28 maio 2016

AS AVENTURAS E DESVENTURAS (2)


Na Ponta da Areia, começou a ser abatido o edifício que tinha sido construído sobre a zona da antiga Fortaleza de Arenilha.  Mais uma vez uma "obra" é iniciada sem qualquer placa a informar quem é o construtor, o que vai ali ser construído etc. Parece que querem construir ali, entre outras coisas, uma piscina aproveitando os restos da muralha?
Na verdade os abelhudos vila-realenses para que querem saber estas coisas? São pedras, e as pedras nada percebem de negócios.

Entretanto, o que vem a público sobre o Hotel Guadiana já ultrapassa o caricato. Como todos os dias é necessário falar mesmo que seja para nada dizer, dá nisto. Leiam a ver se percebem.




O projecto do Hotel Guadiana foi assinado esta terça-feira, 10 de Maio, pela Câmara Municipal.
Adquirido pelo grupo sul-africano Grand Africa, sabe-se agora que um investimento de dois milhões de euros vai reabilitar o edifício e oferecer a Vila Real de Santo António o seu primeiro hotel de cinco estrelas.
O projecto de requalificação foi assinado esta terça-feira, 10 de Maio, pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. O grupo Grand Africa vai investir dois milhões de euros numa obra que deverá estar concluída dentro de dez meses — dando tempo mais do que suficiente para o espaço abrir no verão de 2017.
Segunda notícia a 12 de Maio.
O grupo Nira Hotels & Resorts vai explorar o histórico Hotel Guadiana, em Vila Real de Santo António, apurou o Económico.
O montante da operação que marca a estreia do grupo liderado pelo CEO indiano MPS (Manvinder Pal Singh) Puri no nosso País não foi revelado, mas foi ontem anunciado que as obras de recuperação do edifício deverão orçar em cerca de dois milhões de euros.
Será depois dessa requalificação que o Hotel Guadiana, no Verão de 2017, abrirá ao público como o primeiro hotel de cinco estrelas de Vila Real de Santo António. As obra de recuperação do edifício deverão durar dez meses.
O projecto, financiado pelo fundo comunitário Jessica, contempla a renovação exterior e interior do hotel e coloca ainda um ponto final no cenário de degradação de um imóvel que é um cartão-de-visita da frente ribeirinha da cidade e uma referência em termos arquitectónicos.

Nota: mais uma charada à Luís Gomes, o Jessica financia com fundos da UE um hotel  "Adquirido pelo grupo sul-africano Grand Africa", coisa que não consta no Registo Predial?
Mais, o Jessica investe 2 milhões, logo mais dois milhões do Grand África faz 4 milhões.
Mas, "O grupo Nira Hotels & Resorts vai explorar o histórico Hotel Guadiana, em Vila Real de Santo António, apurou o Económico." Os indianos do Nira, de acordo com a notícia, " mas foi ontem anunciado que as obras de recuperação do edifício deverão orçar em cerca de dois milhões de euros." Temos no total 6 milhões!?
Afinal de quem é o hotel? Os sul-africanos vão explorar o hotel em conjunto com os indianos? Não serão os milhões só dois e de dinheiros públicos para dar o tal hotel de 5 estrelas prontinho aos privados?
Será que um hotel de luxo só por si transforma um concelho sem cinema nem uma sala média de concertos num concelho com projecção cultural?
E para terminar a notícia de hoje, dia 28 de Maio no Correio da Manhã.

Esta notícia confirma o que há anos a AMA, sozinha,  vem denunciando, uma gestão incompetente, irresponsável  e ruinosa para o concelho, autêntica calamidade pública. A dívida sempre a aumentar, 129 milhões, e tudo tem de ser vendido para a pagar, até a água.

