26 março 2013

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS COMPLICADAS



A um movimento que tem por preocupação a defesa e a valorização do ambiente e do património não é indiferente o resultado das próximas eleições autárquicas.

Para além das leis e medidas governamentais que têm incidência sobre o ambiente e o património ( basta recordar os famigerados PIN´s que violam as próprias leis existentes e abrem as portas a crimes ambientais com o pretexto de que vão criar postos de trabalho, desenvolvimento e dinamização económica), ainda temos o poder autárquico que, a experiência comprova, muitas vezes completa a destruição patrimonial e ambiental para favorecer interesses especulativos.

O Algarve está cheio de exemplos de construções aberrantes com volumetria exagerada ocupando zonas que deveriam ser preservadas, só compreensíveis e explicáveis tais monstruosidades na base de favores e corrupção.

As eleições irão ter lugar provavelmente em Outubro, e irão desenrolar-se num quadro político e social ferido pela austeridade, com autarquias falidas que se fossem empresas teriam de fechar as portas, mais a confusão que irá ser gerada por uma série de alterações que, todas ao mesmo tempo, irão complicar o sarrabulho. É o problema da extinção e fusão de freguesias, a criação em marcha de 21 Comunidades Intermunicipais (CIM) e 2 áreas metropolitanas (Lisboa e Porto), isto é recusa-se a regionalização consagrada constitucionalmente (5 regiões) e criam-se 23 com régua e esquadro ao gosto de interesses pouco claros, mais uns tachos para boys desempregados. As SGU´s estão em transformação, umas vão desaparecer outras serão fundidas; estruturas que serviram na maioria dos casos para aumentar uns lugarzinhos administrativos e serem formas de contabilidade "criativa" para esconder dívidas camarárias.

Para ajudar a coisa a UE aprovou uma directiva que obriga as entidades públicas a pagar os compromissos no prazo de 30 dias e excepcionalmente em 60 dias, o que vai ajudar a fechar o cerco ao despesismo. Finalmente temos o caso dos chamados dinossauros, todos aflitos à espera que os tribunais digam se podem ser de novo candidatos na câmara vizinha, coisa que só agora se "lembraram" vários anos após a lei ter sido aprovada na AR. Esta situação é um retrato caricato dos nossos políticos, para eles não é o tempo em função que conta, mas o lugar onde foi exercida a função. O Tribunal Constitucional vai ser obrigado a intervir para clarificar e harmonizar a interpretação da lei face às divergências propositadamente criadas. Tudo isto vai levar tempo e poderá vir a impedir a apresentação de candidaturas em tempo útil. Cheira a esturro.

Cá estaremos para contemplar o xarivari e analisar quais as propostas sobre o património e o ambiente que os candidatos à Câmara de VRSA apresentarão.

 

 

7 comentários:

  1. Vila Real de Santo António, passou de uma autarquia sem dívidas, para uma dívida de mais de 100 milhóes de Euros. Tantas viagens a Lisboa e ao estrangeiro tem feito o Luís Gomes para contactar investidores que iriam trazer centenas de milhões de euros e a única realidade que conhecemos é a gigantesca dívida da câmara.
    Terá esse dinheiro todo gasto em benefício da autarquia e dos munícipes? Tenho dúvidas acerca disso.
    Vai sendo altura de esclarecer-se acerca de eventuais investimentos feitos em Cuba, a do Fidel, e que envolvem directamente o Luís Gomes e outros políticos do Algarve.

    ResponderEliminar
  2. Propostas?

    Quem pode com honestidade apresentar propostas sem saber qual a verdadeira dimensão da gravidade do buraco financeiro da Câmara e da SGU?

    O único candidato que sabe a verdade é o LG mas esse vai continuar a mentir e a empurrar o problema com a barriga para que quem vier a seguir pague a fatura da irresponsabilidade.

    ResponderEliminar
  3. A situação da Câmara de VRSAntónio, é bem pior, além do cofre vazio, existe uma dívida de mais de 100 milhões de euros.

    Parte da oposição(?) (um grupo de militantes do PCP) em vez de exigir responsabilidades à gestão do Luís Gomes - PSD, resolve passar à reforma política, muito estranho tal comportamento, mesmo muito estranho. Só falta o Luís Gomes fazer-lhe um jantar de homenagem.

    ResponderEliminar
  4. NOS ULTIMOS 7 ANOS O PCP FEZ O JOGO DA DIREITA EM VILA REAL DE SANTO ANTONIO E FOI O CAPACHO ONDE O PPD/PSD E O LUIS GOMES LIMPAM OS PES . . .UMA VERGONHA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganado. O PCP também foi enganado pela venda/compra do João Rodrigues pelo PSD, ao longo dos anos houve vários fretes/transferência de um partido para outro. Lembram-se quando o Nuno passou do PSD para o PS, quando o Luis Camarada e o outro passaram do PS para o PSD?? A subida do Luís Gomes e reforço no 2º mandato,não teria sido possível sem a traição do Cigarrinho, o PCP nada teve a ver com isso. nem é capacho de ninguém. Que tal o comportamento da vereadora Jovita e do PS na assembleia municipal?

      Eliminar
  5. É evidente que as figuras reaccionárias existentes em Vila Real Santo António continuam e continuarão a responsabilizar o PCP por todas as anomalias existentes no Concelho, as de ontem, de hoje e as do futuro.Isto faz parte do seu ADN reaccionário.
    Estas mesmas figuras que decerto fazem parte dos 70% que votaram no Luís Gomes e hoje sentem-se culpadas do desastre tentam sacudir a água do capote e em lugar de olharem para si próprios culparem-se pela desgraça causada a toda a população com os seus votos na aldrabice, na mau gestão, no compadrio,nos assaltos (tipo Manta Beach Mundialitos, Carnavais, Anos Novos, Natais, etc,etc,) e na corrupção entre outras causas.
    Estas figuras não esquecem a boa gestão efectuada pelos comunistas e seus aliados durante o tempo que tiverem essa autoridade de o demonstrar.
    Estou convencido que neste momento grande parte da população desejaria o seu regresso e estas figuras o sabem e o receiam por isso tentam manipular que não é o P.S.D. os culpados da má gestão mas sim que os comunistas e seus aliados tentando impedir que estes voltem ao poder e que lhes acabem com a mama.
    Nada me liga ao PCP excepto reconhecer o seu valor e a sua honestidade e também desejar o seu regresso

    ResponderEliminar
  6. Sempre votei no PCP.
    Não sei se nas próximas eleições autáquicas o farei.
    Como o comentedor anterior também eu reconheço a honestidade deste partido.
    Mas não esqueço que foi este partido que ao aliar-se ao PPD, contribuiu para que o Luis Gomes tenha a força que tem hoje.
    E gostemos ou não desta criatura e eu detesto-a, a verdade é que ele tem sabido aproveitar-se muito bem da apatia dos partidos da oposição, manipulando à vontade o eleitorado.
    Felizmente o trabalho que devia ser feito pelos partidos da oposição, está a ser feito por um grupo de cidadãos, que corajosamente vêm denunciando junto das entidades competentes, as ilegalidades cometidas pela equipa do Luis Gomes.
    Sabemos que estas entidades não são tão céleres quanto gostaríamos, mas não tenho dúvidas que mais tarde ou mais cedo o Luis Gomes virá a ser julgado e condenado.

    ResponderEliminar