02 novembro 2011

NOTÍCIAS DESTE PAÍS

Coisas positivas: cerca de 1.800 pessoas plantaram árvores em Porto de Mós, no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, designadamente carvalhos, sobreiros e também pinheiros.
Esta florestação irá contribuir para recuperar ecossistemas florestais.
Comentário: em algumas zonas do país plantam árvores, noutras que se afirmam de turismo abatem as árvores na ganância do betão. Em 1880 Baudelaire, o conhecido poeta francês, escreveu sobre Lisboa : é uma cidade à beira da água, dizem que está edificada em mármore e que o povo tem um ódio tal à vegetação que arranca todas as árvores.
Quando hoje vemos o que se passa com o ambiente é caso para pensar que os descendentes destes lisboetas, que odiavam as árvores, emigraram todos para o Algarve.
Outra noticia interessante: a Câmara de Torres Vedras comprou um carro em segunda mão, de 2004, para substituir a viatura do Presidente da autarquia que foi vendida em leilão.
Disse o presidente que se sentia "envergonhado se fosse andar num carro novo nesta altura".
Era bom que gestos destes fossem contagiosos.
Agora as más: o tal documento verde do Governo que trata da reforma do Poder Local não tem uma palavra sobre o combate à corrupção que, como é sabido, é um dos males que mais afectam o dito.
Segundo especialistas na matéria uma das coisas a fazer, para atacar a corrupção nas autarquias, era taxar as mais-valias urbanísticas e acabar com as isenções de IMI dos fundos imobiliários fechados, assim como o Estado deveria reter mais-valias da conversão de um terreno agrícola em terreno urbanizável. Para estes conhecedores do mundo subterrâneo autárquico o Ministério Público devia criar uma divisão para investigar o que se passou no imobiliário nos últimos 20 anos, em que câmaras e empresas municipais foram "as aves de rapina do solo português"

2 comentários:

  1. A câmara não paga aos fornecedores e dentro em breve vai deixar de pagar aos bancos, mas continua a admitir pessoal apesar de cada vez haver menos trabalho para fazer na câmara.
    Além da crise do país temos o desastre que se avizinha na Câmara de vila real de santo antónio e o presidente faz de disco jokei e psseia-se num BMW de 100.000 euros pago por nós, depois de ter espatifado outro BMw de 80.000 euros. Será isto um politico responsável e solidário, não passa de um jovem ambicioso e vaidoso que vem buscar à politica aquilo que nunca teve.

    ResponderEliminar
  2. Também sou funcionário público, por motivos óbvios não irei identificar-me.
    Será verdade o que consta na denúncia feita pela AMA às entidades competentes acerca da titularidade dos terrenos do Parque de Campismo de Monte Gordo?
    Os terrenos que a Câmara pretendia urbanizar e agora quer vender à pressa não são propriedade da Câmara Municipal, mas sim propriedade do Estado que os cedeu para a construção do Parque de Campismo.
    Que o Sr. Vice-presidente Carlos Barros funcionário público foi ao Porto com mais algumas testemunhas fazer o registo desses terrenos fazendo afirmações que sabia não serem verdadeiras.
    Para onde vai o concelho de Vila Real de Santo António com pessoas destas a agirem fora do quadro legal envolvidos em negociatas que levam o concelho cada vez mais para o fundo.
    Espero que as entidades responsáveis comece a ter mão pesada para quem utiliza os cargos públicos para obter vantagens para si e para mais alguns.

    ResponderEliminar