16 maio 2012

REGULAMENTO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO


Foto tirada hoje ao fim da tarde, na parte pedonal da Rua da Princesa, traseiras da Câmara Municipal.
Está de novo em discussão pública a proposta de Regulamento de Ocupação do Espaço Público no concelho de VRSA, e para quem tiver curiosidade em ler os 107 artigos da proposta a pode consultar em        www.cm-vrsa.pt
Numa leitura sem pretensões salta à vista que se esta proposta for aprovada muita coisa tem de ser alterada no espaço público. Começando pelas esplanadas serão poucas as que hoje no concelho se encontram dentro das regras que a Câmara quer impor e, em particular,as da Avª da República entram em conflito com os artigos 33,36,37 e 38.
Em relação aos painéis e cavaletes com publicidade contra os quais tropeçamos frequentemente nas ruas esperemos que venham a ser disciplinados, por vezes temos de fazer uma gincana para os evitar.
Apesar de artigos referentes à fiscalização e à segurança, por exemplo os nºs 35 e 100, tudo depende da vontade de aplicar o regulamento e de ter os meios para fiscalizar o espaço público.
Pelo que vemos nesta foto, mesmo nas barbas da Câmara, o espaço público destinado aos peões está ocupado por várias viaturas, pelo que se deve concluir que não há fiscais.
A propósito, na Rua Teófilo Braga, entre a Praça Marquês de Pombal e a Escola Hoteleira, com frequência há ciclistas que decidem fazer demonstrações das suas habilidades molestando e assustando as pessoas, quando não as atropelam. Não seria mais sensato de proibir andar de bicicleta naquele espaço?

25 comentários:

  1. Curioso...de quem será a viatura de marca BMW que aparece à direita na imagem?

    ResponderEliminar
  2. Bem dito, por acaso estou a par da situação e digo o mesmo
    em vez de criticar as situações porque não ajudam a resolver, ate na volta os outros carros sao de pessoas conhecidas que veem ao blog a fazer a mesma critica!
    O espaço publico merece ser organizado e os comerciantes merecem ser ensinados,..porque a maior parte passa os 12meses a vender toalhas de praia, será que não repararam que teem falta de um Update!


    Cumps
    Eznit

    ResponderEliminar
  3. Já que me trataste por tu eu usarei o mesmo trato.

    Sabes, não queria ter um desses. Tenho um outro QUE É MEU E PAGO POR MIM. Pelos vistos deves ser um dos mamões da autarquia.

    Conheces o ditado que diz: O EXEMPLO DEVE VIR SEMPRE DE CIMA?

    Esse é mais um dos exemplos dados por este "presidente". Outros são essa mesma viatura ser usada como transporte oficial dos filhos do "presidente" no caminho casa-escola-casa. Outro dos exemplos ( para ti bom com certeza) é a elevada velocidade com que costuma passear-na na A22...

    Mas como tu não deves pagar imposto porque deves ser um parasita, nenhuma das situações te custa.

    Eu pago os impostos de todos os rendimentos que obtenho com o meu trabalho...

    Eu sou consciente, não me custa andar a pé e estaciono em locais legalmente habilitados para o efeito.

    Passa bem

    ResponderEliminar
  4. Qual foi a tua contribuição para o tema em debate? Esse sim foi um comentário do contra!

    Teria sido mais interessante uma contribuição positiva ao tema... há pessoas que quando abrem a boca.... mosca não entra!

    ResponderEliminar
  5. Pois bem iremos por partes para nos entendermos bem,..
    é bem simples trato por tu todas as pessoas porque não é por isso que falto ao respeito a ninguem,...não utilizo a palavra Dr. tal nem eng. tal nem sr.presidente tal,...eu falo direto com as pessoas! Mais, eu trabalho ganho ordenado minimo, desconto e luto por ver a minha terra bem, e não pelo capital nem por um lugar no pelouro, não tenho partido politico para que saiba!
    ------------------------------------------------------------



    Já que estas a ser mal educado comigo, eu não vou ser contigo!
    Achas que criticar uma foto é contribuição positiva eu não acho!
    Se achas que neste blog falam de coisas positiva eu não vi nenhuma!
    e se sabes ler eu coloquei o seguinte:
    "O espaço publico merece ser organizado e os comerciantes merecem ser ensinados,..porque a maior parte passa os 12meses a vender toalhas de praia, será que não repararam que teem falta de um Update!"


