24 junho 2015

PARQUÍMETROS PRIVATIZAM DINHEIROS PÚBLICOS


Do Moço de Vila Real recebemos este texto que agradecemos, e divulgamos pela sua oportunidade.

Estamos quase a inaugurar, na nossa cidade, a “racionalização ambiental” do espaço público.
Vamos todos a partir de agora beneficiar da boa prática de exercício físico diário animados pelo lema “ andar para não pagar”.

Para que possamos perceber as vantagens e desvantagens da inovação parquímetro calculei as receitas previstas para a empresa exploradora (Quadro 1) e os gastos previstos com pessoal (Quadro 2). Em ambos, indico os argumentos para o cálculo efetuado.

O Quadro 3 indica os valores de receita previstos para os orçamentos da cidade, Câmara e SGU. O valor previsto representa 0,2 % da dívida de ambas (120 milhões) correspondendo a um incremento anual no orçamento corrente de 0,8 % (25 milhões). Estas são as vantagens financeiras para o orçamento da nossa edilidade.
Devemos incorporar, também, no cálculo as vantagens sociais: melhor ambiente, mais exercício físico. 

Por outro lado, cada um decidirá se vale a pena “soltar uns cobres amiúde”… embora a receita vá, maioritariamente, para a empresa exploradora. O orçamento da cidade fica mais rico em quase 500 euros por dia …. Uma fortuna!

Moço de Vila Real


14 comentários:

  1. Porque ninguém até a este momento me consegue explicar porque é que o executivo da Câmara Municipal (Luís Gomes) decidiu privatizar o espaço público neste caso o estacionamento que a população desde sempre utiliza vou amanhã quinta-feira dia 25-06-2015 participar na Assembleia Municipal a realizar na Biblioteca Vivente Campinas pelas 21,30 horas e confrontar os membros do partido da maioria PSD responsável por esta privatização e os restantes partidos da oposição a responderam às motivações da privatização que, como leio no texto do Moço de VR e publicado no vosso blog nos demonstra quem vai ter as maiores vantagens e quem serão as maiores vitimas
    Porque o interesse não é de toda a população apelo assim a toda a população a participar

    ResponderEliminar
  2. Talvez o Autor deste magnifico escrito saiba tirar-me a uma minha dúvida:
    - Todos os que vivem fora da área coberta por parquímetros terão que pagar estacionamento quando demandarem essa área e neste grupo realço os que vem à Cidade para trabalhar.
    Como neste grupo de Trabalhadores incluo o Senhor Presidente da Câmara e os Senhores Vereadores, se de entre estes algum vive deles fora da área atrás referida, paga estacionamento ou beneficia de um estatuto especial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo me foi informado na loja da empresa concessionaria, os moradores que têm residência fora da zona tarifada, não têm direito a nada.

      Quanto ao segundo tema... estou certo que as pessoas que refere (que desempenham funções com o nosso dinheiro) estarão isentos de qualquer pagamento.... Podem ir à praia sem pagar estacionamento!

      Eliminar
  3. E poderemos ainda perguntar se não existe no contrato assinado nenhum tipo de gasto da responsabilidade do município (energia, seguros, manutenção, reparação ou outro) ?

    ResponderEliminar
  4. Ouço os executantes e alguns apoiantes dos mesmos quando se fala do estacionamento pago, que também em Tavira ou Faro se paga, isto para se sentirem mais acomodados com esta medida intolerável.
    Pergunto a estes executantes e adeptos da exploração da população do concelho, que já pagam o mais caro IMI do País, taxas exorbitantes na factura da água, no contracto para ligação da água ou mudança de nome do contracto da água,etc,etc, se alguma vez pensaram que:-
    Em outras cidades que pagam estacionamento, do que acham, de estas cidades terem serviços compensatórios que nós não temos mas deveríamos ter, como, por exemplo :-

    - Serviços de completos de oftalmologia (por ex.- operações)
    - Loja do cidadão
    - Centro de inspecções de veículos
    - Loja EDP
    - Clínicas de Ressonância Magnética e outras.
    - Grandes centros comerciais
    - Cinemas
    -Teatros
    - Museus
    - Centros de saúde onde se possa dar uma injecção ou fazer um curativo no fim de semana

    - Poderia aumentar a lista com definições de serviços que nós não temos ao contrário dos outros e que nos leva, a não ser só vitima da falta do interesse do executivo em não os exigir, assim como o executivo a aumentar ainda mais as nossas dificuldade não só humanas como financeiras.

