19 junho 2014

PRIVATIZAÇÃO DA VIA PÚBLICA


A Câmara e a Ass. Municipal aprovaram com os votos contra da oposição (PS/CDU/BE) o estacionamento pago de viaturas em VRSA e Monte Gordo.

Nas zonas a cores estão previstos parquímetros?? Então uma parte significativa de VRSA e MG serão zonas tarifadas. Uma vez que os parques e zonas tarifadas podem ser concedidas pela SGU a entidades privadas tal resultará na privatização das ruas para dar lucro a uma empresa. Qual a vantagem?, dá uns cobres para diminuir a dívida ou para a aumentar?

22 comentários:

  1. A AMA está enganada! O mapa que apresenta de VRSA está errado uma vez que não inclui zonas que vão ser tarifadas como a Rua do Exército, Rua 25 de Abril, Av dos Bombeiros, Av Sá Carneiro, Rua António Campinas, Parque do Tribunal e Av da Republica desde a rotunda dos atuns até à Rua de Angola ....

    Não acham que era pouco!!!

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    1. Pensamos que estas foram as zonas aprovadas para estacionamento pago. Mas vamos tirar a coisa a limpo, podemos estar errados.
      Obrigado pelo aviso.

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  2. Se bem percebi, os residentes na área de estacionamento tarifado na via pública e que possuam veículo, ou terão de passar a aparcá-lo longe de casa, em áreas de parqueamento não pago, ou se quiserem aparcá-lo próximo de casa, terão de pagar o parqueamento, que na época baixa corresponde a 4x12,50 = 50,00 euros, nos meses de 4 semanas, ou 5x12,50 = 62,50 euros, nos meses de 5 semanas.
    Na época alta estes valores sobem para 4x25,00 = 100,00 euros, nos meses de 4 semanas, ou 5x25,00 = 125,00 euros, nos meses de 5 meses.
    Isto é, mais do que a grande maioria paga de condomínio!
    Se a família tiver mais que um carro e os queira aparcar próximo de casa, o custo por cada um a mais, sobe quase para o dobro.
    Não resido nesta área de parqueamento tarifado, pelo que não me cabe a mim tomar a iniciativa de a contestar.
    Mas porque considero tratar-se de uma decisão que visa apenas resolver problemas financeiros do município, sem a menor preocupação pelo reflexo negativo na economia doméstica dos munícipes afectados, e a falta de respeito pelos seus direitos, estarei a seu lado, se não tiverem medo de enfrentar o poder, e exigir o não pagamento do parqueamento.
    Permitam-me um apontamento com relação ao comportamento dos partidos da oposição.
    Estes mais uma vez interromperam as férias políticas para vir dizer umas coisas e exercer o seu direito de voto, quando era de esperar que perante decisão tão grave dos gestores autárquicos, imediatamente dessem conhecimento da proposta aprovada aos interessados, que pelo contacto que tenho com eles a desconhecem, e tomassem a iniciativa de, com a sua participação, exigir junto dos gestores autárquicos a anulação da proposta aprovada.
    Termino sugerindo que vejam na internet a solução que outros municípios encontraram para o estacionamento tarifado na via pública.
    Em todas as que vi e foram muitas, os moradores das áreas abrangidas, têm direito a, pelo menos, o parqueamento gratuito de um veículo.

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  3. NÃO AOS PARQUES PAGOS PARA RESIDENTES!
    Proponho a criaição de "uma frente comum" de moradores abrangidos pelo regulamento supra, com o objetivo único de fazer greve ao pagamento de estacionamento. Se nos unirmos todos e ninguém pagar, ,julgo que faremos colapsar o sistema.
    Poderíamos começar por fazer, cada um de nós, uma dezena de folhetos, para colocar nos para-brisas das viaturas.

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  4. AVISO DESDE JÁ: MORO EM ZONA DE PARQUE PAGO MAS NÃO VOU PAGAR. VOU PARA TRIBUNAL E LÁ, ENTÃO, SE FOR FORÇADO A ISSO, PAGO!...