11 comentários:

  1. Os negócios que o Luís Gomes, faz com o património municipal, estão todos eles envoltos numa nebulosa, que nada nem ninguém sabe, dos que temos direito a saber.
    Os investimentos, são sempre aos milhões e os actos que indiciam ilegalidades, estão sempre associados.
    Muita gente tem comido umas migalhas, para fazer que não sabe, que não vê, que não ouve e como até já era pouca a verba que dispunha para gastar, aproveitando a boleia da taxa turística, atribuiram-lhe mais 1.800 euros mensais, a somar ao vencimento de presidente da câmara, ajudas de custo, carros e .... a mais 50.000 euros, para os seus gabinetes (câmara e SGU) fazerem promoção turística.Os eleitos do PSD, são um bom grupo de rapazes e de raparigas, que a tudo dizem que sim, sem questionar ou analisar.
    150 milhões de dívidas, taxas máximas do IMI, estacionamentos pagos, Luís Gomes, não vai que este concelho se endireite durante muitos anos.
    Entretanto as viagens pelo estrangeiro continuam.

    ResponderEliminar
  2. Parece que querem construir ali, entre outras coisas, uma piscina aproveitando os restos da muralha? Os restos da muralha? Estes estão a ser destruídos para construírem a dita piscina, esta gente não tem qualquer sensibilidade pelo património o que lhes interessa é dinheiro e para quem???????????

    ResponderEliminar
  3. Que obra é esta? Está incluída no pacote do hotel Guadiana e a casa da Alfândega, para os quais, além do dinheiro da compra do edifício da Alfândega e respectivas obras, há que acrescentar os tão falados 2 milhões, tudo somado deve ultrapassar os 3 milhões e se está uma empresa interessada no arrendamento por 25 anos, vamos ver se não será uma golpada de despedida do Luís Gomes. A autarquia gasta os milhões e depois é entregue a um grupo de investidores "AMIGOS" do Luís Gomes, por meia dúzia de tostões. Era bom que estivesse enganado. Se forem esclarecidos os contornos/condições do negócio, ficaríamos a saber, se estamos perante um negócio sério, ou mais uma negociata.

    ResponderEliminar
  4. o retorno terá suficiente realização para ser rentável?

    ResponderEliminar
  5. A "taxa turística" foi adiada ao próximo ano e os "velhos" só vão pagar metade. Se viajássemos menos e reflectissemos mais, antes de lançar uma nova taxa, evitaríamos de fazer semelhantes figuras...

    Luigi Rolla

    ResponderEliminar
  6. Quem utilizar o Hotel Guadiana, vai ter que pagar estacionamento, o que irá onerar bastante a diária, pois este hotel, não tem nenhum estacionamento.

    ResponderEliminar
  7. Mas vai ter heliporto...

    ResponderEliminar
  8. A câmara diz que pagou 500.000 euros pela expropriação do Hotel Guadiana, se somarmos os 2 milhões para as obras do hotel e do Beachclube, não esquecendo outros 500.000 euros com a compra e obras do edifício da Alfandega, que também irá fazer parte do pacote de aluguer a um grupo de investidores "amigos" por 20 anos. O valor investido pela nossa autarquia, rondará os 3 milhões de euros, quanto será o valor da renda? Pagará de forma justa de forma a que não venha mais um encargo para o Município e a carne limpa, para os investidores(?).

    ResponderEliminar
  9. Nos nove comentários atrás publicados constam vários pontos de interrogação. As dúvidas que eles exprimem não deveriam existir num Estado Democrático. Nós "os contribuintes" deveríamos ser devidamente informados como são gastos os nossos impostos. E a haver esta falta de informação, deveria ser a Oposição - se ela existe - a pôr ao Executivo as perguntas pertinentes que esclareçam de vez como está construído este negócio em que "parece" se está hipotecando o futuro financeiro do nosso Concelho. Coragem Oposição, vamos a isto!!!
    LUIGI ROLLA

    ResponderEliminar
  10. Bem haja! Iniciou a demolição do "Restaurante Firmo" na Praia de Monte Gordo. Como é possível realizarem uma demolição destas características em pleno verão? Perdão: três dias antes do verão.
    LUIGI ROLLA

    ResponderEliminar