    Cumps
    Eznit

    ResponderEliminar
  6. E se parassem com este tipo de comentários? Podem não concordar com o que se diz no blogue ou até acharem que nada se diz de positivo, são opiniões, mas é lamentável que as discussões neste país acabem por ser sempre pessoalizadas no mau sentido.

    ResponderEliminar
  7. A nossa cidade necessita do turismo e dos turistas.
    A ocupação indevida e abusiva é negativo para a imagem de qualidade que se pretende.
    A câmara deve ter uma atitude junto daqueles que abusam de forma a fazer-lhes ver que, o abuso de uns prejudicam todos.
    Especialmente nas zonas de maior movimento devia haver uma intervenção mais cuidada.
    Os dejectos dos cães dão um aspecto de uma cidade sem higiene, deveria actuar-se junto dos donos(as9 dos cães de forma a que eles sintam que, ao não recolherem o cocó do seu cão, estão a agir mal.
    Por fim, deviam ser retirados os carros que têm hábito de estacionar nas zonas pedonais, penso que é fácil identificar os proprietários e falar com eles, caso reincidam a actuação terá que ser diferente.
    Mais grave é a circulação de bicicletas na Av. da República a qualquer hora, deveriam tomar medidas para pôr fim a esse abuso.

    ResponderEliminar
  8. Boas

    Concordo plenamente! a Nossa cidade tem falta é de um posto de turismo que nao temos! Tenho dado varias vezes indicaçoes a ingleses e etc,...de sitios bonitos de vrsa,... Outra situação lamentavel é os donos dos caes que vao passear com o animais e deixam tudo na rua!
    Temos muitos pontos que estam mal principalmente a "educação" das pessoas os maus habitos!


    Eu comento o que me der na gana caro marco! a ditatura ja era!
    Não tolero pessoas que não sabem o que falam,.ou querem ser engraçadinhos!

    cumps
    Eznit

    ResponderEliminar
  9. Venho por este meio solicitar a AMA uma associação ambientalista que se pronuncie sobre a violação sistemática da lei do Ruido nas Ruas D. Pedro V e Humberto Delgado, em Vila real de santo António, que tem provocado danos nas populações e visitantes facto que perdura há vários anos e até hoje ainda ninguém dessa Associação Ambientalista se pronunciou contra este desastre ambiental que perdura na nossa cidade. O governo da Republica tem uma lei do ruído clara e que deve ser utilizada em circunstancias onde os cidadãos são claramente lesados...infelizmente a Ama ao invés de defender aquilo que deveria ser defensável, limita-se a criticar e a perseguir quem trabalha em prol do desenvolvimento local.
    Luís Manuel Camarada Rodrigues

    ResponderEliminar
  10. Vamos lá por pontos:

    - Eu, primeiro comentário deste tema apenas chamei a atenção para o facto de umas das viaturas na foto ser da autarquia e ser utilizada pelo eng. Luis Gomes, presidente da autarquia.
    Eu nunca disse nada de errado - está confirmado que a viatura é a utilizada pelo presidente da autarquia.
    - Eu não ofendi ninguém nesse mesmo comentário. O comentário que se seguiu ao meu não falou em factos concretos mas sim ocupou-se a provocar. E diz um outro ditado português: quem não se sente não é filho de boa gente. (Já te ensinei 2 ditados).

    Eznit, enfiaste o barrete. Nunca me referi a ti na minha resposta... tu saberás o que foi, do que eu disse, que te doeu...

    Há, no entanto, algo que foi aqui dito e que está bastante correcto, é estranho que não haja um posto de turismo na cidade que é uma das portas de Portugal.

