08 maio 2018

O FALAR VAI DOS QUEIXOS





A Srª Conceição Cabrita deu no dia 2 de Maio uma entrevista surrealista ao Sul Informação. Repete à exaustação argumentos já desmentidos inúmeras vezes mas insiste na esperança de que martelando as cabeças por cansaço dos outros se transformem em verdades.
Cortar «algumas gorduras», renegociar a dívida à banca e alienar património, caso haja investimento privado envolvido. Estes são os pilares da política financeira que está a ser posta em prática por Conceição Cabrita, eleita em Outubro para o seu primeiro mandato enquanto presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.
Esta introdução à entrevista feita pelo Sul informação diz tudo, é uma síntese perfeita da desgraça anunciada que aí vem.
Cortar gorduras?, quais? só se forem nas contratações bem remuneradas que parecem pagamento de favores. O que se vê é um esqueleto só pele e osso.
Quando andaram 12 anos a engordar a dívida nunca pensaram que teria de ser paga? A irresponsabilidade choca, a insensibilidade face ás consequências previsíveis para a população impressiona.
Alienar património municipal com que direito? Foram séculos em que sucessivas gerações foram acumulando património público para uso e usufruto da população e agora é posto em leilão para pagar dívidas de i uma gestão ruinosa e insensata.
Uma vez nas mãos de privados não terá retorno. Os 12 anos de esbanjamento o que deram? Melhorou VRSA? Vai tudo a eito: água, saneamento, estacionamento, edifícios históricos, áreas de mata, parque de campismo etc. O que fica?
A forma leviana como se refere à dívida assusta, é de 76 milhões mas tem vindo a diminuir. Coisa pequena como se vê. Então queriam ainda aumentar a dívida? A pergunta é com se chegou a ela (e não esquecer que a SGU deve outro tanto). Anualmente do orçamento do estado vem dezenas de milhões para a autarquia, mesmo assim ainda foi necessário a intervenção do PAEL e do FAM com 43,9 milhões de euros para evitar a falência. Há quantos anos a AMA tem vindo a denunciar as contas camarárias através das análises do Moço de Vila Real?
Baixar despesas significa diminuir serviços à população.
Boa piada a da "introspecção", teria sido feita em algum retiro religioso? Vem dizer agora que é diferente do Luís Gomes, fora o físico é diferente em quê? Não apoiou e votou tudo ao lado dele ou estaria distraída. Não confessa que não  "me arrependo do que fiz"?
Continua a afirmar que encontraram uma dívida de 30 milhões da gestão do PS, não provada e desmentida, mas volta à carga.
"Matámos a fome a muita gente", afirma, "substituímo-nos ao Estado". Será que os municípios já não fazem parte do Estado? Só fizeram o seu dever, cuidar da população, é para isso que recebem transferências dos impostos que todos pagamos. Ou será que pagaram tais despesas do seu bolso?
Pasmem, se não fosse este par - Luís Gomes e São Cabrita, VRSA "praticamente ninguém conhecia". É preciso ter lata. Verdade seja dita que VRSA tem sido muito falada ultimamente como exemplo de má gestão autárquica, do cantor ex-presidente e coisas assim.
"O Sul informação vai lançar, nos próximos dias, mais artigos resultantes da entrevista de fundo feita a Conceição Cabrita". Ficamos à espera, por este já se vê o que a casa gasta.
AMA

Sem comentários:

Enviar um comentário