16 fevereiro 2014

CASA ARROMBADA, TRANCAS À PORTA


De um técnico de contas recebemos um comentário ao relatório feito pela empresa Oliveira, Reis & Associados, SROC, LDA, à situação financeira da SGU.
Pelo seu interesse publicamos aqui o referido comentário.


Comentário ao parecer do fiscal único sobre a informação financeira semestral da VRSA, sociedade de gestão urbana.

O exemplo da má gestão na Câmara estende-se à sociedade de gestão urbana de VRSA.
O tão apregoado “iluminismo” na sua criação está a revelar episódios de “ilusionismo” na sua gestão. 
Numa análise ao relatório do fiscal único sobre os resultados do 1º semestre de 2013 e, tal como, no orçamento camarário para o corrente ano, as despesas correntes (custo das mercadorias, fornecimentos e serviços externos e gastos com o pessoal) ultrapassam as vendas e serviços prestados em cerca de quinhentos mil euros. 
A gestão operacional da empresa é sustentada por subsídios à exploração correspondente ao valor a ser entregue pela Câmara para a exploração do Complexo Desportivo, bem como do apoio financeiro da própria Câmara para equilibrar os resultados operacionais do Complexo Desportivo em 2013 (setecentos e cinquenta mil euros) que, só por si, não consegue aguentar o impacto do aumento de juros de financiamento. O valor previsto para a gestão do complexo desportivo no ano de 2013 é de um milhão e quinhentos mil euros. 
O outro pilar desta gestão está assente em debitar juros de mora a debitar à Câmara Municipal por faturas não pagas por esta, desde 2009, no valor superior a um milhão e setecentos mil euros e, como seria de esperar, nos valores faturados aos clientes das águas (resíduos fixos e variáveis e taxas municipais de proteção civil). Este último aspeto não é relevante pois aumenta, proporcionalmente, receitas e custos.
Existem, neste relatório, ainda vários casos pitorescos de registos contabilísticos mal efetuados, caso do IVA deduzido indevidamente no valor aproximado de cento e dez mil euros, em Junho de 2013.
Quanto à situação patrimonial, existe riscos de imparidade (são riscos ligados à diferença potencialmente existente entre o valor que é colocado pela SGU e o seu valor de mercado) do terreno ocupado pelo Parque de Campismo de Monte Gordo. Recordar que este terreno representa 71% (37 milhões de euros) do património fixo da SGU, podendo uma eventual imparidade de 20% em relação ao valor de mercado provocar um prejuízo de 7 milhões e meio nas tão depauperadas contas da SGU. 
Os valores dos empréstimos efetuados a curto e médio prazo aproximam-se dos 44 milhões de euros. Recordo que a minha previsão para os empréstimos na Câmara Municipal é de 100 milhões de euros. Significa que o empréstimo total aproxima-se do valor de 150 milhões de euros.



Apenas pergunto para quê ou a quem serviu tanto empréstimo?

23 comentários:

  1. Sabendo-se que foi apresentada queixa, muito bem fundamentada, contra a Câmara Municipal, por esta ter tomado posse dos terrenos do Parque de Campismo de Monte Gordo, usando a figura jurídica de usucapião, poderá o Sr. Técnico de Contas dizer-nos qual o reflexo nestas contas, caso o Tribunal considere a tomada de posse dos terrenos, ilegal?
    Pela minha parte desde já os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar
  2. Caso a propriedade plena do terreno não seja atribuída à VRSA - Soc. Gestão Urbana então os resultados do ano em que essa decisão fôr tomada serão prejudicados na proporção exata do valor inscrito no património da SGU que são 37 milhões de euros. Na minha análise, apenas prevejo uma desvalorização do valor do terreno de 20%. Caso o que o estimado comentador prevê venha a acontecer então "o principal suporte patrimonial da SGU" deixará de existir tal como a própria VRSA-SGU.
    Moço de VRSA

    ResponderEliminar
  3. No comentário que fiz em 16 de Fevereiro de 2014 às 23:19, solicitava ao Sr. Técnico de Contas que nos informasse quais os reflexos nestas contas, caso o Tribunal considere a tomada de posse dos terrenos, ilegal.
    Quis o Sr. Moço de VRSA informar-nos quais os reflexos e fê-lo com uma clareza tal que me deixou completamente esclarecido, pelo que lhe estou muito agradecido.
    Para ficar completamente elucidado sobre este processo do Parque de Campismo, e face aos documentos tornados públicos pela AMA, só me resta perceber a aparente passividade do BPI Millenium, que emprestou à SGU cerca de 20 milhões de euros, tendo como garantia os terrenos do Parque de Campismo.
    Provavelmente nunca chegarei a perceber, pois de lagares de azeite ainda vou percebendo alguma coisa, mas de bancos sou um autêntico zero à esquerda!

