11 abril 2013

UM PRÉMIO MERECIDO A UM LUTADOR E PIONEIRO AMBIENTAL


O Arqitecto Ribeiro Telles recebeu agora o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, da Federação Internacional dos Arquitectos Paisagistas (IFLA), uma espécie de prémio Nobel da arquitectura ecológica e de ordenamento do território.
Na foto um aspecto do Jardim da Fundação Gulbenkian, jardim da sua autoria.
É um prémio merecido para quem se tem batido há dezenas de anos em defesa do meio ambiente e do ordenamento ecológico do nosso território.
Recordamos que Ribeiro Telles foi de longe o melhor ministro ambiental que tivemos, fundou em 1983 a Reserva Ecológica Nacional (REN), a Reserva Agrícola Nacional (RAN). Bateu-se contra a transformação das florestas nacionais em eucaliptais para fins industriais. Chamou a atenção para os perigos da monocultura florestal com a consequente degradação dos solos, combateu a desertificação humana e o erro que era afastar as populações da terra e da agricultura, tem batalhado pelas hortas urbanos e os corredores verdes nas cidades.
Denunciou a ocupação abusiva e especulativa dos solos em benefício dos patos bravos, da ocupação dos leitos das ribeiras com construções que tantas cheias tem provocado assim como vítimas humanas.
Foi e ainda é um pioneiro neste campo da arquitectura paisagística. Esta distinção chega no momento em que este governo, neste sector como em todos os outros, tem em revisão a REN e a RAN com o objectivo de as destruir e alargar as negociatas especulativas. Oxalá que este prémio internacional ajude a travar tais desgraças.
Este assunto é um daqueles que tem de merecer a nossa maior atenção nas próximas eleições autárquicas, saber o que pretendem fazer os candidatos e os partidos com a rica natureza que herdamos no Concelho de Vila Real de Santo António, já basta de atentados, temos de preservar e melhorar a nossa diversidade ambiental e não a ceder em troca de fictícias promessas de emprego e falso desenvolvimento.

2 comentários:

  1. O ultimo atentado é o crime que estes abutres da C.M. de VRSA estão a fazer à Praça Marques de Pombal em nome das eleições autárquicas, será que estes monstros um dia não irão a tribunal ?.Onde anda o nosso arquitecto vereador Carlos Barros, só sabe fazer versos? (de merda)

    ResponderEliminar
  2. Vila Real de Santo António é dona de um imenso património ambiental, que merece deve ser defendido, preservado e melhorado, devido também ao seu grande interesse do ponto de vista económico.
    O turismo do betão já deu o que tinha a dar.
    É altura de embelezar o nosso concelho, cuidando de todas as zonas verdes existentes.
    Parece-me que deve ser o sector em que a Câmara necessita de pessoal é o da jardinagem, se necessário, façam aproveitamento de pessoal que esteja sedentário noutras secções.

    ResponderEliminar