24 março 2014

SERÁ ANDAÇO ?




Em primeiro lugar esclarecer de que nada temos contra a construção do parque de estacionamento. Vai facilitar a vida a muitas pessoas e contribuirá para ajudar o comércio da zona.
Temos como cidadãos o dever de chamar a atenção para um problema que, de forma frequente, está perante os nossos olhos.
Onde está o Aviso ou Edital ou seja lá o que for, e que é obrigatório, da obra em curso? Consta que o espaço é privado, de um espanhol, que terá sido alugado?. É uma empresa que vai explorar o parque e está a fazer as obras, e a pagar os trabalhos? É a Câmara que está a fazer a obra e depois entrega o espaço a privados para exploração? Foi a obra aprovada? Quem é o técnico responsável?
Mais à frente, na Rua Teófilo Braga (avenida), um prédio em construção tem o Aviso que se vê na foto, o qual nada diz!! Mistério. Não têm os cidadãos o direito de saber o que se passa. É demais, não pode ser, a Câmara em lugar de dar o exemplo coloca-se ela própria, constantemente, fora da legalidade. Será incompetência?, será intencional?, será já vício ? Será andaço ou andasso?

Depois de colocada esta nossa observação alguém nos fez chegar a informação que juntamos, mas que não nos esclarece sobre quem vai explorar o estacionamento e quem paga as obras etc.


A VRSA SGU vai dar início, na próxima semana, à requalificação dos terrenos do ‘antigo hospital’, atualmente utilizados como área de estacionamento.
A intervenção terá a duração de um mês e contempla a melhoria do pavimento e o confinamento de terras e de escorrimentos de águas pluviais ao recinto, requalificando aquela área urbana.
O parque disporá de acessos automatizados e terá capacidade para 65 automóveis, contribuindo para o aumento das acessibilidades ao Centro Histórico de VRSA e às zonas comerciais da cidade.
Na sequência desta intervenção, a circulação na Avenida Ministro Duarte Pacheco será cortada ao trânsito na próxima 5ª feira, dia 13 de março, entre as 9h00 e as 18h00

6 comentários:

  1. Quem é o dono do terreno?
    Quem requereu o licenciamento desta Obra "o parque de estacionamento"
    Quem projectou este empreendimento?
    Quem foi o técnico camarário que apreciou o projecto?
    Quem aprovou e licenciou a obra?
    Em que data foi licenciada a obra?
    Quem paga a obra?
    Tem que haver resposta a estas questões, não pode continuara a política do quero, posso e mando, em desrespeito da Lei.
    Para que servem os vereadores e deputados municipais da oposição?

    ResponderEliminar
  2. Sempre ouvi dizer que o terreno do hospital velho é de um espanhol, que o comprou para construir edifícios, como os que já estão construídos, no resto do quarteirão.
    A crise pode ter adiado o projecto imobiliário de construir por agora, blocos de apartamentos.
    A construção do parque de estacionamento parece-me ILEGAL, independentemente da necessidade e utilidade do mesmo.
    Caso seja mesmo ilegal, os responsáveis pela decisão e construção do parque de estacionamento, violaram a LEI, estarão essas pessoas acima da LEI? Penso que não.

    ResponderEliminar
  3. No mínimo parece-me que andam por aqui pessoas a querer saber o que nem questionar sabem....!!!
    Os anónimos que aqui se escondem a questionar já se deslocaram aos organismos públicos para se inteirarem das condições de licenciamento, exploração, etc???
    Meus Srs.: Já analisaram e "pesaram" os aspectos positivos v.s. negativos que este trabalho/investimento tem quer para o concelho quer para os comerciantes quer para os simples visitantes que somente aqui se deslocam a passear???
    Pensem antes de dizer baboseiras!!!!

    ResponderEliminar
  4. É esta a informação que os organismos públicos dão aos cidadãos? ou o sr. anónimo tem mais na manga? se tem e parece ter por favor informe senão a população irá continuar a duvidar do sr. e dos mesmo organismos

    SGU CRIA NOVA ÁREA DE ESTACIONAMENTO NO CENTRO DA CIDADE Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
    A VRSA SGU vai dar início, na próxima semana, à requalificação dos terrenos do ‘antigo hospital’, atualmente utilizados como área de estacionamento.

    A intervenção terá a duração de um mês e contempla a melhoria do pavimento e o confinamento de terras e de escorrimentos de águas pluviais ao recinto, requalificando aquela área urbana.

    O parque disporá de acessos automatizados e terá capacidade para 65 automóveis, contribuindo para o aumento das acessibilidades ao Centro Histórico de VRSA e às zonas comerciais da cidade.

    Na sequência desta intervenção, a circulação na Avenida Ministro Duarte Pacheco será cortada ao trânsito na próxima 5ª feira, dia 13 de março, entre as 9h00 e as 18h00.

    icon Mapa corte de trânsito dia 13 março



    Vila Real de Santo António, 7 março de 2014

    ResponderEliminar
  5. Continua a não ser visível qualquer placa na obra do estacionamento nos terrenos do antigo hospital.
    Parece-me que a Lei obriga a que seja feito projecto e que as entidades competentes aprovem e emitam a respectiva licença de construção.
    A assembleia municipal não tem nada a dizer sobre isto?
    Será que a assembleia municipal só existe para aprovar os documentos que lhe são enviados pelo Luís Gomes?
    A digníssima bancada dos deputados do PSD, terá a mínima ideia do que são as suas competências? estão ali só para fazer o que o Luís Gomes manda e a o governo do Passos Coelho e do Paulo Portas?
    Parece-me que não têm a mínima ideia de que devem analisar, discutir e deliberar relativamente a assuntos de interesse do concelho.
    Não sabem que devem exercer uma acção fiscalizadora sobre o executivo municipal?
    Infelizmente não sabem mesmo, só sabem levantar o braço, quando lhes mandam.
    São uma tristeza.

    ResponderEliminar
  6. Com todo o respeito pelo autor do comentário de 2 de Abril de 2014 às 20:37, lembro-o de que Luís XIV dizia: O Estado sou eu!
    O actual presidente desta Câmara limita-se a seguir o exemplo de Luís XIV, e na minha opinião ainda bem, pois como anarca que sou, considero as leis um atraso de vida.
    Se não vivêssemos num Estado de Direito, não assistiríamos ao degradante espetáculo das prescrições, o que é impossível acontecer num Estado anarca.
    Como prevejo que o presidente não tenha tempo ou curiosidade de consultar os diversos blogues que por aí existem, atrevo-me a solicitar aos seus amigos que consultem este blogue, que o lembrem que existem nesta autarquia, munícipes que estão convencidos que vivemos mesmo num Estado de Direito!
    E com relação a estes convencidos todo o cuidado é pouco!
    Termino reafirmando que como anarca assumido, apoio todas as decisões que não respeitem as leis dum Estado de Direito, mesmo, e é o caso, quando tomadas por pessoas de que não gosto.



    ResponderEliminar