    Mas que esperar de uma autarquia que permite que os nossos visitantes que chegam por autocarro sejam recebidos na nojenta estação de autocarros?

    Há uma praça de táxis na avenida da república com capacidade para uns 8 carros. Nunca lá param, simultaneamente mais de 3. Porque não se reduz esse espaço e no espaço que sobra não se cria uma paragem para subida e descida de passageiros para autocarros de turismo?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não sei que estas a falar, a mim não me doi nada caro amigo, sabes porquem, não estou ca por intresses nenhum ao contrario de muitos outros! Eu falo para o geral, mais nada!

      Queres ver carros da PSP da vila estacionados na mesma rua a ir ao cafe rally, tenho fotos, disso e muito mais!

      Se é mal pra 1 é mal pra todos estacionar na zona pedonal!

      Eliminar
  11. A polémica gerada em torno das nossas observações sobre o Regulamento de Ocupação do Espaço Publico é demonstrativa do ambiente em que estamos a viver.
    Anda tudo muito nervoso e a linguagem usada cai rapidamente no palavrão ou no insulto e força-nos a retirar alguns comentários.
    A questão dos ruídos nocturnos é um problema de cultura e civismo, de aplicação das leis por quem de direito. É semelhante a outras situações que vivemos diariamente, de pessoas que às tantas da madrugada têm a TV em altos berros,ou passam com os carros com os rádios na máxima potência, ou deixam os cãezinhos fazer as necessidades à porta dos vizinhos, ou mandam garrafas de plástico ou outros objectos para dentro de canteiros floridos quando a alguns passos existem recipientes públicos para o lixo etc.
    Não podemos substituir a falta de educação que não foi dada em casa ou na escola.
    Em relação ao regulamento foi por nós enviado no devido tempo à Câmara propostas e sugestões, assim como sobre vários planos de pormenor e outras situações no concelho.
    Não nos move outro objectivo de que o concelho seja governado com honestidade e transparência nas questões do ambiente e património,não estamos contra quem trabalha, mas não deixaremos de criticar ou denunciar situações graves ou irregulares quando é preciso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!

      Existe ruas dentro do centro Historico, que estão mesmo em situação de "feira" e que tenho duvidas se em caso de emergencia passria ali alguma ambulancia,...por exemplo: salsinha, martinik, e a lateral do balneario

      Se esquecem que ao lado destes establecimentos existe pessoas tambem com porta aberta e se olharmos numa perpectiva lateral simplesmente aquelas lojas estão tapadas!

      Alguem já ouvio falar do projecto "centro comercial a ceu aberto" feito pela SGU ?

      achei muito intressante, a maneira da organização!

      Cumps
      Eznit

      Eliminar
    2. AmigO Marco gostei do seu comentário, mas não pode generalizar um problema devidamente localizado e existente há vários anos, cujo foco é o facto de um Bar ter uma licença diversa de outros, o que obriga à população bebedoura a deslocar-se para esse local depois de os outros encerrarem.... Não seria de Bom Senso encerrarem todos à mesma hora ?
      Luís camarada

      Eliminar
    3. Confesso que desconhecia tal situação. Não frequento bares, e nunca ninguém me tinha referido tais desacatos. Concordo plenamente que deviam todos encerrar à mesma hora e a horas que não pudessem tornar-se um pesadelo para as pessoas e um abrigo de desordeiros. Mas, voltando ao que anteriormente dissera, temos dois problemas: o primeiro, insisto, é uma questão cultural e cívica; o segundo é uma questão de democracia, não só as autoridades e a autarquia que conhecem a situação tomam as medidas necessárias (estou a confiar na sua informação), quer de prevenção quer de alteração da permissão de encerrar tão tarde. Quando a democracia não tem firmeza para defender a lei está a dar passos para o seu suicídio.
      Tem de reconhecer que estes desacatos não são contra um cidadão normal, são contra um estabelecimento hoteleiro e um industrial da restauração e hotelaria num concelho que depende do turismo, e que mesmo assim não consegue travar tais situações.
      O Jornal do Algarve e a Rádio Guadiana já denunciaram esse problema? Pergunto sem segunda intenção, pois são órgãos mais apropriados para influenciarem positivamente quem de direito.

