA!

    ResponderEliminar
  13. Lá diz o ditado "Com festas e bolos, enganam-se os tolos" isto aplica-se também aos partidos da oposição?
    Na última conversa em família do Luís Gomes através do Jornal do Algarve, disse que a Câmara tem gasto centenas de milhares de euros, por causa de uns vilarealenses que têm feito queixas contra os actos indiciadores de graves ilegalidades, praticados por ele e outros, no exercício de funções políticas. Se a câmara tem gasto esses rios de euros é porque tem havido muita coisa para contestar e muito longe das capacidades dos advogados(?) que a câmara tem.

    ResponderEliminar
  14. O Jornal(?) do Algarve publicita as campanhas publicitárias da câmara/Luís Gomes, como se verdades absolutas se trata-se.
    Numa edição recente dizia que a SGU - Empresa municipal, ia gastar 2 milhões de euros, nas obras de restauro do hotel Guadiana(que ainda não é da câmara), com o edifício da Alfandega, que foi vendido pelo Estado à câmara, para lá instalar a Assembleia municipal e com instalações na ponta da areia, para depois alugar(?) os três imóveis a um empresário sul-africano.
    Dois milhões de euros é muito dinheiro, as obras anunciadas, não indiciam que a verba se aproxime desse gigantesco valor, parece-me que as obras estão sobre-avaliadas.
    Depois fala-se em aluguer, por uma verba que permita amortizar o investimento feito, não me parece que o valor do aluguer dê para amortizar e pagar uma pequena parte do investimento.
    Transparência é coisa que não existe na câmara de Vila Real de Santo António, a dívida vai continuar a aumentar e o Luís Gomes, diz que o progresso e o turismo de qualidade são uma realidade, desde que ele tomou conta da autarquia.

    ResponderEliminar
  15. Ainda há 2 ou 3 dias vi no hotel um anúncio a informar que se vende.
    Dá para perceber?

    ResponderEliminar