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  5. Sou o autor do comentário de 20 de Junho de 2014 às 00:05.
    No segundo parágrafo onde se lê "nos meses de 5 meses", deve ler-se "nos meses de 5 semanas".

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  6. Em complemento ao meu comentário de 20 de Junho de 2014 às 00:05, sugiro que consultem o REGULAMENTO GERAL DE ESTACIONAMENTO NA VIA PÚBLICA DA CIDADE DE LISBOA, no qual os artigos 25.º e seguintes dizem respeito aos residentes.
    Chamo a atenção para o tarifário referido no Anexo VII ser anual e não semanal.
    Transcrevo a seguir o Art.º 25.º e o Anexo VII.

    Artigo 25.º
    Dístico de residente
    1. O dístico de residente titula a possibilidade de estacionar nas Zonas de
    Estacionamento de Duração Limitada ou nas Zonas de Acesso Automóvel
    Condicionado a que o mesmo diz respeito, nos locais devidamente identificados e
    sem limite de tempo, mediante o pagamento de uma tarifa, prevista no Anexo VII,
    de valor variável em função do número de veículos por fogo.
    2. Apenas podem ser titulares dos dísticos de residente pessoas singulares, sendo
    atribuídos até 3 dísticos de residente por fogo, sem prejuízo dos limites definidos no
    Artigo 28º para as Zonas de Acesso Automóvel Condicionado e do disposto no
    número seguinte.
    3. Caso o requerente comprove que no fogo reside mais de um agregado familiar,
    mediante a apresentação das respetivas declarações de rendimentos, terá direito a
    dois dísticos de residente adicionais, até ao limite de cinco por fogo, pelo valor
    indicado para o primeiro e segundo dístico de residente por fogo.
    4. As tarifas relativas à emissão de Dístico de Residente são as previstas no Anexo
    VII ao presente Regulamento.
    5. A tarifa aplicável ao terceiro Dístico de Residente terá um valor variável, dentro dos
    limites estabelecidos para o mesmo no Anexo VII, em função do número de lugares
    disponíveis e da oferta pública de transportes na zona da cidade para a qual o
    Dístico seja requerido, a definir mediante proposta a submeter à aprovação da
    Câmara Municipal que altere o referido Anexo, sendo aplicável até à respectiva
    aprovação, a tarifa mínima prevista para este Dístico em toda a cidade.
    1. O acesso e estacionamento nas Zonas de Acesso Automóvel Condicionado de
    veículos com dístico de Residente emitido para a mesma Zona depende da
    titularidade de identificador ou cartão de acesso.
    2. Para as Zonas de Acesso Automóvel Condicionado referidas no Artigo 17º do
    presente Regulamento, poderão ser emitidos até 3 Dísticos de Residente por fogo.
    3. Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, é igualmente aplicável a
    emissão de Dísticos de Residente para Zonas de Acesso Automóvel Condicionado,
    com as necessárias adaptações, o previsto no Artigo 25º nº 3 do presente
    Regulamento.
    4. Para cada fogo localizado no interior das Zonas de Acesso Automóvel
    Condicionado, será atribuído apenas um cartão de acesso ou identificador,
    podendo os residentes que possuam mais de um veículo por fogo, requerer para
    os mesmos um Dístico de Residente para a Zona de Estacionamento de Duração
    Limitada contígua, mediante o pagamento das tarifas previstas no Anexo VII.
    Anexo VII – Tarifas Previstas no nº 4 do Artigo 25º (Dístico de Residente –
    Aplicável a Todas as ZEDL e a todas as ZAAC)
    Nº DE VIATURAS POR
    FOGO
    TARIFA ANUAL
    1 GRATUITO
    2 30,00 €
    3 DE 120,00 € A 300,00 €

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  7. Acabei de afixar a seguinte vinheta no meu carro:

    «SOU RESIDENTE: NÃO AO PAGAMENTO DE ESTACIONAMENTO»

    Sê corajoso uma vez na vida: Faz o mesmo!!!

