10 abril 2013

BALANÇOS E NOTAS SOLTAS


O Regulamento do Plano Director Municipal de VRSAntónio, diz "Não são permitidos corpos balançados sobre a via pública à execepção das varandas com 0,40 metros de balanço com guarda constituída por gradeamento ou outros elementos não opacos. A violação do PDM, constitui crime, estando previsto sanções, (que podem ir até prisão) para os: promotores, projectistas, técnicos e autarcas.
Então a crise deixou a Câmara tão pobre que nem metros para medir os balanços tem?


Em relação ao acto eleitoral já só faltam seis meses, os candidatos das diversas forças estão a ser anunciados a conta-gotas. Alguns são surpresa pela negativa, vê-se que não têm pedalada para a função, são só para marcar presença e confirmam falta de quadros partidários ou pobreza de meios humanos nos militantes desses concelhos.
Também consta que tem havido muitas negas, o que não é de admirar com as novas leis já aprovadas e as em aprovação, limitando a acção e os meios financeiros das autarquias.
Continua a embrulhada em relação aos que já fizeram três ou mais mandatos com, como se esperava, diferentes decisões sobre as providências cautelares e recursos apresentados em tribunal. O Fernando Seara viu nova nega e agora recorreu para o Tribunal Cível de Lisboa, mas o de Tavira considerou que José Estevens que não se pode recandidatar em Castro Marim pode ser candidato em Tavira. Temos aqui mais um exemplo, à semelhança do que aconteceu com o orçamento e o Tribunal Constitucional, de a “classe” política não assumir as suas responsabilidades e depois deixar para os tribunais as decisões e, caso não sejam as que desejavam, toca a acusar a justiça disto e daquilo que afinal é o resultado da sua incompetência e laxismo.
Agora parece que só depois das eleições é que irão proceder à fusão de freguesias, o que promete uma boa salganhada. Não se percebe, fazem eleições em que as populações votam novos órgãos e depois fundem as freguesias como?,  e os eleitos que foram mandatados pelo voto qual irá ser o seu destino?
Temos uma Lei das Finanças Locais (LFL) que nunca foi cumprida e Cavaco Silva foi o primeiro a não a respeitar, e está ameaçada de novos estrangulamentos financeiros. As autarquias deixarão de receber o IMT, Imposto Municipal sobre transmissões onerosas de Imóveis. A LFL perde verbas de 23,5% para 18% e as freguesias receberão menos 20%.
A reabilitação urbana que foi desprezada no país, com graves consequências na degradação de património, desertificação dos centros históricos das cidades e morte de comércio e serviços nessas zonas, está a ser agora apresentada como a panaceia para resolver o problema da construção civil duramente atingida pela austeridade  cega, surda e muda deste desgoverno.
Durante anos andou-se a alertar de que tínhamos a taxa de reabilitação urbana mais baixa da UE,  que era irresponsável andar a construir novo pois já existiam mais casas do que famílias ao mesmo tempo que se degradavam zonas importantes das cidades e vilas. Mais vale tarde do que nunca, esperemos que haja verbas que permitam recuperar essa zonas e reabilitar os edifícios, renovando a vida, melhorando a beleza das nossas terras com reflexos também na segurança e desenvolvimento de comércio.
Por último a Direcção-Geral da Administração Interna publicou um estudo que revela que 27% dos eleitos são mulheres; os Grupos de Cidadãos Eleitores representam 7,2% dos eleitos e que os eleitos em listas partidárias são só 0,2%. Dá que pensar, constata-se que os partidos querem os “independentes” para angariar votos mas desconfiam deles e não os querem eleitos, e que fora dos partidos é complicado participar na vida local.





5 comentários:

  1. A NOVA COMISSÃO POLITICA DO PSD DE VRSA:


    Comissão Politica de Secção

    Presidente:
    Pedro Tiago Finote Pires

    Vice-Presidente:
    Carlos Manuel Almeida Lança

    Tesoureiro:
    Vitor Fernandes Rosa

    Vogal:
    Lara Sofia Vairinhos Rosa
    José Manuel Vaz
    Paulo César dos santos Sousa
    Manuel Conceição António
    Bárbara Narciso
    João Faustino Carlota Ribeiro
    José João Rodrigues Granado
    José R Leitão Guerreiro

    Secretário:
    Alexandra Livramento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surpreende-me não ver o nome do João Rodrigues "Cigarrinho", grande aquisição do Luís Gomes/PSD, que teve um papel determinante no 1º mandato quando o PSD e o PS tinham 3 vereadores cada e a CDU pensava que tinha 1. A castração da CDU com a transferência do Cigarrinho para o PSD, causou-lhe estragos tais, que levaram aquela formação política que teve desde 1974 um papel importante na gestão da autarquia, e hoje está quase inactiva. Alguns camaradas continuam a confraternizar com um individuo sem princípios, desonesto e sem qualquer moral.

      Eliminar
    2. Ha 8 anos que o PCP desapareceu em VRSA ou se quisermos dizer melhor fez uma cu-ligação com o Luisinho. Em 2005 o PCP ainda conseguiu 1 vereador em 7 mas em 2009 o PCP passou mesmo a zero vereadores ficando com a mesma expressão que o CDS em VRSA ambos os dois partidos sem qualquer expressão nos 7 vereadores do executivo camarário mas poderíamos apenas crucificar o João Cigarrinho (um sobrevivente que ninguém sabe como passou de empregado de mesa a herdeiro do Emidio Pinheiro e dono do Hotel Alcazar) mas o problema é muito mais profundo porque caso contrário o cigarrinho tinha sido expulso ao pontapé para fora do seu partido , mas pelo contrário descobrimos que o Carlos Luis Figueira da Distrital do PCP do Algarve arranjou tacho na Câmara e que o oportunista do José Cruz faz o jogo politico da direita e evidentemente que aqui ha vítimas inocentes e ha pessoas bem intencionadas que foram usadas e falseadas que é o caso do Angelo Barão que deu tudo o que podia pelo seu partido. Mas o que é facto é que em VRSA existe uma vergonhosa coligação PCP/PSD e todos deveremos pensar bem o que fazer com o voto (o útil e o inútil) para mesmo indirectamente não estarmos a promover o luisinho

      Eliminar
  2. Gostaria de saber se a câmara está com a corda ao pescoço em$$$ como é possivel pagar parte das redas de casa a alguns cidadãos...Então não sairia mais barato e melhor os apartamentos que nunca entregou, que pagar 200€ a um e 300€ a outro? de onde vêm tanto dinheiro? até quando durará esta história de amor de compra e venda?como é possivel algum candidato da oposiçao concorrer com concorrencia desleal?

    Um amigo da mata...

    ResponderEliminar
  3. A onde chegou o PSD de vila real que teve que ir buscar um presidente a olhão.A terra está realmente sem pessoas capazes.

    ResponderEliminar