22 setembro 2011

ILUMINISMO


  • Tomei hoje conhecimento, por acaso, que em Mérida está a decorrer neste momento o IV Congresso da Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia, a qual é presidida pela Câmara de VRSA.
  • O Tema desta reunião é a "Mobilidade Sustentável em Cidades Médias".
  • Pondo de lado a polémica se VRSA é uma cidade média (O que será então uma cidade pequena?), leio numa extensa informação, entre outras coisas, que esta rede pretende influenciar decisões a nível nacional e internacional, logo quer ser um lobby e presidido pela nossa câmara, nem mais. Ficamos à espera de boas notícias para VRSA de um lobby tão poderoso.
  • Claro que a rede não se fica por aqui, quer reforçar a cooperação entre estas cidades, em estudos e troca de experiências (o que será que irão contar!), no planeamento e na gestão das cidades e quais as "melhores práticas", apostar no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida.
  • Bonito! Gostei.
  • Daqui a dias começa outro congresso, de 6 a 8 de Outubro, o VIII Congresso das Cidades e Entidades do Iluminismo, no Centro Cultural António Aleixo, com a presença, segundo consta, do Presidente Cavaco Silva, certamente para apadrinhar a boa gestão camarária cá do burgo.
  • E, como se esperaria, o referido congresso iluminista, da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Fórum do Iluminismo, será presidido pela Câmara de VRSA.
  • Os trabalhos irão reflectir "sobre os obstáculos e as novas oportunidades económicas, sociais e habitacionais que hoje se colocam num equilíbrio que se procura entre práticas de manutenção e rentabilização na recuperação do património edificado dos centros históricos e a inserção destes espaços na economia de cada cidade ou país". Uf!, isto é que é falar.
  • Que saiam todos iluminados para nosso bem, são os nossos votos.

2 comentários:

  1. VRSA cidade média?
    Era interessante saber qual o critério usado na classificação das cidades quanto à sua dimensâo (superfície, população, etc.), e quais os graus considerados (pequeníssima, muito pequena, pequena, ... , média, ..., grande, muito grande, enorme, enormíssima), para podermos saber se a classificação atribuída a VRSA é a adequada.
    É que para o cidadão comum VRSA não passa de uma pequena cidade que alguém com influência conseguiu incluir no grupo das cidades médias.

    ResponderEliminar
  2. Se vila real santo antonio é uma média cidade o que será portimão e faro? è só publicidade enganosa.

    ResponderEliminar