09 setembro 2011

Onde estão os relógios?

No concelho de Via Real de Santo António não se tem valorizado frequentemente elementos que fizeram parte da nossa história local, e lamentavelmente muita coisa se tem perdido ou deixado destruir.
Apesar do Arquivo Histórico e da Biblioteca Municipal terem recuperado elementos importantes da nossa memória histórica continua a fazer falta, no nosso entender, um Núcleo Museológico que recolha, organize e valorize o espólio concelhio, e que conte às novas gerações o que foi o concelho e a sua evolução. Não nos parece que nos próximos tempos tal venha a ser possível, não vemos a nível autárquico sensibilidade para se investir nesse sentido, as prioridades manifestamente são outras.
Deveria existir uma comissão que se encarregasse da recolha de fotos, de ouvir, enquanto ainda for possível, histórias sobre VRSA, as quadras populares que se cantavam nas rodas, as lutas sindicais travadas etc., enfim, as coisas que marcam uma comunidade e a diferenciam das outras.
Isto vem a propósito de verificarmos o desaparecimento dos relógios que estiveram na torre do edifício da Câmara abatido, e que o novo edifício serve de armazém à mesma torre onde os relógios estiveram ao serviço da população, um desde1912/13 até 1978 e outro desde esse ano até à morte do anterior edifício.
A pergunta que fazemos é onde estão guardados os relógios e qual o destino que lhes está reservado, ou se também foram abatidos para todo o sempre?

7 comentários:

  1. Falando em relógio e daquilo que eles dão que são as horas e o tempo que vai passando, acho que já são horas de dar conhecimento às entidades competentes dos actos ilícitos praticados pelos autarcas da Câmara de Vila Real de Santo António, que utilizam o que é de todos nós em seu proveito e do seu grupo de amigos.
    Há pouco dizia um jornalista, não tenho nada contra os ricos, mas é imoral e ilegal que além de não pagarem impostos venham apoderar-se(roubar) o que a todos nós pertence.
    Vila Real de Santo António é um concelho sem relógio, sem orientação e com o futuro comprometido pelo colossal buraco que o Sr. Luís Gomes está criar.
    Num Estado de Direito têm que ser assacadas responsabilidades aos responsáveis pela eventual falência da Autarquia.

    ResponderEliminar
  2. Talvez seja devido à falta do relógio que o executivo do PSD perdeu o controle das contas da Câmara.
    Diz-se que a dívida da Câmara/Empresa Municipal ultrapassa os 110 milhões de euros, o o SR. Presidente alegre e contente sempre que pode junta uma centena de pessoas e lá vai uma almoçarada à nossa conta para a promoção pessoal do senhor Luís Gomes.
    Quanto tempo vai demorar mais este regabofe?
    Será necessário vir a Troika por ordem nesta casa?
    O Alberto João já veio pedir batatinhas ao governo, o mesmo irá acontecer com algumas câmaras do Algarve.
    E as horas vão passando...

    ResponderEliminar
  3. Nem tudo o que aqui é escrito merece a minha concordância.Mas é um facto que uma Associação que funciona sem subsídios camarários nem está preocupada em ser convidada para almoços e beberetes, tem vindo a mostrar um sentido crítico de cidadania que se fosse seguido por outros com responsabilidades, teríamos concerteza um concelho bem melhor para os que cá vivem e para os que nos visita.
    Continuem.....

    ResponderEliminar
  4. Se o tema são as horas, parece ter chegado a hora do decano dos deputados municipais ter chegado ao tacho dos remunerados da Câmara.
    Quem deve 100 milhões, não é por mais uma avença de uns milhares de euros por mês que o barco afundará.
    O SR. Presidente da Câmara Eng. Luís Gomes apreciador da TRADIÇÃO, não poderia deixar de gastar mais umas dezenas de milhares de euros na festa de Monte-Gordo e assim vamos cantando e rindo a caminho do colossal buraco das constas da Câmara.
    E como não podia deixar de ser la vai mais uma viagem a caminho de Cuba e nós a pagar, quando é que a judiciária vai investigar estas viagens regulares a Cuba.

    ResponderEliminar
  5. Pelos visto a ida do decano deputado para acessor do executivo camarario foi para por as contas em ordem, mas pelos vistos o sr. ditador presidente não lhe faz caso nenhum porque como se vê o dinheiro continua a ser gasto sem o minimo de criterio de prioridades do concelho.

    ResponderEliminar
  6. Acho muito bem que os responsáveis do blogue eliminem certo tipo de comentários que abordem questões de índole particular.
    Mas gostaria que me explicassem que conversa é essa do decano dos deputados municipais.

    ResponderEliminar
  7. O decano dos deputadps municipais, é o deputado mais antigo, que no caso da Assembleia Municipal de Vila Real de santo António parece-me que seja o Sr. António Cabrita, se ele não é o decano peço desculpa, mas que foi o Sr. antónio Cabrita que foi convidado para trabalhar na Câmara acho que não há dúvidas.
    Penso que esse assunto será esclarecido na próxima Assembleia Municipal.

    ResponderEliminar