    ResponderEliminar
  4. Parece que a irmandade vilarealense está com problemas, contas e mais contas, registos de legalidade duvidosa, conta e estudos feitos em cima do joelho, por os xicos espertos que foram contratados, para estes laboriosos e engenhosos estudos e projectos económico, camuflados com planos de pormenor, para ir iludindo o Zé pagode com os investimentos de centenas de milhões de euros e a criação de milhares de postos de trabalho. Com festas e bolos se enganam os tolos, em vila real de santo antónio, confirmou-se. Nestes inúmeros projectos de hotéis de CINCO ESTRELAS e tudo o que foi dito, o que resta e é bem visível é uma gigantesca dívida de mais de cem milhões de euros. Talvez seja a altura ideal, para averiguar se a autarquia ou alguém em nome dela andou a fazer investimentos em CUBA, para por fim ao clima de suspeição existente com tanta viagem do Luís Gomes à referida CUBA.

    ResponderEliminar
  5. Admitindo que o BPI Millenium emprestou um valor tendo como garantia os terrenos do Parque de Campismo, gostaria que alguem me elucidasse qual a figura juridica que dá cobertura a este acto sendo que os terrenos foram disponibilizados em condições especiais ou seja voltarem à posse do Estado. Eu não disse Câmara .

    ResponderEliminar
  6. BCP MILENIUM VILA REAL SANTO ANTONIO, EFETUOU VARIAS OPERAÇÕES DE EMPRESTIMO Á SGU COM A GARANTIA DE UM IMOVEL QUE NÃO É NA VERDADE PROPRIEDADE DESTA MAS SIM DAS MATAS NACIONAIS E DO ESTADO PORTUGUÊS.SERÁ QUE O SR LUIS(GERENTE)?E RESPONSAVEL DA AGENCIA AO SER MEDIADOR DESTA TRANSAÇÃO BANCARIA NÃO PENSOU NAS CONSEQUENCIAS E PREJUIZO QUE PÔDE CAUSAR Á INSTITUIÇÃO BANCARIA?OU SERÁ QUE OS INTERESSES FAMILIARES POR TACHO FORAM POSTOS EM PRIORIDADE?O BCP PODE NÃO SÓ PERDER OS MILHÕES QUE EMPRESTOU COMO NÃO TER GARANTIA Á HORA DE EXECUTAR NENHUM BEM PARA COMPENSAR.UMA CATASTROFE.

    ResponderEliminar
  7. A gestão pública tem estado assente em critérios eleitoralistas nas despesas e investimentos feitos sem preocupações de uma análise séria dos resultados que provocam aumentando gastos sem o correspondente equilíbrio no lado das receitas. Para que isto seja possível o setor financeiro tem apoiado estes "pavões gastadores com lugar assegurado nas administrações públicas" , proporcionando aos líderes partidários uma boa vida sem responsabilização nos resultados,

    ResponderEliminar
  8. Com uma dívida destas. as consequências negativas para o concelho e para quem cá vive, irão surgir mais mês menos mês.
    Também comungo acerca da forma como foi criada uma dívida tão grande, a gestão da Câmara, terá agido sempre de forma consciente e responsável? parece-me que não.
    Parece que no seio autarcas e apoiantes do PSD, que apesar de ter sido reduzido drasticamente, tudo vai bem para o concelho e para a sua população.

