27 agosto 2011

REPOR A PRAÇA MARQUÊS DE POMBAL COMO ERA ORIGINALMENTE

Esta fotografia histórica da Praça Marquês de Pombal data de 1849. O chão era empedrado e a casa ao lado da Igreja ainda era pombalina. Hoje a praça está coxa, a casa actual foi alterada e perdeu-se a harmonia pombalina da praça.
As casas da frente ribeirinha também foram sofrendo alterações ao longo dos anos, não só foi construído o Hotel Guadiana em estilo totalmente diferente como janelas e outros elementos foram sendo adulterados.
Tais atentados urbanísticos só foram possíveis e consentidos por falta de cultura e consciência do tesouro herdado, por estupidez e desleixo também.
Temos de saudar alguns esforços já feitos na recuperação do património pombalino, como o Torreão Sul e na própria Praça Marquês de Pombal. Mas é pouco ao fim de tantos anos de democracia.
Agora que se vai realizar em breve o congresso das cidades do iluminismo era tempo de ser anunciado que se iria repor em toda a Praça a arquitectura original, era uma boa notícia, positiva e que contribuía para valorizar turisticamente o património histórico do concelho, ao contrário de tantas outras que vão sendo divulgadas quase diariamente e que se caracterizam por constituírem ameaças ao património ambiental concelhio.

3 comentários:

  1. Concordo com o exposto.
    De facto não basta divulgar VRSA como cidade pombalina.
    Duvido é que os actuais responsáveis pelo Concelho sejam sensíveis ás sugestões apresentadas.
    E esta minha dúvida reside no facto de termos como Vice Presidente da Câmara um arquitecto, autor da proposta que autoriza as esplanadas constituídas por estruturas em madeira (estrados), ocupando o espaço destinado a parqueamento, na avenida principal da cidade (Av. da República), em plena zona pombalina.
    Nota: Faço referência à profissão do Sr. Vice Presidente, por considerar deverem ser os arquitectos os grandes defensores do património.

    ResponderEliminar
  2. Foi lançado um concurso para transformar as instalações que a Câmara Municipal tem na Praça Marquês de Pombal num Hotel de Charme (de luxo), não percebo como é possível compatibilizar esse projecto com o arraial que se instala na Praça marquês Pombal ao longo do verão.
    Se os autarcas que sugam o dinheiro dos contribuintes por ali andassem de noite em vez de andarem no bem bom à nossa conta veriam isso.

    ResponderEliminar
  3. Acho que a nossa bela praça Marquês Pombal tem um ocupação excessiva ao longo do verão, deveria ter uma gestão mais cuidada, as esplanadas invadem quase todo o espaço público.

    ResponderEliminar