16 junho 2015

ESTACIONAR É PRECISO, PAGAR NÃO É PRECISO



No dia 19 de Junho de 2014 publicamos uma informação sobre os planos existentes para pagamento do estacionamento em grandes zonas da cidade de VRSA e Monte Gordo. O título da notícia foi "Privatização da Via Pública". O que o Correio da Manhã de ontem, dia 15, publica com algumas imprecisões, vem confirmar tudo o que em 2014 denunciamos. 
Esta punição aos moradores e visitantes, mais uma a juntar às taxas máximas cobradas pela autarquia, deve-se à situação financeira da câmara, endividada como é público. Bem pode o presidente vir tentar convencer que este castigo irá "ajudar o comércio e restauração local". A reacção da Empresa Caravela, uma das maiores empresas locais, é ilustrativa das preocupações existentes no comércio sobre as consequências negativas que o estacionamento pago poderá causar.

9 comentários:

  1. Este anúncio publicado no Jornal do Algarve de 11-06-2015 pelo proprietário dos estabelecimentos Caravela, que segundo dizem é um grande amigo do presidente, presta-se a várias interrogações, como, por exemplo:
    1 – Porquê só a poucos dias do início do pagamento, faz publicar o anúncio.
    2 - Porquê não fazer apelo aos seus colegas comerciantes para, juntos, se manifestarem contra o parqueamento pago.
    3 – Será que a amizade já foi, e estamos agora perante um ajusto de contas?

    ResponderEliminar
  2. o dono da Casa Caravela , não deve um cêntimo ao dono da câmara , já era empresário e patrão em VRSA , em Vilamoura e em Faro ainda o outro fazia mandados ao António murta na Odiana . é necessário repor a verdade .

    ResponderEliminar
  3. Os estacionamentos pagos trarão SÓ duas vantagens:

    1. Porão fim ao estacionamento encima dos passeios
    2. Trará uns tostões mais para o insaciável bandulho do nosso Município

    ResponderEliminar
  4. Sou o autor do comentário de 16 de Junho de 2015 às 16:57.
    Considero o comentário de 16 de Junho de 2015 às 21:30 como uma resposta ao meu. Se não for, peço desculpa ao comentador por me estar a meter onde não sou chamado.
    Considerando que é uma resposta ao meu, oferece-me dizer o seguinte:
    Não sou vila-realense. Sou um cidadão que de vez em quando desce à cidade.
    O muito do pouco conhecimento que tenho, do que nela se vai passando, devo-o a este blogue. O restante resulta de andar por aí, e como diz Sophia de Mello Breyner Andresen num inspiradíssimo poema, Vemos ouvimos e lemos, / Não podemos ignorar.
    Sei, por exemplo, que este blogue nos deu conhecimento, há cerca de um ano, da aprovação pela câmara do parqueamento pago em muitas das ruas da cidade.
    Como também soube pela mesma fonte, que a autarquia tinha recorrido ao PAEL e a um sindicato bancário, contraindo junto destas entidades um empréstimo de cerca de 58 milhões de euros, para pagar as dívidas aos comerciantes.
    Nunca ouvi falar em dívidas dos comerciantes à câmara, pelo que não percebi a referência que faz ao facto do dono da Casa Caravela não dever um cêntimo ao dono da câmara, como não percebi a necessidade de repor a verdade.
    No meu comentário limitei-me a enumerar algumas interrogações relacionadas com o anúncio publicado no JA pelo proprietário dos estabelecimentos Caravela, sobre o parqueamento pago, a principal das quais é a que diz respeito ao facto da sua discordância ser dada a conhecer publicamente, a poucos dias da sua entrada em vigor, e tê-lo feito individualmente. Não vejo onde seja necessário repor a verdade.
    Quanto ao outro que fazia mandados ao António Murta na Ondiana, não sei quem é, não quero saber, e só não tenho raiva a quem sabe, porque não tenho raiva aos comentadores deste excelente blogue!

    ResponderEliminar
  5. "assegurar a criação de novos postos de trabalho". O Sr. Egº Luís Gomes cumpriu um dos objectivos do estacionamento tarifado em VRSA: Arranjou emprego para o irmão Agostinhoe logo para "chefe do serviço em VRSA"

    ResponderEliminar
  6. Quem parte e reparte e fica com a piore parte, ou é parvo ou não percebe da arte!

    ResponderEliminar
  7. Algarve, os contactos com os promotores/investidores nacionais e internacionais, é demasiado poder sem qualquer controle, só tem gente a pedir esmola à volta dele. Onde está a Democracia? a gestão democrática? e a participação dos cidadãos na vida do concelho? Se nem os autarcas eleitos têm direito a voto, quanto mais os outros. O desastre é mais que evidente.

    ResponderEliminar
  8. O arranque dos parquímetros foi adiado!!!

    ResponderEliminar
  9. Fiquei a saber hoje que o estacionamento pago já entrou em vigor.
    O pessoal da terra não tem protestos a fazer?
    Pois eu tenho.
    Sou natural de Vila Real por motivos profissionais vivo noutro ponto do pais mas como nunca abandonei as minhas origens comprei casa na minha terra.
    Agora sou considerado Vilarealense de segunda,pois enquanto os meus conterraneos não pagam estacionamento (e bem)eu quando tiver de me deslocar á minha casa não tenho esse direito.
    Pago todos os impostos nessa terra que me viu nascer tal como os outros.
    Para que serve o meu IMI,pagamento de Agua , Electricidade,Esgotos e todos os outros impostos ?
    Tenho pena que com mais esta medida a minha terra se veja cada vez mais abandonada.
    E eu ? Deverei vender a casa e abandonar tambem?

    ResponderEliminar