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  8. Acho excelente esta decisão. A população foi avisada que isto iria acontecer e voltou a votar em Luis Gomes - agora amanhem-se!

    Como, para Luis Gomes, somos uma banda de totós, vamos todos tipo carneiros pagar para ter as nossas viaturas estacionadas à porta da nossa casa.

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  9. ESTACIONAMENTO TARIFADO NA VIA PÚBLICA
    A decisão do “camarada” presidente de fazer pagar o estacionamento aos moradores na área concessionada, que pretendam estacionar os seus veículos junto de casa, o que não sucede, tanto quanto é do meu conhecimento, em mais nenhum concelho, sendo extremamente injusta, tem no entanto o mérito de abranger todos por igual.
    Tanto pagam os que lhe prestam vassalagem, elegendo-o com maioria absoluta, o que lhe permite ver aprovadas todas as suas propostas, como os que o consideram o coveiro do concelho.
    Estou com curiosidade de ver a reacção dos primeiros quando souberem a notícia, e que nomes feios que lhe vão chamar!

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  10. Rapazes! Informação de fonte fidedigna: os Residentes estacionarão gratuitamente. Não consegui esclarecimentos sobre os Comerciantes.

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  11. Calma, se o LG cumprir com o que colocou no caderno de encargos os residentes têm direito a um bónus - 1 lugar de estacionamento gratuito.

    E depois digam que o homem não se preocupa com o povo... cria estacionamentos novos (pelo menos vai pintar o chão), "oferece" 1 a cada residente, arranja dinheiro para ???? (não sabemos quem) e pelo meio vai fazendo mais uns quantos protocolos. Primeiro Cuba, depois Canadá, seguiu-se o México, agora o Uruguai, a seguir ... vamos ver onde é o passeio.

    Mas alegre-se o povo que os milhões devem estar a chegar ... antes das eleições prometeu aos comerciantes que ia haver um investimento de mais de 100 milhões no concelho e com isso justificou as muitas viagens que tem feito!!!!

    Um dia destes ainda ganha umas acções das companhias aéreas como prémio de assiduidade



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  12. Para que conste.
    Na sessão da Assembleia Municipal realizada em 12 de Junho de 2014, foram aprovadas as condições de utilização e do tarifário do parque de estacionamento “CENTRO COMERCIAL A CÉU ABERTO”, ponto 9 da ordem de trabalhos, com os votos favoráveis do PSD, a abstenção do PS e os votos contra do PC e do BE.
    A abstenção do PS tem com certeza uma justificação, mas tem também um significado e que é o de ser insensível ao pagamento do estacionamento por parte dos residentes na área concessionada.
    Para um partido que se reclama de socialista, esta abstenção é no mínimo, incompreensível.

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    1. Eu, como socialista que sou, estou totalmente de acordo com o que diz.

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  13. ESTACIONAMENTO TARIFADO NA VIA PÚBLICA
    Sugiro aos frequentadores deste blogue, que leiam com sentido crítico, os considerandos da proposta da SGU, que a suportam.
    E já agora sugiro-lhes também que meditem nos seguintes dados:
    1 – Cada residente da área concessionada que opte por pagar o estacionamento, vai ter um encargo anual de 869,64 euros.
    2 – Com base no número de estacionamentos estimados (2235), e conhecendo a área concessionada, podemos concluir que o número de residentes com carro, não é inferior ao número de estacionamentos estimados.
    3 – Admitindo que apenas metade dos residentes optem por pagar o estacionamento, a receita anual obtida através destes é cerca de um milhão de euros (exactamente 971822,70 euros).
    4 – E se todos optassem por pagar o estacionamento, a receita anual atingiria os dois milhões de euros (exactamente 1943645,40 euros).
    5 – Nos cálculos que fiz recorri apenas à aritmética elementar.
    6 – Uma proposta politicamente tão desajustada da realidade sócio económica dos residentes como esta, legitima a seguinte interrogação: que despesas extraordinárias tem a câmara que justifiquem, para obtenção de receitas, o recurso a solução tão agressiva para os residentes?