    Quando temos de nos deslocar a Tavira, Faro ou outras para sermos servidos do que aqui não temos, pagamos deslocações, perdemos dias de trabalho, pagamos alimentação, muitas vezes ainda com tempo e sofrimento.

    ResponderEliminar
  5. Tal como eu, diversos residentes desesperamos pela chegada do verão com o intuito de podermos alugar por algum tempo os nossos quartos ou apartamentos e arrecadar algum financiamento para resistir a despesas nos meses seguintes na maior parte das vezes estas servem para auxiliar familiares mais achegados .
    A Câmara impôs que estes apartamentos fossem equipados com instrumentos de serviço de incêndio e a pedir uma vistoria aos apartamentos para avaliar as suas condições para poderem ser alugado.
    No conjunto fizemos avultadas despesa ainda com um livro de recibos, livro de reclamações, pedir uma licença de actividade de alojamento local,etc.
    Mas, agora quê são os turistas que se atrevem a vir a VR alugar um apartamento sem terem um lugar de estacionamento ou a pagar mais de estacionamento do que o aluguer do apartamento.
    Sr. Presidente acho que é de bom senso que o sr. reveja a sua posição quanto a esta medida e a revogue imediatamente.
    Com os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Afinal o ausente devia estar em VRSA mas não teve coragem de estar presente na Assembleia Municipal.
    Só assim se pode compreender como foi possível hoje (26) de manhã terem sido chamados à Câmara para reunir com o Luís Gomes e na parte da tarde foi a vez de reunir com os seus correlegionários.
    A coragem de um homem menor

    ResponderEliminar
  7. Nas contas do MOÇO de VR faltam as receitas do estacionamento de Monte Gordo 1095 lugares pagos uma mina para o ESSE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo sei, a ESSE é um empresa privada e como todas as empresas privadas, existem para gerar lucros. A ESSE, na minha maneira de ver, nada tem de culpa em todo este processo. A empresa participou num concurso, que ganhou e, por isso, nada de anormal ou ilegal fez.

      Acusar a ESSE concessionária dos estacionamentos de algo é o mesmo que acusar as clinicas privadas que prestam um serviço que o Sistema Nacional de Saúde não presta de serem más.

      Se temos algo a reclamar, e eu acho que temos, devemos fazê-lo na entidade que tem responsabilidade - a autarquia de Vila Real de Santo António.

      Nós, habitantes desta cidade, devemos revoltar-nos para com aqueles que nos governam e nos fazem pagar bem caro viver nesta cidade.

      Eliminar
    2. O valor previsto para uma ocupação anual de 35,9% é de 1188 euros por lugar disponível. Multiplicando esse valor por 1095 lugares teremos uma receita prevista acrescida de um milhão e trezentos mil euros.

      Eliminar
    3. No artigo do Moço de Vila Real não existe nenhuma crítica à ESSE mas apenas realçar a diferença de ganhos nesta negociação entre um privado e todos nós representados pelas entidades eleitas com o nosso voto..

      Eliminar
  8. Seria interessante saber o que pensa o sr. António Cabrita, chefe da bancada PSD na Assembleia Municipal desta decisão do seu presidente.

    Fica lançado o repto!

    ResponderEliminar
  9. É tudo para privatizar

    http://ionline.pt/398869?source=social

    ResponderEliminar
  10. Agora é que o Joaquimbecil de VRSA está a ver onde está metido. Foi avisado vezes sem conta mas não quis saber, julgava que era mentira. Faz agora 10 anos que LG foi eleito presidente e os resultados começam a aparecer. Uma dívida enorme, taxas máximas de IMI, ÁGUA, RESIDUOS. Desemprego elevado, pobreza, investimento nulo. Enfim, pior era impossível. E ainda faltam 2 anos para terminar a sua obra. Até lá ainda vai haver mais amargos de boca para o tal Joaquimbecil que votou nele. Sim, porque os que não votaram, já sabiam o que aí vinha...

    ResponderEliminar