07 novembro 2011

ARTIGO DO PROF. ROSA MENDES


Este artigo do Prof. Rosa Mendes publicado no Postal, dia 4 de Novembro, é oportuno e certeiro.
Certeiro porque explica e exemplifica as causas da destruição do Algarve, e oportuno porque sai ma altura em que o novo poder político se prepara para alterações profundas nas leis sobre o Poder Local, como se mudando as leis mudasse a mentalidade das personagens, que são as mesmas, pelo que nada se vai alterar, mas a isso voltaremos em breve.
Clicar sobre o artigo para aumentar o tamanho



10 comentários:

  1. Isto é adivinhar o que já aconteceu , é de la Palisse . Este senhor Rosa Mendes foi o mandatário do Luís Gomes em 2001 para as autárquicas, foi Comissário de Faro Capital da Cultura, entre outras coisas e sempre esteve muito próximo do poder, portanto o artigo é muito certeiro mas vem tarde , muito tarde. Este senhor devia ter avisado muito antes de modo a evitar que se fizessem as asneiras nos últimos anos em VRSA e no Algarve. Já chegavam as anteriores . Este artigo é o que se chama na minha terra " sopas depois de jantar " .

    ResponderEliminar
  2. Mais vale tarde do que nunca, mas em relação ao Rosa Mendes já tinha ouvido uma intervenção dele há bastante tempo ainda mais contundente do que esta.

    ResponderEliminar
  3. Seria bom que o Luís Gomes lesse este artigo e que falasse com o Dr. Rosa Mendes pois já é um veterano da política e está numa posição que lhe permite um olhar crítico sobre o que tem sido a chamada política autárquica no que se refre ao urbanismo.
    Só os burros é que não mudam de opinião e os autarcas comprometidos com os pratos bravos.

    ResponderEliminar
  4. Bem dito sr. Doutor assim é que se escreve e deveria tambem escrever ou dar umas aulas ao presidente da camara onde reside para que este não seja tão leninista nos atos e nos pensamentos que em muito influenciam a democracia no concelho.O caso mais flagrante é na assebleia munucipal a onde os membros da bacada PSD são marionetes do lider da bancada que por um seguidismo sem explicação já que é um reformado com uma reforma consideravel da banca toma posiçoes autoritarias que é de lamentar num estado democratico.Viva á livre opinião e este artigo do sr.doutor veio demonstar que ainda existe grandes democratas na nosso terra e que não estão comprometidos com ninguem e mais uma vez digo é trite ver um politico como o lider parlamentar do PSD chegar tão baixo para proteger o seu........

    ResponderEliminar
  5. e alguem consegue explicar essa dita reforma , é que quando o PPD/PSD (não pede) exige ! sacrificios aos portugueses alguem sabe como é que um cavalheiro que tinha na altura 40 e poucos anos de idade e certamente uns 18 anos de descontos ou qualquer coisa parecida , como é que consegue uma reforma proxima de 500 contos (€2.500,00)

    ResponderEliminar
  6. O Dr. Rosa Mendes conhecido e destacado militante do PSD é um cidadão insuspeito quando fala no desvairio, poucas vergonhas e ilegalidades dos
    e alguns autarcas algarvios, onde se incluem os de Viça real de santo antónio.
    Tem sido a Associação ambientalista que tem tentado travar algumas graves irregularidades de tentativas por parte dos atuais autarcas do PSD em quererem apoderar-se de grandes áreas de terrenos que parecem ser propriedade do Estado para venderem ao desbarato aos amigos investidores.
    Como os partidos da oposição não assumem o seu estatuto na sua plenitude, penso que competirá à Associação dar o passo seguinte na guerra contra a betonização e as ilegalidades ou seja passar à fase de REQUERER A ANULAÇÃO DOS PLANOS DE PORMENOR QUE VIOLEM A LEI E RESPONSABILIZAR OS AUTARCAS PELAS VIOLAÇÕES QUE SE VERIFIQUEM.

    ResponderEliminar
  7. Se os partidos da oposição nada fazem em defesa do concelho, é bom que haja um grupo de pessoas que se mostram dispostos a fazer algo em defesa do concelho.
    Os que começaram a ser julgados hoje em Aveiro, pensavam que nunca lhe iria acontecer nada.
    Ouvi dizer que o Armando Vara, o da caixa de robalos e bolos de pandeló, também faz parte do grupo de investidores do regime na zona de Monte Gordo e que até já sinalizaram a compra dos terrenos do parque de campismo.É capaz de ser verdade pois já vedaram o terreno ao lado do último hotel da empresa que tem como gerente/sócio o sr. Orlando.
    Qual será o primeiro plano de pormenor que vão requerer a nulidade, o da zona poente de monte gordo ou o do cemitério? nâo se esqueçam de responsabilizar os autarcas/da assembleia que os aprovaram.

    ResponderEliminar
  8. Sendo a preocupação central da Associação Ambientalista a defesa da Mata e do Ambiente, venho por este meio dar-vos uma sugestão:
    Segundo o documento denúncia que foi enviado por vós para diversas entidades, refre um decreto lei de 1957, por curiosidade fui ver o referido decreto e verifiquei que além da cedência do terreno para o parque de campismo, também houve uma cedência, (e não uma venda) para a zona industrial, zona onde está a gráfica, a fábrica da pedra, a oficina do Nené e outros. Se foi cedido e não vendido e como o decreto-lei fala em reversão caso queiram dar-lhe um destino diferente, o Plano de Pormenor que a câmara apresentou e que envonve aqueles terrenos não pode ser viabilizado, assim como as vendas verificadas devem ser anuladas por quem tem competência para tal.
    Também a cedência/venda que a câmara terá feito aos donos do hotel Alcazar não tem valor juridico, visto a câmara não ser a legítima proprietária dos terrenos do parque de campismo.
    Força homens e mulheres da Associação Ambientalista AMA.

    ResponderEliminar
  9. É com INDIGNAÇÃO que constato a veracidade da análise feita pelo Dr. Rosa Mendes um dos políticos veteranos do PSD do Algarve, sobre a politica de destruição dos locais emplemáticos do Algarve, sendo Monte Gordo um dos locais que mais vandalizado foi pela voracidade e gula dos investidores sicilianos que nos rodeiam.
    É com INDIGNAÇÃO que vejo um rapaz de origens modesta que a politica tranformou num homem vaidoso e sem principios demoscraticos a levar o concelho de Vila Real de Santo António para uma situação de penúria.
    É com INDIGNAÇÃO que vejo um concelho em que a maioria da população passa por dificuldades e o Luís Gomes leva uma vida inadequada para o cargo que ocupa, tanto no que se refere à utilização de bens públicos como na forma como ocupa o tempo a tratar de assuntos particulares em vez de trabalhar como presidente da câmara. Se não percebem perguntem que eu explico melhor.
    Um INDIGNADO.

    ResponderEliminar
  10. Penso que seria boa ideia o Prof. Rosa Mendes vir fazer uma visita aos autarcas da câmara de vila real de santo antónio e antes de irem almoçar levar os responsáveis pelo urbanismo dar uma volta pelo concelho, com preferência por Monte Gordo para explicar a estes aprendizes de autarcas o que não se deve continuar a fazer.

    ResponderEliminar