      Eliminar
  12. A nossa cidade necessita que seja valorizado o espaço das avenida, praça Marquês Pombal e Avenida da República.
    Existe uma excessiva ocupação da via pública por parte de alguns cafés e restaurantes que dificultam a circulação dos peões.
    Se o estacionamento não é permitido em diversas ruas pedonais, deve ser respeitado por todos, começando os autarcas e forças policiais por dar o exemplo.
    Democracia faz-se com exemplos e não faz como eu digo, mas não faças como eu faço.
    Sobre o excesso de ruído noturno, penso que o sr. Luís Camarada será dos que terá menos razão de queixa, mas certamente terá alguma, pois a sua residencial, como construção nova, deve ter bom isolamento acústico e ar-condicionado, enquanto muitos dos moradores residentes nessa zona não têm habitações com essas qualidades.
    Aproxima-se o Verão, altura de caos do trânsito em Vila Real e especialmente em Monte Gordo, é importante que a nossa autarquia tome as medidas adequadas para que as coisas funcionem bem e que quem nos visita tenha vontade de cá voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo gostei do seu comentário, mas só para referir o facto de muitas noites a minha residencial teve de ser evacuada em virtude de o excesso de ruído e malcriadice que existe onde os clientes daquele espaço são brindados com os maiores improperios que existe no extenso dicionário popular da lingua portuguesa. Já fomos vitimas de agressões de vandalismo, atingindo o ponto mais alto um grupo de jovens completamente nus insultavam os clientes da residencial. Este tipo de caos ambiental durante a madrugada põe em causa o bom nome de Vila real de santo antónio cidade que continua à margem da lei....enfim a sua analise peca por pouco eficaz relativamente ao assunto....será que tenho pucas razões de queixa ???

      Eliminar
    2. Boas,.. como já referi antriormente, um bar que fecha as 2horas da manha, a um sabado, é um problema?
      Não me venham com tretas, será que não existe nada por traz disto? Ou talvez será que alguns dos nossos filhos tambem não praticam "andalismo" certamente praticam!

      Se estavam na via publica a causar disturbios, provavelmente teriam chamado a PSP e teria acabado a festa,.. não acredito que tenham evacuado uma residencial, porque numa dessas noites eu estava no bar gloria e assisti a algumas cenas,(onde o proprio dono do bar chamou a policia)

      Em todos os bares a PSP passa a 1h da manha a começa logo a mandar vir com a malta que esta na rua,..por isso e outras situações, nao concordo com o luis camarada!

      cumps
      Eznit

      Eliminar
  13. Não sou vilarealense mas gosto muito desta terra que após a reforma, escolhi para residir.
    Digo que gosto muito desta terra, mas já gostei mais.
    É que a ocupação do espaço público tem sido feita ao sabor das conveniências.
    O resultado é termos hoje uma cidade menos agradável e uma pergunta pode ser formulada: um visitante ficará com vontade de regressar?
    Agora que se discute o REGULAMENTO DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO, constacto neste blogue que os intervenientes estão divididos em dois grupos: os interessados numa codade mais linda e os interessados na maior ocupação possível desse espaço, para benefício do seu negócio.
    Como gosto muito desta cidade, ficarei muito satisfeito se vencer o primeiro grupo.
    Nota: Por solideriedade com os participantes neste blogue que não se identificam, e porque compreendo a razão porque o fazem, também eu não me identifico.

