21 janeiro 2012

OS SINAIS ESTÃO AÍ !

A Universidade do Algarve organizou um debate sobre a Reforma da Organização Territorial em que participaram alguns deputados eleitos pelo Algarve.
Para além de haver concordância com a regionalização que espera concretização há 35 anos, e a desconfiança de que esta "reforma" em curso  que visa diminuir o número de freguesias, acabar com a oposição nas câmaras e chutar a oposição só para as assembleias municipais, visa impedir a regionalização deslocando a discussão para outras matérias.
O interessante é que no meio do debate houve desabafos curiosos, alguns de Mendes Bota, com os quais temos de concordar, por exº " Esta reforma não deve ser feita para os autarcas nem a pensar neles, mas sim para servir a população"; ou preocupado com a limitação ainda maior no futuro da capacidade das assembleias municipais fiscalizarem as câmaras porque "alguns autarcas são caciques e déspotas".
Oxalá o seu partido oiça tão sábias palavras, coisa que não incomoda o Miguel Freitas do PS que acha que a "oposição deve ficar na assembleia municipal". E assim vamos, por isso não é de estranhar que o estudo agora publicado "Sobre a Qualidade da Democracia" confirme aquilo que já é visível na sociedade, a saber:
- um dos defeitos maiores da nossa democracia é a "falta de confiança nos políticos";
- que os autarcas estão no fim da escala das instituições que "dão voz às preocupações dos portugueses". Só 3% acham que não;
- 86% acham que se deve castigar os governos que governam mal e recompensar os que governam bem;
- os portugueses têm mais confiança nos movimentos sociais do que nos partidos e aderem mais às iniciativas não partidárias, quanto mais independentes dos partidos maior é a adesão;
- a um político acusado de corrupção deve ser de imediato suspenso o mandato.
O mais preocupante é o descrédito na democracia que leva 15% a admitir "que nalgumas circunstâncias, um governo autoritário é preferível a um sistema democrático".
Segundo os autores do estudo há um espaço à direita que ainda não foi aproveitado, fundamentalmente devido ao facto do nosso sistema oferecer uma válvula de escape a esse populismo e autoritarismo "que é o poder local, que é clientelar e não é fiscalizado".
Rezemos!

6 comentários:

  1. Ex mos. Senhores,

    Dada a temática abordada, tomei a liberdade de publicar este V/ "post", com o respectivo link, no
    .
    Regionalização
    .

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos não acham que estão a entrar num caminho que não devem e vão perder a credibilidade que têm conquistado?

    ResponderEliminar
  3. Enquanto estrutura partidária , a Secção Concelhia do PSD de Vila Real de Santo António nunca foi tão insignificante dentro do partido , porque saiu a relação com a quantidade de delegados a eleger por cada concelhia ao XXXIV Congresso Nacional do próximo mês de Março e o PSD de V.R.S.A. perdeu a sua representatividade e teve direito apenas a 1 (um) delegado em resultado do número de militantes que ficaram actualmente . É incrivel e muito estranho como sendo poder na autarquia conseguem agora ter menos peso de militantes do que alguma vez tiveram antes , mesmo ao longo das décadas em que a Câmara foi PS ou PCP em que a concelhia elegia sempre mais delegados nos congressos internos , o rapazinho vai liquidar até o próprio partido no concelho .

    ResponderEliminar
  4. Não me assusta que a oposição fique só na AM desde que
    a)os poderes desta sejam reforçados
    b)que a capacidade de fiscalizar seja efectiva (por exemplo a CM ser obrigada a responder num prazo razoável - digamos 30 dias - a todos os pedidos de esclarecimento/informações sobre questões concretas da gestão autárquica;
    Penso que há formas de podermos assegurar a representatividade e a democracia se a alteração for feita com sentido de responsabilidade e não para agradar aos amigos e criar mais casos de irresponsabilidade e despotismo como o do LG

    ResponderEliminar
  5. O anónimo do dia 22 diz que a Associação pode estar a entrar por caminhos errados.
    Acho que ele não tem razão, a Associação tem legitimidade para pronunciar-se sobre quetões locais de interesse da população. Também tem o direito e o dever para alertar a população que os auracas eleitos pelos vilarealenses estão a tomar deliberações de favorecimento de alguns em prejuizo de muitos.

    ResponderEliminar
  6. A ASSEMBLEIA mMUNICIPAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, APROVOU UM PLANO DE PEDIDO DE EMPRÉSTIMOS, PARA PAGAMENTO DE DÍVIDAS ACUMULADAS, ESSENCIALMENTE NO MANDATO DO LUÍS GOMES-PSD.
    A CÂMARA DE VRSANTÓNIO, VAI TER QUE PAGAR ANUALMENTE MAIS DE 5 MILHÓES DE EUROS.
    LUÍS GOMES DEVIA TER APRESENTADO O PEDIDO DE DEMISSÃO E TODOS OS MENBROS DO EXECUTIVO E DA ASSEMBLEIA DEVIAM TER FEITO O MESMO, PORQUE SÃO CORRESPONSÁVEIS PELA SITUAÇÃO DE CALAMIDADE A QUE A CÂMARA FOI LEVADA.
    DAS POUCAS VEZES QUE ESTIVE DE ACORDO COM A MINISTRA DA JUSTIÇA, FOI QUANDO ELA DISSE QUE "ACABOU A IMPUNIDADE", SE ISSO FOR REALMENTE PARA CUMPRIR, OS AUTARCAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO, TERIAM QUE RESPONDER PELA FALÊNCIA FRAUDULENTA A QUE CONDUZIRAM O MUNCÍPIO E CERTAMENTE TERIAM QUE SER RESPONSABILIZADOS E PUNIDOS.

    ResponderEliminar