    ResponderEliminar
  9. Os autarcas do PSD terão conhecimento e consciência acerca do real valor da dívida da Câmara + SGU-Empresa Municipal.
    Pelo seu comportamento seguidista/servilista em relação ao Luís Gomes, os autarcas do PSD também terão que ser responsabilizados, pela situação de pré-falência que criaram a Vila Real de Santo António.
    Onde estão os investidores de centenas e centenas de milhões de euros? onde estão os milhares de empregos prometidos? Temos os POCs e já não é nada mau.
    As viagens de Luís Gomes ao estrangeiro continuam, a tratar de quê?
    Havemos de saber, aquilo que muitos já sabem e comentam à boca fechada.

    ResponderEliminar
  10. ISILDA GOMES PRESIDENTE DA CAMARA DE PORTIMAO (COLIGAÇÃO PS/PSD) FOI PEDIR AJUDA AO GOVERNO PARA SALVAR DA FALENCIA A SUA CAMARA QUE SEGUNDO O SEU VEREADOR PEDRO XAVIER (MEMBRO DA COMISSAO POLITICA DISTRITAL DO PSD ALGARVE) TRATA-SE DE UMA CAMARA FALIDA TAL COMO A CAMARA DE VILA REAL DE SANTO ANTONIO . . . PREPAREM-SE PARA A FOMINHA

    Reforçar, junto do primeiro-ministro, a importância de o Governo constituir o Fundo de Apoio Municipal com urgência para resolver problemas mais delicados de autarquias em situação difícil, como a de Portimão, foi um dos objetivos da reunião que Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, manteve hoje em Lisboa com Pedro Passos Coelho.

    Em declarações ao Sul Informação, Isilda Gomes disse que o primeiro-ministro se mostrou sensibilizado para o problema e preocupado com a situação de Portimão e de todas as outras autarquias com o mesmo problema.

    Numa audiência realizada a pedido da autarca portimonense e onde foi transmitido ao líder do Governo o estado de dificuldade financeira que se vive no município, Isilda Gomes salientou, segundo nota de imprensa, que, apesar do esforço que o novo executivo da Câmara Municipal de Portimão está a fazer no sentido de reduzir as despesas de funcionamento da autarquia, começam a existir sinais preocupantes que advêm do facto de a autarquia não conseguir dar resposta às necessidades mais básicas da população, nomeadamente a nível social.

    A autarca saudou ainda a criação do Fundo de Apoio Municipal, que poderá vir a ser outro instrumento fundamental para a estabilização e resolução do problema financeiro do Município de Portimão.

    Segundo o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o caso de Portimão não é único, havendo cerca de três dezenas de municípios em todo o país em situação de emergência financeira, que precisam de apoio com a máxima urgência.


    NOTICIA: SUL INFORMAÇÃO

    ResponderEliminar
  11. Vila Real de Santo António, vive uma Democracia (?) amordaçada, quando se quer criticar alguém ou alguma coisa, olha-se em redor, seja nos cafés, na via pública e especialmente se for nas instalações da câmara ou da SGU.
    Como é possível, a dívida gigantesca da Câmara e da SGU, não merecer dos autarcas da oposição, uma atitude de firmeza? de que têm medo?não acredito que não saibam, não me digam que têm todos familiares na Câmara ou na SGU?

    ResponderEliminar
  12. A ética está ausente da nossa vida pública.
    A democracia sonhada de há quarenta anos transformou-se numa enorme democrazia.
    Azia de políticos sem respeito pelos eleitores prometendo um carnaval de ilusões e um discurso artístico, trabalhado com as empresas e assessores de imagem que vendem produtos e não homens e mulheres.
    Azia dos media que promovem esses políticos até à exaustão e enchem a juventude do meu país com valores que não levam à felicidade coletiva, incentivando vidas fúteis.
    Azia pela falta de respeito aos cidadãos.
    O 25 de Abril de 1974 fez-me acreditar, o de este ano dá-me azia.

