09 dezembro 2013

CRISE E HIGIENE

GRANDE INVESTIGAÇÃO

Há cada vez mais pessoas a recorrer a balneários públicos

por Marina Marques, Rui Marques Simões, Rui Pedro Antunes e Sílvia FrechesHoje1 comentário

Nos últimos anos têm aumentado os portugueses que recorrem a balneários públicos e espaços comerciais fazer a sua higiene diária
Nos últimos dois anos aumentou de forma "assustadora" o número de pessoas que deixaram de conseguir pagar as faturas da água, saneamento e eletricidade. A denúncia é de Jorge Morgado, secretário-geral da associação de defesa dos consumidores (Deco), e confirmada por muitos municípios contactados pelo DN, que revelam ainda serem cada vez mais as pessoas a pedir a tarifa social.
"Há muitas famílias que não têm água canalizada e vão aos balneários públicos e estabelecimentos comerciais fazer a sua higiene diária. É um problema novo que tende a aumentar... É terrível. Isto não é alarmismo, é a realidade", alerta Jorge Morgado

O Balneário Público de VRSA foi inaugurado nos anos cinquenta do século passado. Nesses tempos a maioria das casas não tinha casas de banho como as de hoje ou pura e simplesmente não as tinha. Só depois do 25 de Abril se estendeu por todo o país, lentamente, a água canalizada para todos, os esgotos, a electricidade, com a consequente melhoria da higiene e saúde públicas. A possibilidade de tomar banhos quentes em casa era um luxo acessível a poucos. Aos sábados e domingos era ver as bichas de homens e mulheres à espera de vez para tomar banho no balneário. Com o passar do tempo e a melhoria das condições de vida o Balneário foi perdendo freguesia.
Agora, subitamente, os balneários públicos voltam a ser procurados pelas piores razões, desemprego, pobreza, miséria, aumento impressionante dos sem-abrigo e pessoas que vivem nas ruas etc. Seria mais uma maldade que o balneário de VRSA viesse a ser encerrado nestes tempos difíceis por não ser rentável. Sabemos que associações de beneficência enviam pessoas ao balneário, uma medida de interesse para a saúde pública. 
Se a autarquia deve muito dinheiro às Águas do Algarve não deixa de receber dos utentes o dinheiro das facturas e até aumentou as taxas mais uma adicional de 1 euro para os Bombeiros. Esperamos que não se confirmem os boatos de que o encerramento do balneário foi ou está a ser considerado. Seria injusto para não dizermos coisa pior.
Nota 1: disse a imprensa de hoje que os chineses e espanhóis já dominam o comércio da água em 20% das autarquias. Tempos aviltantes estes: a água que há séculos é nossa é agora propriedade de estrangeiros e temos de a comprar. Os lucros desta actividade em lugar de ficarem no país vão enriquecer quem já é mais rico do que nós. 
Nota 2: quem anda pelas ruas desta cidade tem de concluir que o Regulamento de Ocupação do Espaço Público se transformou em Desregulamento Caótico e Selvagem do Espaço Público.

1 comentário:

  1. Caros Amigos
    O Luís Gomes há muito que perdeu o controle da Câmara por desleixo devido às constantes viagens ao estrangeiro ou no interior do país a tratar dos seus próprios negócios e por saber que não poder cumprir seja o que for devido às trapalhices com que foram feitas as dividas e a falta de soluções legais para as pagar.
    Para compensar e tentar não perder a mascara oferece benefícios como cheques para compras, rendas de apartamentos minimalistas ou empregos a amigos ou protectorados, etc,etc,
    Os ofícios da autarquia estão entregues a pessoas incompetentes de fora da cidade sem qualquer ligação à mesma sem conhecimento da historia das suas gentes. Parece-nos que só tem um desejo destruir tudo aquilo que nos liga e nos fazer sofrer como vilarealenses.
    A história do balneário é um bom exemplo disso, uma (ou mais) figura/s de comportamento humano e politico duvidoso insistme em destruir este património (como outros p.ex.P.M.Pombal) por ignorância ou má fé.
    Espero e faço votos que os vilarealenses despertem e se revoltem contra os abusos destas figuras macabras e evitem que se destrua ainda mais o nosso património.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar