27 setembro 2017

SETEMBRO ELEITORAL 27

A câmara PSD/Luís Gomes/São, numa das suas entrevistas "em que falar vai dos queixos", prometia Luís Gomes a maior transparência. Os factos são conhecidos, a opacidade é o lema, e para se conseguir obter uma informação a AMA teve de recorrer várias vezes à CADA.


A realidade é bem diferente, irresponsabilidade, opacidade, balda, regabofe.



Transparência on-line: conheça os resultados das Câmaras algarvias
by Ricardo Claro on 10-Dezembro-2015

Vila do Bispo, liderada por Adelino Soares, é a autarquia mais transparente a nível nacional de entre as Câmaras algarvias no que respeita à informação disponibilizada on-line
Vila do Bispo é o município melhor colocado no Algarve ao nível do ranking nacional do Índice de Transparência Municipal 2015, uma ferramenta de medição estatística desenvolvida por uma associação cívica nacional.
A autarquia liderada por Adelino Soares obtém a melhor classificação a nível regional e integra os 10 melhores do ranking nacional.
O Índice de Transparência Municipal é uma análise à democratização do poder local e à transparência da actividade desenvolvida pelas autarquias locais (Câmaras) realizada pela Transparência e Integridade Associação Cívica, através da análise da informação disponibilizada pelas edilidades nos seus portais on-line.
Para a criação do índice a associação recorre à análise de um conjunto de parâmetros, 76 indicadores agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo.
Assim se apura o acesso dado pelos municípios à informação e serviços através da internet e a qualidade da informação veiculada aos munícipes.
As posições das Câmaras algarvias face ao país
Entre os 308 municípios portugueses as Câmaras algarvias colocam apenas uma Câmara nos 10 primeiros do ranking, Vila do Bispo, e outra nos 20 primeiros, Aljezur.
Nos primeiros cinquenta lugares da classificação nacional o Algarve apenas coloca mais uma autarquia, a de Portimão.
Entre os primeiros 154 municípios (metade da tabela) o Algarve inclui apenas seis municípios, por ordem de posições: Vila do Bispo (10º), Aljezur (20º), Portimão (31º), Loulé (34º), Lagoa (58º), Olhão (87º) e Albufeira (141º).

Para a segunda metade da tabela estão relegados as restantes Câmaras, com o pior lugar a ser obtido por Monchique, liderada por Rui André e dentro das piores 20 a nível nacional, (294º); seguida de Castro Marim (280º); Lagos (277º); São Brás de Alportel (222º); Silves (204º); Vila Real de Santo António (188º); Tavira (169º); Alcoutim (165º) e Faro (155º).
Ranking regional no Índice de Transparência Fiscal:
Albufeira: 141
Alcoutim: 165
Aljezur: 20
Castro Marim: 280
Faro: 155
Lagoa: 58
Lagos: 277
Loulé: 34
Monchique: 294
Olhão: 87
Portimão: 31
São Brás de Alportel: 222
Silves: 204
Tavira: 169
Vila do Bispo: 10
Vila Real de Santo António: 188

Sem comentários:

Enviar um comentário