    ResponderEliminar
  13. Em 2010, o Tribunal de Contas pronunciando-se sobre a auditoria financeira realizada às contas do município de Vila Real de Santo António afirmava que “ ao longo do biénio 2007-2008, verifica-se um empolamento da receita de capital, nomeadamente da receita de capital, criando a ilusão de suficiência estimulando a assunção de compromissos, aumentando as responsabilidades do Município, sem a correspondente entrada de recursos financeiras”, tal como acontece, digo eu, até ao recente orçamento aprovado para 2014.
    Em carta enviada, em 19-11-2013, à Assembleia Municipal sobre o orçamento municipal para 2014 é referida a apreciação técnica feita pela DGAL e que até ao momento parece não ter sido tornada pública. Porque será?
    A explosão no valor dos juros a pagar pelo município (Câmara e SGU) vai rondar o valor de seis milhões de euros para o presente ano. Recordarei para estabelecer como comparação o ano de 2011, com o valor de um milhão e meio de euros, ou seja QUADRIPLICOU. Como os juros são calculados sobre o valor do empréstimo, será fácil concluir sobre o que está a acontecer.
    A natureza privilegiou a nossa terra pela sua localização única mas não nos ofereceu ainda uma gestão municipal competente.

    ResponderEliminar
  14. NOTICIA DO JORNAL REGIAO SUL ONLINE E RESPECTIVO COMENTARIO , EM V.R.S.A. AS PESSOAS NEM IMAGINAM MAS TODO O ALGARVE ESTA CHEIO DO QUE SE ESTA PASSANDO AQUI , DA RUINA DA CAMARA E DO SANTO-IRMÃO , É UMA VERGONHA E UM ESCANDALO E AUSENCIA DE OPOSIÇÃO POLÍTICA A SERIO COMEÇA A PASSAR ATESTADO DE INCAPACIDADE AOS DIRIGENTES POLITICOS LOCAIS PERANTE OS SEUS CAMARADAS DE TODO O ALGARVE

    A NOTICIA:
    O PSD indicou hoje o algarvio José Mendes Bota, deputado na Assembleia da República, para o 9.º lugar da lista conjunta com o CDS-PP às eleições europeias de maio.

    Os sociais-democratas indicaram candidatos masculinos para o 7.º e o 9.º lugares, deixando o 8.º lugar para uma mulher a indicar pelos centristas.

    De acordo com a lei da paridade, não pode haver mais de dois candidatos seguidos do mesmo género nas listas eleitorais.

    PSD e CDS-PP acordaram que o 4.º e o 8.º lugares da sua lista conjunta às eleições europeias seriam indicados pelos centristas.

    A proposta de candidatos do PSD inclui os seguintes nomes: Paulo Rangel, em 1.º lugar, Fernando Ruas, em 2.º, Sofia Ribeiro, em 3.º, Carlos Coelho, em 5.º, Cláudia Aguiar, em 6.º, José Manuel Fernandes, em 7.º, e José Mendes Bota em 9.º.

    .diariOnline RS com Lusa
    22:20 domingo, 02 março 2014

    Enviar a um amigo Comentar esta notícia [1 comentários]
    Imprimir esta notícia Criar alerta Flash-Mail

    O COMENTARIO:
    Comentários sobre esta notícia
    - e Luis Gomes...
    ... voltou a ficar de fora da lista e, em relação a questões europeias, fica-se pela eurocidade transfronteiriça que continua a acumular dividas. Esta dívida, somada à da autárquica de vila real SA, já se aproxima de um BPN concelhio.
    [ 03 março 2014 ] Baltazar Efigenio


    JA AGORA ALGUEM SABE O QUE FOI FEITO DO JOSE RAUL DE OURIQUE ?

    UM RAPAZ TAO VERSATIL E TAO ESTIMADO PELOS DESFOMEADOS LA DA TERRA , TAMBEM TEVE UM PROBLEMA COM A VIATURA DA CAMARA MAS EU NAO VOU CONTAR PORQUE É PARA MAIORES DE 18 E TODA A GENTE FICOU SABENDO

    ResponderEliminar
  15. Notícia de hoje no jornal Público

    Ex-autarca do PSD na freguesia de São José julgado por peculato e falsificação

    "...Entre os bens e serviços que o Ministério Público acusa João Mesquita de ter adquirido para seu uso pessoal, com o dinheiro da autarquia, encontram-se charutos, champanhe, cartões de presente do El Corte Inglés, reparações e peças referentes a um veículo pessoal, combustível, viagens de avião, refeições em restaurantes, óculos, gravatas e outras peças de roupa...."

    De onde é que nós conhecemos esta história?

