13 maio 2018

AS PALAVRAS REVELAM MESMO QUANDO ESCONDEM


DIA 13 DE MAIO DE 2018 244º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DE VRSA
Faz parte da comemoração da data o baptismo da rotunda de Cacela.
 Informa a Câmara que após a sessão, às 13h00, será feita a atribuição de toponímia à rotunda de Vila Nova de Cacela, numa homenagem aos «Antigos Combatentes do Ultramar».


História já longa as peripécias que têm envolvido esta rotunda. Recordamos algumas.

"Jaz morto e arrefece o menino de sua mãe", escultura de 1973 sobre a GUERRA COLONIAL, de Clara Menéres falecida dia 10 de Maio de 2018



Palavras do Capitão de Abril, Vasco Lourenço, em VRSA numa iniciativa sobre o 25 de Abril promovido pela LIGA DOS AMIGOS DA GALERIA MANUEL CABANAS
"os que falam de guerra do ultramar são os saudosistas do passado". 
Acrescentamos nós, para evitarem reconhecer que foi uma Guerra Colonial praticada por um governo ditatorial e fascista.
As palavras nunca são inocentes.

História já longa as peripécias que têm envolvido esta rotunda. Recordamos algumas.


À população da Freguesia de Vila Nova de Cacela
Porque é necessário avivar a memória!
  
Todos estão lembrados de que o PCP foi a única força política que teve a iniciativa de fazer alguma coisa face à justa reivindicação da população da Freguesia quanto à construção da Rotunda na EN 125. O abaixo-assinado, entregue na sessão de Câmara realizada em Cacela, e a “Rotunda Humana” iniciativa que contou com duas centenas de pessoas e com notícia na comunicação social, são disso exemplo.
 E pela parte do PCP, asseguramos às populações da Freguesia que não desistimos! É uma pequena obra de baixo custo, mas grande no que se propõe resolver. E o que fez o Governo PS, e a Câmara PSD? Até agora nada, e mais um verão se aproxima, tornando ainda mais caótica e perigosa a EN 125! 
Preocupações para inglês ver… 
Só uma profunda hipocrisia, e eleitoralismo doentio, é que faz com que alguns deputados do partido do Governo, se façam fotografar em Cacela “preocupados” com a Rotunda, quando o seu governo, não só não mexeu uma palha, como recusou a proposta do PCP de contemplar no PIDDAC, esta obra. Só falta aparecer o Presidente da Câmara mais os deputados do PSD a fazer a mesma coisa. Como se costuma dizer, a culpa morre sempre solteira…
Acentua ainda mais a hipocrisia destes senhores deputados, quanto é verdade que o PS agora no governo, esteve no anterior mandato na Câmara. Porque não fizeram esta obra? Porque entendiam que deveria ser o governo do PSD? É preciso ter muita lata…
 Lavar as mãos como Pilatos
É exactamente o que a Câmara PSD faz, ao endossar para o governo a responsabilidade de fazer a Rotunda, dizendo que não é da sua competência… Então, como é que ficamos com as promessas eleitorais do sr. Presidente Luís Gomes do PSD?
E como justifica o facto de a Câmara estar a fazer Rotundas em Vila Real de Santo António? Que prioridade têm face à de VN de Cacela? 
22/06/2007

2 Aniversario da Liga dos Combatentes VRSA 05-08-2009

O Secretário-Geral da Liga dos Combatentes, Coronel Adalberto Travassos Fernandes presidiu às cerimónias comemorativas do Aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes em Vila Real de Santo António
ma exposição fotográfica, sob o tema "Memória.
No âmbito das cerimónias foi inaugurada uma exposição fotográfica, sob o tema "Memórias da Guerra" - Portugal: Honra a Sacrifício, tema referente à Primeira Grande Guerra. Esta exposição esteve patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, de 28 de Julho a 05 de Agosto. Destaca-se a excelente organização do Núcleo de VRSA e seus associados, bem como o apoio do Museu da Liga dos Combatentes. O Secretário-geral referiu-se publicamente e de improviso à efeméride na sessão solene, perante a Direcção do Núcleo, associados, Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, vereadora da Cultura e outros autarcas daquela região. Agradeceu o apoio da CM de Vila Real de Santo António à Liga dos Combatentes e louvou a ideia da construção de um Monumento aos Combatentes de VRSA, a suportar por aquela autarquia sob a orientação e simbologia da Liga dos Combatentes.

Passaram 9 anos e o tal monumento onde está? E, acrescentamos nós outra vez, para quando uma homenagem aos democratas vila-realenses que lutaram contra o fascismo e pela democracia antes do 25 de Abril ?
AMA

Sem comentários:

Enviar um comentário