05 outubro 2011

FARTAR VILANAGEM! Actualizada

À boleia da troika estamos a assistir a todo um programa para deixar a rapaziada sem preocupações, varrendo tudo o que possa impedir o "eu quero, posso e mando".
Com a desculpa da "gordura" do Estado limpam-se todos os serviços que tinham por fim fiscalizar a corrupção. Nem a troika se atreveu a ir tão longe. Claro, na boca do governo é para racionalizar meios e melhor fiscalizar.
Não se pode interpretar de outra forma as medidas que estão a ser tomadas, olhemos com olhos de ver.
1- a Inspecção-Geral das Obras Públicas (IGOPT), vai ser extinta. Os 22 inspectores ficaram espantados com a decisão de acabar com um serviço que fiscalizava as empresas públicas de transportes e comunicações, bem como as concessões de serviço público.
A IGOPT faz parte do Conselho de Prevenção da Corrupção. Quem vai agora fiscalizar?
2- com a fusão dos ministérios da Agricultura e Ambiente os 180 guardas e vigilantes da natureza do ICNB, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, nada sabem do seu futuro nem se continuam ou não, muito menos como vai ficar a área da fiscalização.
O Ambiente foi sempre das áreas afectadas por dificuldades orçamentais, e os 180 não chegam para as encomendas quando seriam necessários pelo menos 400 vigilantes.
3- a Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL), vai desaparecer e fundir-se com a Inspecção-Geral das Finanças.
Quem vai fazer agora a inspecção às autarquias? Chamam a isto a Reforma da Administração Local. Nada se sabe ainda se será ou não criado um organismo de combate à corrupção autárquica.
Com a redução de vereadores e todos da mesma cor, sem fiscalização adequada vai ser lindo. Para o investigador Luís de Sousa isto vai dar em " 308 possíveis Madeiras". A IGF não tem uma "cultura de combate à corrupção", segundo LS. Para o Juiz desembargador Orlando Nascimento, demitido agora pelo Ministro Relvas, "a corrupção ganhou".
A IGAL tinha 31 inspectores para 308 câmaras e mais de 4.000 freguesias. Mesmo um quadro tão pequeno de pessoal era uma chatice para os "jardins".
Em todo o seu esplendor temos nas palavras de Maria José Morgado "o insustentável peso da corrupção".
Ainda estava quente esta mensagem quando reparo que o Governo extinguiu a comissão que cobrava as multas passadas pela ASAE. Este ano a agora assassinada comissão já cobrou mais de 5 milhões de euros. Com o seu homicídio e desconhecendo-se se vai ou não ser substituída por qualquer outra coisa, ficam mais de cinco mil processos para tratar e que, certamente, irão prescrever.
Tanta falta de dinheiro e acaba-se com os organismos que dão receitas ao Estado?
O Governo até parece o nosso presidente, quer vender o parque de campismo que é das poucas coisas que lhe dá dinheiro, uns 5oo mil euros anuais.

8 comentários:

  1. Os mais atentos e conscientes alertaram para os perigos desta governação. Lembram-se quando o Passos Coelho disse que não pediria aprovar o PEC V porque era gravoso para a população e não fazia sentido tantos sacrificios. Neste momento em que PEC estamos? e quantos PECs mais vão vir ainda.
    Falando do nosso concelho, o Luís Gomes faltou a mais uma assembleia municipal e a mais uma sessão de Câmara porque estava mais uma vez em CUBA.
    Até quando vai continuar esta pouca vergonha, Vila Real de Santo António não é a Madeira, as oposições têm o dever de informar a população das medidas que tomaram para pôr fim a esta escandalosa situação. Será a que a grave situação do concelho não exige a presença do Presidente da Câmara no lugar para o qual foi eleito?
    Acho que são viagens a mais, deveria ser solicitado um relatório das viagens, a duração das mesmas, o custo e o motivo.
    Também deveria ser esclarecido a quem têm sido pagos as centanas de milhares de euros que têm ido para CUBA. A oposição tem acesso a ver esses documentos? porque não informam a população?
    De início eram os tratamentos aos olhos e tudo parecia correto e depois o que tem sucedido? se são questões sociais deveria ser com o vereador(a) do pelouro.
    Enquanto não for tudo esclarecido as dúvidas e suspeitas vão-se avolumando.

