11 janeiro 2013

TEM AVONDO!


Contabilidades & habilidades. Segundo o Postal de hoje, 11 de Janeiro, o orçamento camarário de VRSA para 2013 é de 85,6 milhões de euros, mais 37,5 milhões do que 2012. Como é possível com a dívida que a autarquia tem, estimada segundo consta em 150 milhões de euros? Mais à frente o jornal explica que tal verba se deve à inclusão das verbas do PAEL e de empréstimos relativos ao reequilíbrio financeiro. Dado a câmara ter incluído tais verbas no orçamento até parece que está de saúde financeira excelente. O PAEL, para quem não sabe, é um programa através do qual o governo empresta às câmaras endividadas dinheiro para que elas possam pagar algumas dívidas de curto prazo. Assim a dívida não diminui, passa é dos privados para o Estado, e qualquer manobra no sentido de fazer crer que a câmara está a pagar dívidas e logo a diminuir a sua dívida total é batota.
Num edital de 28 de Dezembro a CMVRSA informa que este ano "o percentual a aplicar aos direitos e encargos de implantação, passagem e atravessamento de sistemas, equipamentos e demais recursos das empresas de redes e comunicações electrónicas" é de 0,25%.

6 comentários:

  1. Esse orçamento é irregular devido a que só pode integrar a verba do PAEL depois de esta verba estar aprovada pelo Governo. Como sabemos VRSA ainda não foi contemplado ... portanto devia refletir somente os valores reais . A realidade é, infelizmente , a de um concelho FALIDO, e há Responsáveis !

    ResponderEliminar
  2. Duas notas:
    1 - Comparando os orçamentos camarários de 2012 e 2013, das Câmaras do Algarve, a Câmara de FV.R.S.A. tem um aumento de 35,7 milhões de euros, valor este que é o maior. Segue-se o de Portimâo cujo valor é de 4,1 milhões de euros, isto é, o de V.R.S.A. é cerca de 10 vezes maior do que o segundo mais elevado.

    2 - Esta situação não surgiu de um dia para o outro, surpreende pois que as forças vivas desta terra, com os partidos políticos à cabeça, nada tenham feito para a travar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Se se der ao trabalho de ler os orçamentos da gestão LG pode verificar que são todos de meros exercícios de ficção.

      2 - Quais forças vivas? Estará esquecido que foi o povo desta terra que deu uma maioria tão ampla a LG que é impossível o exercício sério de oposição democrática ao poder?

      3 - Ainda não reparou que agora de repente começaram a acontecer coisas:
      a) obras que há muito estavam paradas recomeçaram;
      b) pequenos arranjos urbanísticos que estão a proliferar;
      c) visitas de controlo a bairros sociais;
      d) o regresso da "contratação" por uma ano e em massa de desempregados ao abrigo dos programas ocupacionais fazendo crer pelo menos até às eleições que estão a trabalhar na câmara ou na SGU

      4 - A máquina está montada e os motores eleitorais já estão em aquecimento

      Eliminar
  3. Esta Câmara é a que maior diferencial positivo tem (37,5 milhões de euros) e que é quase 10 vezes mais do que a que se segue, Portimão, com 4,1 milhões de euros.
    Para além destas 2 Câmaras só a de Vila do Bispo apresenta diferencial positivo mas de valor bastante mais baixo (0,4 milhões de euros).
    As restantes 13 Câmaras do Algarve apresentam diferencial negativo.
    Como o empréstimo às Câmaras tem de ser pago ao emprestador Estado, tal significa que a Câmara continua a dever este dinheiro, agora acrescido de juros, que ao que julgo não são pagos aos privados a que a Câmara deve.
    Só mais ponto:
    Onde é que foi gasto tanto dinheiro?
    Não será possível saber?

    ResponderEliminar
  4. Como se vê este orçamento é um emboste, como foram outros negocios da camara e da empresa municipal como estes:
    -Compra de um trerreno nas hortas por um milhão e setecentos cinquenta mil euros que hoje nem vale quinhentos mil euros;
    -Compra da fabrica aos herdeiros da familia Calvinho por dois milhoes de euros que hoje nem vale quinhentos mil euros;
    -Compra da casa dos familiares do Dr. Monteiro,junto a igreja por um milhão de euros que hoje não vale quatrocentos mil euros;
    -Compra da antiga agencia da caixa geral de depositos por um milhão e duzentos mil euros que hoje não vale quatrocentos mil euros;
    -Compra da casa junto ao restaurante joaquim gomes que era uma estiva antigamente por quinhentos mil euros hoje não vale cento e cinquenta mil euros, e mais negocios ruinossos haverá neste concelho mas o que me indigna mais é o sr. presidente Luis Gomes passa por cima desta realidade e ainda diz que aumentou o patrimonio da camara ou da SGU, não há vergonha com os dinheiros dos contribuintes e mais,será que no meio de tantos milhões este sr. não meteu algum ao bolso por isto de os valores serem muito altos por preço que hoje estão avaliados.Será mais um caso de policia penso eu .

    ResponderEliminar
  5. Entendo o comentário de 15 de Janeiro como uma resposta ao que eu fiz em 13/01 e a menos a referência às forças vivas, assino por baixo.
    De facto o actual presidente tem a escola toda!
    Mas também é verdade que tem beneficiado de uma oposição que não tem feito o trabalho de casa!
    As forças vivas a que me refiro são aquelas que estão disponíveis para acções cívicas e estou certo que em V.R.S.A. elas existem.
    Façam os partidos o trabalho de casa e elas aparecerão.

    ResponderEliminar