28 junho 2015

O FALAR VAI DOS QUEIXOS!



O FALAR VAI DOS QUEIXOS!
Esta frase vila-realense vem a propósito de mais uma entrevista do Presidente Luís Gomes, desta vez ao Jornal i no passado dia 24 de Junho.
Lá vem a repetição da existência de misteriosos activos, agora “estimados em 200 milhões de euros”, e a afirmação mais uma vez de que vai privatizar o parque de campismo de Monte Gordo “para abater os 90 milhões de euros de dívida”. Mais, “quer chegar a um nível de endividamento zero”.
Há poucos dias noutras entrevistas (ver o que aqui referimos nas etiquetas : Quem muito fala contra si atenta!), dizia que certamente iria pagar  a maior parte da dívida até ao fim do seu mandato. Dias depois ao i vai pagar tudo.
Ao i diz que o parque de campismo “tem um valor aproximado de 23 a 25 milhões de euros”, quando em 2008 avaliava o valor do referido parque em 38 milhões de euros e foi nessa base, depois da tal escritura por usucapião no Porto, que se fez o negócio com a SGU para obter um empréstimo bancário dando como hipoteca o terreno do parque.
Como provámos com documentos oficiais que foram dados a conhecer neste blogue, e que acompanham a queixa que apresentámos ao Ministério Público, a tomada de posse pela câmara, dos terrenos do parque de campismo por usucapião, é ilegal. 
O presidente da câmara não só tem conhecimento desta queixa, como tem conhecimento de que a queixa está a seguir o seu percurso normal.
Ao afirmar que vai abrir concurso para privatizar o parque de campismo, quando decorre um processo que visa decidir se a tomada de posse dos terrenos por usucapião, é legal ou não, o presidente não tem em consideração que num Estado de Direito tem de aguardar pela decisão do poder judicial.
Há um ano alertamos que os parquímetros iam chegar, coisa que foi por muitos contestada, que isso não iria acontecer etc. Aí estão. Agora alertamos que na entrevista ao i o Srº Luís Gomes afirma : “mas há outros activos a privatizar. Vamos lançar um concurso público para a concessão, por um prazo de 30 anos, da infra-estrutura municipal de saneamento básico, que representou um investimento de mais de 60 milhões de euros para a autarquia e que hoje garante a sua sustentabilidade para os próximos 30 ou 40 anos”.
Isto é gravíssimo, então gasta-se e bem a fazer infra-estrutura de saneamento básico com dinheiro público e depois vai-se entregar a dita à exploração privada por 30 anos? Mas tal constava do programa eleitoral do PSD? Os eleitores votaram para que lhes fosse retirado património municipal e encarecessem os preços? Que autoridade tem para privatizar o parque e o saneamento? Quanto é que isto vai custar à população? Naturalmente os privados vão aumentar os preços dos serviços.
Com o Srº Presidente nunca nada fica claro e os 90 milhões de dívida que diz agora existirem são da Câmara ou da SGU?
Se quando tomou posse a dívida da autarquia era de 10 milhões e dez anos passados são 90, tal significa que a dívida aumentou em média 8 milhões ano, mais de 650 mil euros mês e mais de 22 mil euros dia. Os 400 mil euros que publicamente a empresa que vai explorar os parquímetros vai dar à Câmara não dá para pagar um mês de dívida, e os 15 mil de renda por mês nem para pagar um dia de dívida chega. Mas os transtornos e prejuízos à vida do comércio local, à actividade económica e às pessoas serão muito superior aos possíveis ganhos.
Saltando por cima de outras afirmações da referida entrevista que mereceriam também ser desmistificadas ressaltamos esta : “Ainda assim, foi preciso fazer um ajustamento, e dos cerca de 700 trabalhadores existem hoje menos de 500”.
Para quem se gaba de ter uma política social ímpar vem confessar que despediu ( ajustou, como está na moda dizer), pelo menos 200 trabalhadores.

Acrescentamos um trabalho enviado pelo Moço de Vila Real que nos informa de forma clara da evolução da dívida. Agradecemos mais esta preciosa contribuição do Moço de Vila Real.







10 comentários:

  1. Quem não conseguiu governar a sua casa como vai saber governar a casa dos outros?

    ResponderEliminar
  2. Quem não conseguiu governar a sua casa como vai saber governar a casa dos outros?

    ResponderEliminar
  3. «Sr. Dr. António Cabrita
    «..."quem fala assim não é gago"
    «porque não diz à gente
    «que pensa do estacionamento pago?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sendo eu tamanha personagem, sei perfeitamente o que pensa: É TOTALMENTE A FAVOR POIS VOTOU FAVORAVELMENTE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL!

      Eliminar
    2. E agora escreveu uma poesia a achincalhar e provocar as pessoas visadas , a primeira letra de cada linha diz CARAVELA ! , o PSD insiste em tentar amosquinhar o que ainda resta de cidadania em VRSA

      Eliminar
    3. Não nutro muita simpatia pelo Senhor da Caravela, mas tenho enorme dificuldade em compreender como o PSD dá guarida e com cargo de chefia a semelhante "cavalheiro", incapaz de enfrentar as pessoas e dizer-lhes frontalmente aquilo que pensa. Antigamente a este comportamento chamava-se-lhe COBARDIA.

      Eliminar
    4. É uma atitude típica de tamanha personagem.... Fala em "vilipendiada".... talvez fosse bom lembrar-se dos motivos que o levaram a ser reformado do BCP...

      Um dia deixarei aqui os fa(c)tos...

      Eliminar
    5. É o verdadeiro exemplo de um "artigo regional" se me permitem gostaria de compara-lo a personagens que ficaram na historia de vrsa tal como "o fandum","o zé aranha",o "sá sá"esta ou não está?,o "frade", corriam atrás dos moços,bastava dizer o que ja sabiam que não gostavam

      Eliminar
  4. Como é possível o Jornal do Algarve desta semana não dedicar uma linha ao "problema" dos parquímetros?
    Será que é esta a informação que nós merecemos? Ou temos que "preservar" o Senhor Presidente?

    ResponderEliminar
  5. Jornal do Algarve???? Não será "Boletim Oficial do Luís Gomes" o verdadeiro nome do pasquim?

    ResponderEliminar