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  14. NOTICIA DE HOJE DIA 23 DE JUNHO DE 2014 NO i:

    18 ORGANISMOS GASTAM MAIS DE 1 MILHÃO. Do lado dos organismos, a lista dos que mais encargos assumiram na última semana é liderada pela EDIA (69,2 milhões), pela Sindescom (7,4 milhões), pela CP e pela Refer (4,8 milhões) e pelo Banco de Portugal (4,6 milhões). O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra ocupa a sexta posição, com 3,6 milhões, e o município de Torres Novas surge a seguir, com 3,4 milhões.Com contratos acima de um milhão de euros aparecem ainda 11 entidades: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (2,1 milhões), Águas e Resíduos da Madeira (2 milhões), câmara de Leiria e Empresa de Meios Aéreos (1,6 milhões), município de Castro Verde (1,3 milhões), câmaras de Guimarães e da Guarda (1,2 milhões), empresa municipal de Vila Real de Santo António - Sociedade de Gestão Urbana e empresa de segurança Grupo 8 (1,1 milhões), e câmara de Cascais e Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (1 milhão). JdE

    A camara (utilizando a SGU) vai pagar € 1.100.000 à empresa de segurança GRUPO 8 para que ?

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  15. Para onde vai Luís Gomes levar Vila Real de Santo António?
    Temos a água mais cara;
    Temos o IMI com valores máximos;
    Pagamos para os bombeiros;
    Agora vamos pagar estacionamentos, só poderão vir a estar isentos, aqueles que têm cá a 1ª habitação, os restantes proprietários vão ter uma surpresa quando vierem de férias.
    Entretanto Luís Gomes continua a viajar para países do América do Sul, para tratar de assuntos relacionados com investimentos no concelho, para os munícipes?? duvido muito;
    Os automóveis da câmara continuam a circular fora das horas de serviço, por vezes a meio da noite, além de constituir crime, mostra o carácter desonesto, oportunista e sem vergonha de quem faz isso.

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  16. Comentário a todos os comentários - LA - MU - RIA

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  17. A SGU - Empresa Municipal, não tem uma gestão democrática.
    O PSD gere/controla com autoritarismo e incompetência, sem ser escrutinada a sua gestão no dia a dia.
    A administração deveria incluir representantes das outras forças política.
    O parque de estacionamento, no local do hospital, está às moscas. Onde estão as receitas previstas, que serviriam, para atenuar o passivo?
    A gestão ruinosa do Luís Gomes/PSD e daqueles que a ele se encostaram, vai deixar o concelho numa situação de ruína, com dívidas gigantescas.
    Isto não é poesia, isto é a realidade.

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  18. Sr. comentador do comentário de 12 de Julho de 2014 às 16:41.
    O que nós precisamos é de gestões eficientes. Mas estas exigem gestores competentes.
    E aqui é que a porca torce o rabo!
    Para os políticos os amigos são mais importantes.
    Diz o amigo que “a gestão ruinosa do Luís Gomes/PSD e daqueles que a ele se encostaram, vai deixar o concelho numa situação de ruína, com dívidas gigantescas.
    Isto não é poesia, isto é a realidade”.
    Concordo inteiramente consigo. Mas o que para mim é mais grave é verificar que os potenciais herdeiros não se mostram preocupados.
    Já agora permita-me que lhe diga que gestão democrática não é sinónimo de gestão eficiente.

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  19. A Câmara-SGU vai pagar um milhão e cem mil euros a uma empresa de segurança,parece-me um valor excessivo.
    Isto foi discutido em sessão de câmara? foi discutido na assembleia municipal? não me parece que isso tenha acontecido.
    É muita falta de transparência por parte de quem controla e decide sobre os elevadíssimos gastos da autarquia.
    Onde irá a SGU buscar receitas, para tanta despesa?

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  20. Alguém me explica porque razão o estacionamento em espaço urbano, deve ser gratuito? Ora ver esta ligação! Cordialmente

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