    ResponderEliminar
  14. Ó Senhor luis,voçê não deixa de ter razão,mas sendo dono de metade de Vila real de santo antonio porque é que não compra o GLORIA e têm o problema resolvido?acho uma boa ideia para juntar com o que pensou em comprar DEPOIS DE A CÂMARA ALIENAR EM SONHO, a casa dos folques,a antiga praça do peixe,e o hotel guadiana para lhe meter na sua mão já viu que bom que era??Sendo o gloria um prédio quase sem actividade que vive ás custas da câmara e que ainda por cima os objectos do glória que fazem parte deste e sua história andam perdidos por vários sitios com medo de serem reclamados pela direção por represálias politicas por parte da cãmara que poem em causa dádivas e empregos.Ó AMIGO CAMARADA COMPRE O GLÓRIA!!! FAÇA UMA PROPOSTA!

    ResponderEliminar
  15. O excesso de ruído ocasional que será provocado por alguns clientes do Glória, não serão certamente os problemas mais graves de ocupação indevida dos espaços públicos.
    Alguns restaurantes e cafés ao longo dos últimos anos foram ocupando muito mais espaço do que aquele a que teriam direito, com grande prejuízo para os peões.
    Faz falta animação musical na Praça Marquês Pombal e nalguns cafés/bares, mas tem que haver o bom-senso de não causar dano aos residentes, que têm que levantar-se de manhã para ir para o trabalho e para a escola.
    É normal (infelizmente) que os empresários bem sucedidos como o sr. Luís Camarada, beneficiem de apoios e facilidades por parte da autarquia e dos autarcas, que lhes permite desenvolverem a sua actividade sem as enormes dificuldades que outros sentem no dia a dia. É esta democracia do favor e do compadrio que temos, para que ignorá-la se convivemos com ela dia a dia.

    ResponderEliminar
  16. Quando o próprio presidente da camara estaciona a sua viatura onde não deve nem pode, que moral tem a camara para exigir o que quer que seja aos seus municipes?!

    ResponderEliminar
  17. O SR CAMARADA TÊM RAZÃO OU MELHOR O DONO DE METADE DE VRSA TEM RAZÃO (ZÉ RITA2)POR ISSO COMPRE O GLÓRIA QUE É DE RUA Á RUA PODE FAZER ALI UM ARRANHA CEUS, VARRE COM A CANALHA (BEBADOS E DROGADOS) QUE ALI FAZEM BARULHO POR NÃO ANDAREM VAGUEANDO POR VILA REAL UMA VEZ QUE O SR PRESIDENTE JÁ NÃO AJUDA OS POBRES DA NOSSA TERRA, SÓ FAVORECE CUBANOS E FORASTEIROS E ADQUIRE O EDIFICIO E SEU PATRIMÓNIO, A SEGUIR O HOTEL GUADIANA OU A CASA DOS FOLQUES SÃO O PROXIMO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que nivel que tens, uma pessoa que vá beber um copo é bebado ou drogado?? Sinceramente, este anonimo ainda não descubriu a tecla "Caps Lock"

      Pergunto eu, já fizes te alguma terra pela tua terra, tirando esses comentario de "farm" revoltado?

      Cumps
      Eznit

      Eliminar
  18. Ó SR. Luis camarada, que moral tem o senhor para falar se os seus espaços teem um ocupação (esplanadas)que mete medo!
    Quanto ao ruido que o sr. comenta...creio que diversas vezes ja organizou bastantes festas no seus restaurante e que provavelmente o ruido tambem prejudicou alguma gente. Se o sr fosse o proprietario destes ditos bares, possivelmente dizia que esse barulho era um excelente contributo para o desenvolvimento de VRSA.
    Em albufeira ninguem se queixa e o barulho é o ano inteiro. Falamos no desenvolvimento de vrsa, mas quando existe alguem que o tenta é logo criticado, neste caso os bares. Creio que quando o Sr construio a sua residencial o Bar gloria já la existia.....ou não? Será que o bar gloria tem que vender os famosos pombalinos, para poder estar dentro das normas de funcionamento?
    Eu sei que o ruido perturba alguma gente mas o engraçado é que nunca ouvi um comentario dos principais prejudicados,ou seja, as pessoas que moram ao lado desses bares.

    ResponderEliminar