    ResponderEliminar
  2. Tomei conhecimento de que o Sr. Corvo, que desempenhou funções destacadas no PSD Vilarealense e na autarquia foi dispensado/posto a andar das funções que desempenhava na Câmara e não me parece que foi por medida de contenção orçamental.
    Não sou do PSD nem amigo do Sr. Corvo, mas sei que sempre foi um grande activista e apoiante do Luís Gomes. No final da última campanha eleitoral, durante a campanha teve um grave acidente que o deve ter afectado para o desempenho das sua funções politicas e provavelmente também para o desempenho das suas actividades profissionais.
    Como compensação não levou uma medalha de cortiça mas um pontapé no cú.
    Os homens quando mais precisam de apoio não devem ser chutados de qualquer maneira.
    SE ESTOU ENGANADO PEÇO DESCULPAS.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto Vila Real de Santo António se afunda na crise com o aumento do desemprego e encerramento de empresas, para o executivo municipal A FESTA CONTINUA, cada vez que apresentam um projecto são mais umas centenas de empregos e mais milhões investidos que ninguém vê.Não há dinheiro para a Câmara pagar aos fornecedores, mas há dinheiro para pagar às centenas de milhares de euros aos projectistas amigos do Presidente da Câmara o Sr. eng. Luís Gomes.
    Consta que recentemente um projectista local também foi bafejado pela sorte com um projecto de dezenas de milhares de euros.
    As oposições têm que fazer alguma coisa perante a situação dramática que vive a maioria da população e o Luís Gomes passeia-se de BMW.
    Mais um evento para a televisão e para o Luís Gomes exibir o bronze cubano.

    ResponderEliminar
  4. Em Portugal, nenhum eleito será preso por má gestão ou por indicios de corrupção . Temos a justiça e os juizes que temos, e as leis ambiguas e indecifráveis que os politicos fizeram , de modo a nunca ser responsabilizados . A nivel local o PSD fez e faz como entende, e a Oposição não fiscaliza , concluindo-se daqui que valem o mesmo , que é ZERO ! Uns governam-se e os outros esperam para depois se governarem . Foi e é com gente desta que chegámos a um país falido ... No Brasil um metalurgico ( Lula da Silva ) mudou a realidade daquele país, em Portugal é o que se vê ...

    ResponderEliminar
  5. Luís Gomes em mandato e meio (6 anos) duplicou o nº de funcionários da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
    Em mandato e meio aumentos a dívida da Câmara em mais de cem milhões de euros. Como dizem os governantes do PSD criou "UMA DÍVIDA COLOSSAL".
    Gastaram-se milhões em festas e festarolas e não se pagou aos fornecedores e a quem fez trabalhos para a Câmara.
    A dívida da Câmara confere o direito a que os autarcas sejam exonerados das suas funções e responsabilizados por gestão danosa.

    ResponderEliminar
  6. O que motivará as idas frequentes do Luís Gomes, presidente da Câmara de vrsantonio a CUBA, não é no alentejo, é a ilha do Fidel Castro.
    Inicialmente a desculpa foi levar pessoas a tratar dos olhos, há mais de um ano que ninguém vai a CUBA tratar dos olhos, mas o Luís Gomes continua a ir lá com regularidade.
    Não acredito que os autarcas da oposição, não achem anormal estes factos. Então porque motivo estão calados?

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que a IGAL só agora vai ser desaparecer. Mas enquanto existiu pouco (ou nada fez). Relativamente a VRSA, e particularmente relativamente ao seu Presidente e Vereadores foram-lhe comunicadas múltiplas irregularidades e ilegalidades e tanto quanto me é dado saber nada fez, não obstante estar perante factos irrefutáveis. Foi precisa a intervenção directa do DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) para se iniciar a actual investigação que se espera leve finalmente à prisão de quem tem cometido ilegalidades e crimes consecutivos.

    ResponderEliminar
  8. É fácil ouvir falar as pessoas de Vila Real de santo António, dizendo que as ilegalidades da autarquia são mais do que muitas, tanto a nível de admissão de pessoal, como de gastos efectuados, de subsidios atribuidos, de licenciamentos ilegais etc... E que não merece a pena falar ou participar porque estão todos feitos uns com os outros, os que estão nas cadeiras do poder e os que estão na oposição.
    Com a crise que se vive e a indignação a alastrar talvez seja chegada a altura de virem pedir-se contas a quem de forma abusiva e danosa tem levado o nosso concelho à penúria.

    ResponderEliminar