12 setembro 2011

SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE

A Semana Europeia da Mobilidade vai decorrer entre 16 e 22 de Setembro. Dia 22 será o Dia Europeu Sem Carros.
Em Portugal associaram-se 55 autarquias, menos que nos anos anteriores, nos quais a situação económica era melhor e a gasolina mais barata, o que é estranho. Pelo visto alguns municípios cansaram-se de andar a pé e de bicicleta.
No Algarve este ano as câmaras participantes são Faro, Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António.
Aos nossos habituais leitores recomendo que consultem o site da CMVRSA, em www.cm-vrsa.pt, depois Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, e terão acesso ao programa da CM para esse acontecimento. Terão surpresas.
Para dia 22, o dia sem carros, talvez explique a razão de reduzirem os lugares de estacionamento na Avª da República, é para forçar a mobilidade.
Este evento, como agora se diz, já tem dez anos, e tem como objectivo sensibilizar as pessoas para andarem mais a pé, de bicicleta, utilizar outros meios alternativos de transporte e motivar os poderes públicos para encontrarem soluções nas cidades que contribuam para reduzir o número de viaturas, a poluição e os gastos em combustível.
A mobilidade também tem a ver com os obstáculos que os deficientes encontram para se movimentarem e o melhoramento de pavimentos para quem se desloca a pé, com regras justas para a ocupação de espaços públicos etc.
Esperemos que se faça ouvir a voz da cidadania sobre este assunto.

5 comentários:

  1. Acho que é altura do Luís Gomes e restante equipa passarem a andar a pé e de bicicleta, acabem com tanta viagem de avião e preocupem-se em resolver os problemas do concelho.
    Custa a acreditar que em menos de 6 anos já tenhamos que pagar o terceiro BMW para um presidente da câmara que passa muito pouco tempo no concelho.

    ResponderEliminar
  2. Falando em mobilidade chegou a hora do Sr Luís Gomes, Presidente da Câmara despachar o seu adjunto o Sr. Corvo, mais um tacho dourado que chega ao fim, vamos lá ver quem é o senhor que se segue.
    O senhor Corvo deixou de ser útil e lá vai ele com um pontapé no cu, peço desculpa se o senhor foi enviado para tarefas mais nobres.

    ResponderEliminar
  3. De facto é uma clara contradição celebrar o Semana Europeia da Mobilidade em Vila Real de Santo António, quando se autoriza a colocação de estrados de madeira no passeio da Avenida da República , limitando o espaço para os peões . Quando se fecha os olhos ao alpendre do Migalhas 2, em monte Gordo, que ocupa totalmente o passeio , não deixando espaço para os munícipes circularem a não ser pela estrada . Ou ainda quando se é conivente com a abusiva utilização do espaço, por parte principalmente dos cafés na Avenida Teófilo Braga , rua 5 de Outubro e nas ruas adjacentes . Pura hipocrisia ...

    ResponderEliminar
  4. Não vejo problema em esplanadas na vía publica..basta andar uns quantos metros e mesmo em pleno verão, a seguir a capitania. sempre houve lugares para estacionar..agora se querem deixar o carro a porta do banco, loja, restaurante etc...ah isso sim, terão de andar mais uns metros..ate faz bem á saúde

    ResponderEliminar
  5. Sr Anómimo de 18-09, 17,54 horas.O seu comentário penso, ser dirigido ao Sr.Pres.da Câmara Luis Gomes ao Sr.João Cigarrinho Vereador entre outras figuras importantes(?) da nossa autarquia.
    Estas figuras fazem da rua da Princesa seu parque de estacionamento privado para estacionam os carros de luxo que nós pagamos e que eles usam na maior parte do tempo em seu beneficio privado. Onde anda POLÍCIA que não multam estes transgressores?(multas a pagar da seu ordenado ou dos beneficios $$$$$$ que recebem dos seus amigos a quem entregam ilegalmente o património dos vilarealenses)

    ResponderEliminar