    ResponderEliminar
  16. Os jornais falam de câmaras falidas, falam de outras à beira da falência.
    A câmara + SGU de Vila Real de Santo António, segundo números divulgados neste blogue, deve se uma das que tem maior dívida em números absolutos e a maior dívida por habitante.
    Mas os jornais nunca falam de Vila Real Santo António, porquê?
    Ou os vossos números não correspondem à verdade, ou alguém consegue camuflar bem a situação. Gostaria que alguém que soubesse, respondesse.

    ResponderEliminar
  17. Os autarcas, só serão julgados pelas irregularidades/crimes económicos, peculato, prevaricação, abuso de poder, favorecimento económico e outros, desde que, aqueles que, têm conhecimento desses actos, os participem às entidades competentes.

    ResponderEliminar
  18. Luís Gomes foi descartado das listas do PSD para o parlamento europeu.
    Luís Gomes quando convidou um militante do PS para nº 2 da lista para a câmara, prometeu sairia em Junho de 2014.
    Espero que mantenha a palavra, porque seria muito bom para Vila Real de Santo António, que ele saísse e definitivo de qualquer cargo do concelho, mas parece que não vamos ter essa sorte, está agarrado, como a lapa à rocha.
    Se continuar a destruir o concelho e a sua economia por mais 2 anos e tal, onde irá parar esta terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No PSD já têm a percepção que este militante não vai trazer qualquer benefício ao PSD, a única coisa que o move, é o seu interesse pessoal, aliou-se aos comunistas quando lhe interessou, anexou o João Rodrigues/cigarrinho do PCP, mantém um estreito e íntimo relacionamento com CUBA, a do Fidel de Castro, com negócios, que no mínimo podem considerar-se estranhos. Usa o cargo público para fazer uma vida além das suas posses, até quando??????????

      Eliminar
  19. A distracção dos juízes pode não funcionar sempre.
    A gigantesca dívida leva a supor que, Vila Real de Santo António, tem sido mal gerida e sugado por uns quantos e de forma danosa.
    A exposição mediática do Luís Gomes tem custado caro ao concelho, muitos e muitos milhões gastos em pura propaganda.
    Tudo isso para que? Para ter sido preterido na listas do PSD para o parlamento europeu.
    Ele é presidente da câmara, ele é presidente da SGU-Empresa Municipal,ele é presidente da Odiana-Associação de Municípios (VRSA, C. Marim e Alcoutim), ele manda na Assembleia Municipal.
    Como é possível a acumulação de tantos cargos se são mais as vezes que falta às sessões de câmara, do que as que está presente, as viagens fora do concelho são mais que muitas, especialmente ao que faz estrangeiro (Cuba).
    A vaidade e a leviandade têm limites, que há muito foram ultrapassados pelo Luís Gomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo tem um fim, segundo consta, Luís Gomes, ultimamente tem visitado algumas vezes o tribunal de Vila Real de Santo António, certamente para ser ouvido acerca das queixas que foram feitas contra ele, por eventuais violações da Lei, em breve veremos o resultado.

      Eliminar
  20. Parece-me que o PSD, finalmente descobriu que o Luís Gomes tem tanto de social democrata, como tem de socialista ou de comunista.
    O seu projecto político foi chegar a presidente de câmara e isso conseguiu com relativa facilidade, outros voos faziam parte do projecto, tais como fazer parte do governo ou ser eurodeputado, não conseguiu e tudo indicia que o não conseguirá.
    Gastou milhões na sua promoção pessoal, para que aparecesse com frequência em eventos vários, apresentou-se como um inovador em questões sociais, que serviram para dar cobertura a muitas e muitas viagens a Cuba, para negociar a vinda de técnicos, com custos elevados para a câmara, sem dar conhecimento e sem a aprovação dos competentes órgãos autárquicos.
    Aguardam-se os próximos episódios desta trágico-comédia.

    ResponderEliminar
  21. A ser verdade que o Luís Gomes, não consegue ter acesso ao degrau seguinte do poleiro/tacho, significa que Vila Real de Santo António vai ter que carregar com ele mais uns anos? até onde crescerá a dívida da Câmara e da SGU-Empresa Municipal??
    Será possível continuar com este tipo de gestão irresponsável e ruinosa para o concelho e para os que cá vivem??
    Responda quem sabe.

    ResponderEliminar